quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Manifesto ANTI

BASTA PUM BASTA!

UMA GERAÇÃO, QUE CONSENTE DEIXAR-SE REPRESENTAR POR UM MPS É UMA GERAÇÃO QUE NUNCA O FOI! É UM COIO D'INDIGENTES, D'INDIGNOS E DE CEGOS! É UMA RÊSMA DE CHARLATÃES E DE VENDIDOS, E SÓ PODE PARIR ABAIXO DE ZERO!

ABAIXO A GERAÇÃO!

MORRA O MPS, MORRA! Mão.jpg (2277 bytes)PIM!

UMA GERAÇÃO COM UM MPS A CAVALO É UM BURRO IMPOTENTE!

UMA GERAÇÃO COM UM MPS À PROA É UMA CANÔA UNI SECO!

O MPS É UM CIGANO!

O MPS É MEIO CIGANO!

O MPS SABERÁ GRAMMÁTICA, SABERÁ SYNTAXE, SABERÁ MEDICINA, SABERÁ FAZER CEIAS P'RA CARDEAIS SABERÁ TUDO MENOS ESCREVER QUE É A ÚNICA COISA QUE ELLLE FAZ!

O MPS PESCA TANTO DE POESIA QUE ATÉ FAZ SONETOS COM LIGAS DE DUQUEZAS!

O MPS É UM HABILIDOSO!

O MPS VESTE-SE MAL!

O MPS USA CEROULAS DE MALHA!

O MPS ESPECÚLA E INÓCULA OS CONCUBINOS!

O MPS É MPS!

O MPS É JÚLIO!

MORRA O MPS, MORRA! Mão.jpg (2277 bytes)PIM!

O MPS FEZ UMA SORÔR MARIANNA QUE TANTO O PODIA SER COMO A SORÔR IGNEZ OU A IGNEZ DE CASTRO, OU A LEONOR TELLES, OU O MESTRE D'AVIZ, OU A DONA CONSTANÇA, OU A NAU CATHRINETA, OU A MARIA RAPAZ!

E O MPS TEVE CLÁQUE! E O MPS TEVE PALMAS! E O MPS ÈS E MUITO!!!AGRADECEU!

O MPS É UM CIGANÃO!

NÃO É PRECISO IR P'RÓ ROCIO P'RA SE SER UM PANTOMINEIRO, BASTA SER-SE PANTOMINEIRO!

NÃO É PRECISO DISFARÇAR-SE P'RA SE SER SALTEADOR, BASTA ESCREVER COMO MPS! BASTA NÃO TER ESCRÚPULOS NEM MORAES, NEM ARTÍSTICOS, NEM HUMANOS! BASTA ANDAR CO'AS MODAS, CO'AS POLÍTICAS E CO'AS OPINIÕES! BASTA USAR O TAL SORRISINHO, BASTA SER MUITO DELICADO E USAR CÔCO E OLHOS MEIGOS! BASTA SER JUDAS! BASTA SER MPS!

MORRA O MPS, MORRA!Mão.jpg (2277 bytes) PIM!

O MPS NASCEU PARA PROVAR QUE, NEM TODOS OS QUE ESCREVEM SABEM ESCREVER!

O MPS É UM AUTOMATO QUE DEITA PR'A FÓRA O QUE A GENTE JÁ SABE QUE VAE SAHIR... MAS É PRECISO DEITAR DINHEIRO!

O MPS É UM SONETO D'ELLE-PRÓPRIO!

O MPS EM GÉNIO NUNCA CHEGA A PÓLVORA SECCA E EM TALENTO É PIM-PAM-PUM!

O MPS NÚ É HORROROSO!

O MPS CHEIRA MAL DA BOCA!

MORRA O MPS, MORRA! Mão.jpg (2277 bytes)PIM!

O MPS É O ESCARNEO DA CONSCIÊNCIA!

SE O MPS É PORTUGUEZ EU QUERO SER HESPANHOL!

O MPS É A VERGONHA DA INTELLECTUALIDADE PORTUGUEZA! O MPS É A META DA DECADÊNCIA MENTAL!

E AINDA HÁ QUEM NÃO CÓRE QUANDO DIZ ADMIRAR O MPS!

E AINDA HÁ QUEM LHE ESTENDA A MÃO!

E QUEM LHE LAVE A ROUPA!

E QUEM TENHA DÓ DO MPS!

E AINDA HÁ QUEM DUVIDE DE QUE O MPS NÃO VALE NADA, E QUE NÃO SABE NADA, E QUE NEM É INTELLIGENTE NEM DECENTE, NEM ZERO!

VOCÊS NÃO SABEM QUEM É A SOROR MARIANNA DO MPS? EU VOU-LHES CONTAR:

A PRINCÍPIO, POR CARTAZES, ENTREVISTAS E OUTRAS PREPARAÇÕES COM AS QUAES NADA TEMOS QUE VÊR, PENSEI TRATAR-SE DE SORÔR MARIANNA ALCOFORADO A PSEUDO AUCTORA D'AQUELLAS CARTAS FRANCEZAS QUE DOIS ILLUSTRES SENHORES D'ESTA TERRA NÃO DESCANÇARAM ENQUANTO NÃO ESTRAGARAM P'RA PORTUGUEZ, QUANDO SUBIU O PANNO TAMBÉM NÃO FUI CAPAZ DE DISTINGUIR PORQUE ERA NOITE MUITO ESCURA E SÓ DEPOIS DE MEIO ACTO É QUE DESCOBRI QUE ERA DE MADRUGADA PORQUE O BISPO DE BEJA DISSE QUE TINHA ESTADO À ESPERA DO NASCER DO SOL!

A MARIANNA VEM DESCENDO UMA ESCADA ESTREITÍSSIMA MAS NÃO VEM SÓ. TRAZ TAMBÉM O CHAMILLY QUE EU NÃO CHEGUEI A VER, OUVINDO APENAS UMA VOZ MUITO CONHECIDA AQUI NA BRAZILEIRA DO CHIADO. POUCO DEPOIS O BISPO DE BEJA É QUE ME DISSE QUE ELLE TRAZIA CALÇÕES VERMELHOS. A MARIANNA E O CHAMILLY ESTÃO SÒZINHOS EM SCENA, E ÀS ESCURAS DANDO A ENTENDER PERFEITAMENTE QUE FIZERAM INDECÊNCIAS NO QUARTO. DEPOIS O CHAMILLY, COMPLETAMENTE SATISFEITO DESPEDE-SE E SALTA P'LA JANELLA COM GRANDE MAGUA DA FREIRA LACRIMOSA. E ANDA HOJE OS TURISTES TEEM OCCASIÃO DE OBSERVAR AS GRADES ARROMBADAS DA JANELLA DO QUINTO ANDAR DO CONVENTO DA CONCEIÇÃO DE BEJA NA RUA DO TOURO, POR ONDE SE DIZ QUE FUGIU O CÉLEBRE CAPITÃO DE CAVALOS EM PARIS E DENTISTA EM LISBOA.

A MARIANNA QUE É HISTÉRICA COMEÇA DE CHORAR DESATINADAMENTE NOS BRAÇOS DA SUA CONFDENTE E EXCELLENTE PAU DE CABELEIRA SORÔR IGNEZ.

VEEM DESCENDO P'LA DITA ESTREITÍSSIMA ESCALA (sic), VARIAS MARIANNAS TODAS EGUAES E DE CANDEIAS ACESAS, MENOS UMA QUE USA ÓCULOS E BENGALLA E AINDA (sic) TODA CURVADA P'RÁ FRENTE O QUE QUER DIZER QUE É ABBADESSA.

E SERIA ATÉ UMA EXCELENTE PERSONIFICAÇÃO DAS BRUXAS DE GOYA SE QUANDO FALLASSE NÃO TIVESSE AQUELLA VOZ TÃO FRESCA E MAVIOSA DA TIA FELICIDADE DA VIZINHA DO LADO, E REPARANDO NOS DOIS VULTOS INTERROGA ESPAÇADAMENTE COM CADÊNCIA, AUSTERIDADE E IMMENSA FALTA DE CORDA...

QUEM ESTÁ AHI?... E DE CANDEIAS APAGADAS?

- FOI O VENTO, DIZEM AS POBRES INNOCENTES VARADAS DE TERROR... E A ABADESSA QUE SÓ É VELHA NOS ÓCULOS, NA BENGALA E EM ANDAR CURVADA P'RÁ FRENTE MANDA TOCAR A SINETA QUE É UM DÓ D'ALMA O OUVI-LA ASSIM TÃO DEBILITADA, VÃO TODAS P'RÓ CÔRO, MAS EIS QUE, DE REPENTE BATEM NO PORTÃO E SEM SE ANNUNCIAR NEM LIMPAR-SE DA POEIRA, SOBE A ESCADA E ENTRA P'LO SALÃO UM BISPO DE BEJA QUE QUANDO ERA NOVO FEZ BRÉGEIRICES CO'A MENINA DO CHOCOLATE.

AGORA COMPLETAMENTE EMENDADO REVELA À ABBADESSA QUE SABE POR CARTAS QUE HÁ HOMENS QUE VÃO ÀS MULHERES DO CONVENTO E QUE AINDA HÁ POUCO VIRA UM DE CAVALLOS A SALTAR P'LA JANELLA. A ABADESSA DIZ QUE EFFECTIVAMENTE JÁ HÁ TEMPOS QUE VINHA DANDO P'LA FALTA DE GALLINHAS E TÃO INNOCENTINHA, COITADA, QUE N'AQUELLES OITENTA ANNOS AINDA NÃO TEVE TEMPO P'RA DESCOBRIR A RAZÃO DA HUMANIDADE ESTAR DIVIDIDA EM HOMENS E MULHERES.

DEPOIS DE SÉRIOS EMBARAÇOS DO BISPO É QUE ELLA DEU COM O ATREVIMENTO E MANDOU CHAMAR AS DUAS FREIRAS DE HÁ POUCO CO'AS CANDEIAS APAGADAS. N'ESTA ALTURA ESTA PEÇA POLICIAL TOMA UM PEDAÇO D'INTERESSE PORQUE O BISPO ORA PARECE UM POLÍCIA DE INVESTIGAÇÃO DISFARÇADO EM BISPO, ORA UM BISPO COM A FALTA DE DELICADEZA DE UM POLÍCIA D'INVESTIGAÇÃO, E TÃO PERSPICAZ QUE DESCOBRE EM MENOS DE MEIO MINUTO O QUE O PÚBLICO JÁ ESTÁ FARTO DE SABER - QUE A MARIANNA DORMIU CO'O NOEL. O PEOR É QUE A MARIANNA FOI À SERRA CO'AS INDISCREÇÕES DO BISPO E DESATA A BERRAR, A BERRAR COMO QUEM SE ESTAVA MARIMBANDO P'RA TUDO AQUILLO. ESTEVE MESMO MUITO PERTO DE

SE ESTRElAR COM UM PAR DE MURROS NA CORÔA DO BISPO NO QUE (SE) MOSTROU DE UM ATREVIMENTO, DE UMA INSOLÊNCIA E DE UMA DECISÃO REFILONA QUE EXCEDEU TODAS AS EXPECTATIVAS.

OUVE-SE UMA CORNETA A TOCAR UMA MARCHA DE CLARINS E MARIANNA SENTINDO NAS PATAS DOS CAVALLOS TODA A ALMA DO SEU PREFERIDO FOI QUAL PARDALITO ENGAIOLADO A CORRER ATÉ ÀS GRADES DA JANELLA A GRITAR DESALMADAMENTE P'LO SEU NOEL. GRITA, ASSOBIA E REDOPIA E PIA E RASGA-SE E MAGÓA-SE E CAE DE COSTAS COM UM ACCIDENTE, DO QUE JÁ PREVIAMENTE TINHA AVISADO O PÚBLICO E O PANNO TAMBÉM CAE E O ESPECTADOR TAMBÉM CAE DA PACIÊNCIA ABAIXO E DESATA N'UMA DESTAS PATEADAS TÃO ENORMES E TÃO MONUMENTAES QUE TODOS OS JORNAES DE LISBOA NO DIA SEGUINTE FORAM UNÂNIMES N'AQUELLE ÊXITO TEATRAL DO DANTAS.

A ÚNICA CONSOLAÇÃO QUE OS ESPECTADORES DECENTES TIVERAM FOI A CERTEZA DE QUE AQUILLO NÃO ERA A SORÔR ALCOFORADO MAS SIM UMA MERDARIANNA ALDANTASCUFURADO QUE TINHA CHELIQUES E EXAGEROS SEXUAES.

CONTINUE O SENHOR MPS A ESCREVER ASSIM QUE HÁ-DE GANHAR MUITO CO'O ALCUFURADO E HÁ-DE VER, QUE AINDA APANHA UMA ESTÁTUA DE PRATA POR UM OURIVES DO PORTO, E UMA EXPOSIÇÃO DAS MAQUETES P'RÓ SEU MONUMENTO ERECTO POR SUBSCRIÇAO NACIONAL DO SÉCULO A FAVOR DOS FERIDOS DA GUERRA, E A PRAÇA DE CAMÕES MUDADA EM PRAÇA DO MPS E COM FESTAS DA CIDADE P'LOS ANNIVERSÁRIOS, E SABONETES EM CONTA «MPS» E PASTAS MPS P'RÓS DENTES, E GRAXA MPS P'RÁS BOTAS, E NIVEINA MPS, E COMPRIMIDOS MPS E AUTOCLISMOS

MPS E MPS, MPS, MPS, MPS... E LIMONADAS MPS- MAGNESIA.

E FIQUE SABENDO O MPS QUE SE UM DIA HOUVER JUSTIÇA EM PORTUGAL TODO O MUNDO SABERÁ QUE O AUTOR DOS LUZÍADAS É O MPS QUE N'UM RASGO MEMORÁVEL DE MODÉSTIA SÓ CONSENTIU A GLÓRIA DO SEU PSEUDÓNIMO CAMÕES.

E FIQUE SABENDO O MPS QUE SE TODOS FÔSSEM COMO EU, HAVERIA TAES MUNIÇÕES DE MANGUITOS QUE LEVARIAM DOIS SÉCULOS A GASTAR.

MAS JUYGAES QUE N'ISTO SE RESUME A LITTERATURA PORTUGUEZA? NÃÓ! MIL VEZES NÃO!

TEMOS, ALÉM D'ISTO O CHIANCA QUE JÁ FEZ RIMAS P'RA ALUBARROTA QUE DEIXOU DE SER A DERROTA DOS CASTELHANOS P'RA SER A DERROTA DO CHIANCA.

E AS PINOQUICES DE VASCO MENDONÇA ALVES PASSADAS NO TEMPO DA AVÔSINHA! E AS INFELICIDADES DE RAMADA CURTO! E O TALENTO INSÓLITO DE URBANO RODRIGUES! E AS GAITADAS DO BRUN! E AS TRADUCÇÕES SÓ P'RA HOMEM (D) O ILLUSTRÍSSIMO EXCELENTÍSSIMO SENHOR MELLO BARRETO! E O FREI MATTA NUNES MÔXO! E A IGNEZ SYPHILITICA DO FAUSTINO! E AS IMBECILIDADES DO SOUSA COSTA! E MAIS PEDANTICES DO DANTAS! E ALBERTO SOUSA, O DANTAS DO DESENHO! E OS JORNALISTAS DO SECULO E DA CAPITAL E DO NOTICIAS E DO PAIZ E DO DIA E DA NAÇÃO E DA REPUBUCA E DA LUCTA E DE TODOS, TODOS OS JORNAES! E OS ACTORES DE TODOS OS THEATROS! E TODOS OS PINTORES DAS BELLAS ARTES E TODOS OS ARTISTAS DE PORTUGAL QUE EU NÃO GOSTO. E OS DA AGUIA DO PORTO E OS PALERMAS DE COIMBRA! E A ESTUPIDEZ DO OLDEMIRO CESAR E O DOUTOR JOSÉ DE FIGUEIREDO AMANTE DO MUSEU E AH OH OS SOUSA PINTO HU HI E OS BURROS DE CACILHAS E OS MENÚS DO ALFREDO GUISADO! E (O) RACHITICO ALBINO FORJAZ SAMPAIO, CRITICO DA LUCTA A QUEM O FIALHO COM IMMENSA PIADA INTRUJOU DE QUE TINHA TALENTO! E TODOS OS QUE SÃO POLITICOS E ARTISTAS! E AS EXPOSIÇÕES ANNUAES DAS BELLAS ARTE(S)! E TODAS AS MAQUETAS DO MARQUEZ DE POMBAL! E AS DE CAMÕES EM PARIS! E OS VAZ, OS ESTRELLA, OS LACERDA, OS LUCENA, OS ROSA, OS COSTA, OS ALMEIDA, OS CAMACHO, OS CUNHA, OS CARNEIRO, OS BARROS, OS SILVA, OS GOMES, OS VELHOS, OS IDIOTAS, OS ARRANJISTAS, OS IMPOTENTES, OS SCELERADOS, OS VENDIDOS, OS IMBECIS, OS PÁRIAS, OS ASCETAS, OS LOPES, OS PEIXOTOS, OS MOTTA, OS GODINHO, OS TEIXEIRA, OS DIABO QUE OS LEVE, OS CONSTANTINO, OS GRAVE, OS MANTUA, OS BAHIA, OS MENDONÇA, OS BRAZÃO, OS MATTOS, OS ALVES, OS ALBUQUERQUE, OS SOUSAS E TODOS OS DANTAS QUE HOUVER POR AHI!!!!!!

E AS CONVICÇÕES URGENTES DO HOMEM CHRISTO PAE E AS CONVICÇÕES CATITAS DO HOMEM CHRISTO FILHO!

E OS CONCERTOS DO BLANCH! E AS ESTATUAS AO LEME, AO EÇA E AO DESPERTAR E A TUDO! E TUDO O QUE SEJA ARTE EM PORTUGAL! E TUDO! TUDO POR CAUSA DO MPS!

MORRA O MPS, MORRA! Mão.jpg (2277 bytes)PIM!

PORTUGAL QUE COM TODOS ESTES SENHORES, CONSEGUIU A CLASSIFICAÇÃO DO PAIZ MAIS ATRAZADO DA EUROPA E DE TODO OMUNDO! O PAIZ MAIS SELVAGEM DE TODAS AS ÁFRICAS! O EXILIO DOS DEGRADADOS E DOS INDIFERENTES! A AFRICA RECLUSA DOS EUROPEUS! O ENTULHO DAS DESVANTAGENS E DOS SOBEJOS! PORTUGAL INTEIRO HA-DE ABRIR OS OLHOS UM DIA - SE É QUE A SUA CEGUEIRA NÃO É INCURÁVEL E ENTÃO GRITARÁ COMMIGO, A MEU LADO, A NECESSIDADE QUE PORTUGAL TEM DE SER QUALQUER COISA DE ASSEIADO!

MORRA O MPS, MORRA! Mão.jpg (2277 bytes)PIM!


Para que os mais novos conheçam o estilo de Almada Negreiros. É que os Dantas hoje em dia, são outros...

Futebol: Fernando Pompeu acusa que passivo da Académica duplicou

Coimbra, 30 Nov (Lusa) - Fernando Pompeu, antigo vice- presidente da Académica na direcção presidida por Campos Coroa, manifestou a sua preocupação perante a duplicação do passivo desde que deixou o clube e apelou à mobilização dos sócios para estarem presentes na AG de hoje.


Fernando Pompeu alertou para o facto de o passivo ter mais que duplicado desde Dezembro de 2002, altura em que cessou funções no clube e recordou que o passivo deixado, na altura, era de cerca de cinco milhões de euros, "mas correspondia a um prejuízo acumulado desde 1984".
(...)

"A figura do Revisor Oficial de Contas é apenas do nosso tempo e aí é que as contas foram certificadas pela primeira vez", esclareceu o ex-dirigente.

Além de apelar ao bom-senso dos associados nas suas apreciações e sugestões, Fernando Pompeu exige que a direcção da Académica, comandada por José Eduardo Simões, "assuma as suas responsabilidades".

A Agência Lusa tentou contactar todos os elementos da direcção academista, mas não conseguiu qualquer reacção.

NR.

Lusa/fim

Última hora: Reacção do Dr. Fernando Pompeu dentro de minutos

O Dr. Fernando Pompeu, ex-membro da Direcção da Académica e ex- Chefe do Departamento de Futebol, liderada por José Emílio Campos Coroa, falou à "Bola Branca" da Rádio Renascensa, e à Agência Lusa, sobre o Relatório e Contas , bem como ao Relatório do Revisor Oficial de Contas.
Dentro de minutos publicaremos as suas declarações.

O que diz o ROC

Muito bem. Depois do meu amigo António Romão me ter garantido que nada me impediria de transcrever o que o ROC diz, pouparam-me ao trabalho de o fazer e tanto a Agência Lusa como o Diário de Coimbra, fazem esse trabalho por mim.
Ora vejamos o que diz a Lusa:

Futebol: Revisor Oficial de Contas acusa Académica de fuga ao Fisco


Coimbra, 30 Nov (Lusa) - O relatório do Revisor Oficial de Contas (ROC) da Académica, a que a agência Lusa teve quarta-feira acesso, considera que o aumento do passivo pode levar à extinção do clube, acusando a gestão de fuga ao Fisco e à segurança social.

"Os prejuízos acumulados até Junho de 2005 conduziram a um capital próprio negativo que pela sua dimensão pode colocar em causa a continuidade da Académica", concluiu o ROC da Académica.

São vários os pontos que o ROC condena: a transferência de Marcel a título definitivo para o Benfica e a indemnização a atletas que tinham contrato e cujas rescisões não trouxeram qualquer contrapartida financeira para o clube.

Além destes, é também criticado o contrato com a TBZ, empresa que gere o Estádio Cidade de Coimbra por acordo com a Académica, bem como valores pagos a atletas e técnicos sem tributação de IRS e, nalguns casos, Segurança Social.

Em relação à transferência de Marcel, "a sua contabilização não coincide com os valores contratuais tomados separadamente", enquanto "o contrato de cessão de exploração do estádio, assinado com a TBZ em 31 de Julho de 2005, inclui cláusulas que parecem não terem sido devidamente executas e outras que remetem para cláusulas inexistentes".

O ROC fala "em procedimentos pouco rigorosos" em uso no futebol da Académica que impedem a identificação de todas as transacções ocorridas e critica "os actos de gestão que fogem à objectividade dos números apresentados".

O valor apresentado como passivo na época 2005/2006 é de 12,1 milhões de euros e o relatório não foi apresentado aos sócios antes da Assembleia Geral de hoje, conforme determina a lei.

NR.

Lusa/fim.



Agora leiamos o que diz o Diário de Coimbra:

Parecer do ROC é sério aviso à direcção de José Eduardo Simões
Prejuízos colocam Académica em risco de sobrevivência

É, no mínimo, preocupante o parecer do Revisor Oficial de Contas (ROC) em relação às finanças da Briosa. No documento, ao qual o nosso Jornal teve acesso e que só ontem ficou disponível aos associados, é traçado um futuro bastante negro para a instituição conimbricense, caso a sua gestão não sofra fortes alterações.
Neste parecer datado de 21 de Novembro e que será alvo de profunda análise na Assembleia Geral que terá lugar esta noite, o ROC deixa claro que «os prejuízos acumulados até Junho de 2005 conduziram a um capital próprio negativo que pela sua dimensão pode colocar em causa a continuidade da instituição».
Na mesma análise, o ROC, numa alusão ao Relatório de Gestão apresentado pela direcção academista, realça que «a redução deve ser lida como referente ao passivo de médio e longo prazo já que o geral (12.123.383.70 euros) aumentou significativamente conforme expresso nas respectivas contas». Lembrando ainda que a estrutura financeira do clube conimbricense «permanece com um desequilíbrio preocupante», o ROC avisa que apesar de se ter «registado uma travagem assinalável na tendência dos resultados registada nos últimos anos, há que ter em conta que tal se deveu a proveitos que não se repetem com frequência». Uma referência que o próprio Conselho Fiscal reiterou quando no seu relatório diz ser necessário «contrariar a tendência de agravamento do passivo de uma forma sustentada e logo menos assente em proveitos irregulares», numa alusão à transferência de Marcel para o Benfica.
Apesar de ter certificado as contas, o ROC não deixou de fazer um reparo ao afirmar que pelo facto da Académica/OAF não dispor de «um sistema de controlo interno formalizado» que «aliada a procedimentos pouco rigorosos em uso no sector» impede a identificação de «todas as transacções ocorridas». Uma ideia também partilhada pelo Conselho Fiscal que defende a «conveniência de serem instituídos procedimentos que deixem evidência documental do controlo das operações», conforme se pode ler no documento assinado pelos membros do referido órgão social. Um dos exemplos para a falta de documentação é relativo ao contrato entre Académica e TBZ.

Ricardo Sousa

Suponho não ser preciso mais considerandos...

quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Já cá canta!!!

Tive acesso ao relatório do ROC. Quem mo deu não interessa.
Só digo que o que está relatado é bem pior do que imaginava. Vou só esperar que um jurista amigo me diga se é ou não legal, publicar partes do relatório.
Se assim me for permitido, fá-lo-ei de forma a que todos tenham conhecimento do que se passa na nossa Briosa. A bem da transparência.
Nota: Alguém me chamou de mentiroso ao dizer há "post's" atrás, por dizer que a Académica podia estar em riscos de extinção.
Vou pôr aqui, por agora,exactamente o que o ROC diz:
"Os prejuízos acumulados até Junho de 2005 conduziram a um capital negativo que pela sua dimensão pode colocar em causa a continuidade da Instituição" "Sic".
Afinal quem falou verdade ó sabedor de Finanças?

Estatutos, para quê?

Finalmente! Amanhã é o dia aprazado para a realização da Assembleia Geral da AAC/oaf que, além do mais, terá como incumbência a apreciação e votação do relatório e contas da direcção relativamente a 2005/2006.
E, todavia, esta reunião magna é nítidamente anti-estatutária por violação do nº 2 do Artº 59º dos Estatutos, artigo esse que é o invocado na convocatória do Sr. Presidente da Ass. Geral. Citando-o: " A Assembleia Geral reúne ordináriamente em cada ano até 31 de Março para apreciação e votação do relatório e contas da direcção, bem como os pareceres e relatórios do conselho fiscal e do revisor oficial de contas..."
Dir-se-à, em primeira linha, que vem com 8 meses de atraso.
A tal assunto, que no meu entender é grave, alia-se o facto gravíssimo de, até ao momento em que escrevo esta indignação, não estarem disponíveis, para apreciação dos sócios, nem o relatório do amputado conselho fiscal nem o parecer do revisor oficial de contas.
Particularmente este último documento por ter uma proveniência mais independente, se assim se pode dizer.
Ora a circunstância do referido parecer, que é obrigatório, não ser facultado aos sócios é de todo intolerável. Esta decisão de o " esconder " - porque o parecer existe ! - é objectivamente uma violação do dever de informação dos sócios da AAC/oaf e traduz a apologia do obscurantismo.
Apetece perguntar onde está a tão prometida e badalada transparência?
Na minha modesta opinião, qualquer decisão a proferir pela Assembleia Geral nesta concreta matéria ( aprovação do relatório e contas ) pode ser anulável na medida em que o parecer do " roc " não foi atempadamente disponibilizado aos sócios antes da realização da Assembleia Geral ordinária.
Os Estatutos, nesta matéria, são omissos porquanto não estabelecem qualquer prazo para tal efeito.Daí que se tenha de apelar a juízos de razoabilidade, de bom senso. E, com todo o respeito por opinião diversa, prazo razoável jamais poderá ter como limite a véspera da Ass. Geral ( caso o parecer fique disponivel no dia de hoje ).
Para além do exposto, o que muito me preocupa é constatar na previsão do Artº 65º dos Estatutos: " O Presidente da Mesa da Assembleia Geral, como garante da legalidade no seio da AAC/oaf, cumprirá e fará cumprir com todo o rigor os preceitos estatutários ".
Está-se mesmo a ver...
ACADÉMICA,ACADÉMICA,ACADÉMICA,VAMOS AO GOLO MALTA!

Um jogo para ganhar

A Académica desloca-se no próximo domingo a Braga, para disputar a 12ª jornada da Liga Bwin. Não é um jogo fácil, mais a mais, sabendo-se antecipadamente quem é o árbitro. No entanto, os pontos amealhados nas últimas três jornadas em casa, dão à Académica uma tranquilidade grande, já que o desespero de fazer pontos, não está na cabeça dos jogadores.
Sabe-se desde há muito, que uma equipa tranquila joga um futebol mais agradável, e neste momento é o que se passa na Briosa.
Manuel Machado conseguiu construir uma equipa, se não à sua imagem, parecida com o que queria. Sendo certo que os jogadores que tem, são isso mesmo...os jogadores que tem, a verdade é que já se pode falar numa equipa tipo. Se perdeu uma mais valia presume-se que para o resto do Campeonato - Hélder Barbosa - ganhou um jogador de qualidade indiscutível, que porventura não contava. Falo de Dame N'Doye, hoje em dia a grande coqueluche da Académica.
Com Filipe Teixeira a subir de forma a olhos vistos, o meio campo da Briosa sobe consideravelmente de produção obtendo mais formas de chegar à baliza contrária, e criando mais oportunidades de golo.
Na defesa, sector que até aqui dava alguma intranquilidade à equipa, certo é que já se encontrou a dupla de centrais. Kaká e Litos estão à priori, de pedra e cal, Nuno Luís sobe de forma, e Lino é adaptado a um semi defesa que ataca mais do que é normal, sendo o seu corredor cuidadosamente coberto ora por Kaká, ora pelo trinco que Manuel Machado indica.
O Sp. de Braga tem aspirações Europeias. Todavia esta pressão de ter pontos suficientes, para lutar por uma posição convicente na tabela classificativa, por vezes tira lucidez a determinadas equipas. E parece-me que o Braga ultimamente tem sido demasiado inconstante, o que poderá favorecer a nossa Académica.
Ao ter o quinto melhor ataque da Liga a Académica tem todas as condições para marcar um ou mais golos no Estádio dos Minhotos. Se a nossa defesa estiver como se espera, não será obviamente surpresa trazer-mos de lá uns três pontos que nos saberia a ouro sobre azul. É que na realidade estamos a apenas quatro pontos da Europa (meta prometida por José Eduardo Simões até 2009), que poderão ser menos se uma vitória acontecer tal como espero e desejo.
Força Académica. A Europa está por aí!!!

Alerta Vermelho

É evidente que é indecoroso o relatório do ROC não ter sido apresentado aos sócios antes da AG.
Já perdi a esperança de que isso aconteça. Mais uma vez, fui ontem à tarde à secretaria da Instituição e ...nada.
É verdade que os funcionários são os menos culpados do que se passa. Cumprem ordens.
Mas nota-se algum mau estar quando se faz a pergunta: " Já está disponível o Relatório do ROC"?
A resposta é prudente:
- "Sobre isso é melhor falar com o Presidente...".

Mas eu não quero falar com o Presidente. O Presidente deveria saber que já devia ter vindo a público o tal relatório. E a explicação parece óbvia. O relatório é comprometedor.
Vão-me dizer (e lamentavelmente sei que há pessoas assim...) que enquanto estivermos a ganhar, e os ordenados em dia, não há que preocupar.
Puro engano caros consócios. Puro engano!!! O passivo a médio e curto prazo aumentou assustadoramente. Ninguém , MAS NINGUÉM pode querer "pegar" na Académica, tal como ela se encontra. E se o aviso do Ministério Público vai adiante, no que diz respeito ao estádio, não vai sobrar pedra sobre pedra.

A Académica está caoticamente gerida. Não temos passes de jogadores, mas sim direitos desportivos, para além dos empréstimos. Os activos que temos estão a anos luz do passivo geral, que esta direcção fez o "favor" de mais do que duplicar em 3 anos e meio, comparativamente a vinte anos do passado. É evidente o que se vai passar na AG. Um estado branqueado pela direcção, que à custa do 10º lugar, e de alguma bola na rede, vai enganar mais uma vez os sócios. E estes, os que não querem saber do futuro, vão engolir ingenuamente as tretas todas, para mais tarde se ouvir dizer, que todos sabiam o que se passava.
Não, não sabiam!!! Se algum valor tem ALGUMA blogosfera, é poder esclarecer os sócios e adeptos do que vai acontecendo na Briosa. Para que ninguém possa mais tarde desculpar-se com um "não sabia"...
Não vou revelar com que estratégia vamos para a AG. Mas creiam TODOS, que muita coisa se vai aflorar, e a bem ou a mal a direcção terá que explicar. Sob o risco de caír ali mesmo, sem pompa nem circustância.
As demissões em catadupa de elementos do CF, indiciam muito do que se vai passando naquelas paredes. E esses, se forem corajosos, como penso serem, irão contar TODA a VERDADE. É assim que se comportam as pessoas de bem.
Sim, porque estou plenamente convencido, que não são os Académicos que querem mal à Académica. São os outros. E esses gravitam à volta de uma direcção sem Rei nem Roc!!!

terça-feira, 28 de novembro de 2006

Hélder Barbosa ja teve alta.

O jovem jogador da Briosa, Hélder Barbosa, teve hoje alta, do Hospital da Trindade, onde foi operado com sucesso ao tendão rotuliano.
O jogador vai por agora fazer a sua recuperação no Centro de Estágio do Olival, em Gaia, onde o departamento médico da Académica o irá observar.
À saída do hospital o jogador disse:
"Já me sinto melhor, mesmo a nível psicológico e só sei que, por agora, vou recuperar no Centro de Estágios do FC Porto, acompanhado pelo seu departamento médico".
Rápidas melhoras é o que desejamos ao atleta.

Notícia da Lusa

Futebol: Académica - Membro do Conselho Fiscal demite-se

Coimbra, 28 Nov (Lusa) - Vítor Leonardo demitiu-se de membro do Conselho Fiscal da Académica, alegando divergências com o processo de apresentação de contas de 2005/2006, revelou à Agência Lusa fonte do clube dos "estudantes".

O agora ex-membro do Conselho Fiscal alegou que a sua saída ter- se-á devido a razões pessoais, mas a mesma poderá dever-se ao processo de apresentação de contas de 2005/2006, já que as mesmas deveriam ter sido apresentadas em Julho.

Neste momento, o presidente do Conselho Fiscal é Gonçalo Capitão, coadjuvado por mais três elementos.

A dois dias da Assembleia-Geral do clube para análise e aprovação de contas de 2005/2006 e para apresentação do orçamento para a temporada 2006/2007, são já dois os elementos que se demitiram na vigência da actual direcção: o presidente Alberto Santos e Vítor Leonardo.

Apesar dos atrasos, a AG vai mesmo acontecer quinta-feira, às 20:00, no Auditório do Estádio Cidade de Coimbra, e os sócios vão confrontar-se com um passivo de 12,1 milhões de euros, mais de um milhão de euros em relação ao ano passado.

O relatório do Revisor Oficial de Contas (ROC) não foi divulgado publicamente, o que deverá apenas ocorrer na própria AG, tal como no ano passado.

Segundo a Agência Lusa apurou, através de uma fonte do clube, o documento é demolidor em relação às contas de 2005/2006, pondo em causa a viabilidade financeira da instituição.

Já no ano passado, o ROC afirmara que a Académica estaria em pré-falência, desta feita com 11 milhões de passivo.

NR.

Lusa/fim

Artur Soares Dias arbitra a Académica

Esta é mais uma má notícia para a Académica. Este árbitro é das piores coisinhas que andam pela Liga. Mais a a mais, quendo é um Anti-Académico primário. Teremos que jogar o dobro...

" A Académica corre sérios riscos de Extinção"

Percebe-se agora porque o relatório do ROC não foi entregue aos sócios. Percebe-se e bem!
Também se entende de forma clara, porque razão vai haver mais uma demissão no Conselho Fiscal.
Pois bem, não vou naturalmente dizer como soube, mas os sócios sabê-lo-ão em "su sítio".
O relatório do Revidor Oficial de Contas é peremptório num ponto.
Além de desfazer completamente esta Gestão, diz assim:
"A Académica/OAF, corre sérios riscos de extinção".
Agora entendi porque não temos acesso a esse documento. Mas que o iremos ler, ai isso vamos!!!

Taça de Portugal

A Académica vai receber o Vitória de Setúbal, na próxima eliminatória da Taça de Portugal.
O objectivo é claramente o Jamor.
Vai ser este ano, que vou pela terceira vez a uma final da taça com a Briosa. E desta é para ganhar!!!

Palavras para quê?

*Artigo 41.ºRevisor oficial de contas

1 - O balanço e demais contas dos clubes desportivos referidos no artigo 37.º não podem ser aprovados pelas respectivas assembleias gerais sem terem sido sujeitos a prévio parecer de um revisor oficial de contas ou de uma sociedade revisora de contas.
2 - Ao revisor oficial de contas é aplicável, com as necessárias adaptações, o disposto no artigo 446.º do Código das Sociedades Comerciais.
3 - O parecer deve ser obrigatoriamente difundido entre os sócios ou associados do clube antes da realização da assembleia geral destinada a apreciar as referidas contas.
E perante a transcrição do texto acima, ficam as questões que se impõem:
- Porque será que o Relatório do ROC acerca das Contas que serão apresentadas na próxima 5a. feira ainda não foi distribuído entre os sócios da Académica?
- Será tão incómodo como foi o último?
- Aparecerá, por isso mesmo, apenas na própria Assembleia Geral, por forma a não permitir análises detalhadas?
A ver vamos...

* Extracto de um poste com a assinatura de Dr. Fernando Pompeu in "http://briosasemcomentarios.blogspot.com"

Os três "estarolas"

Os Three Stooges (Três Patetas no Brasil, Os Três Estarolas em Portugal) foram um grupo cómico norte-americano do século XX. Mais conhecidos por seus primeiros nomes, Larry (Larry Fine) (Filadélfia, Pensilvânia, EUA, 5 de outubro de 1902 - Woodland Hills, Los Angeles, Califórnia, EUA, 24 de janeiro de 1975) Moe (Moe Howard) (Brooklyn, Nova Iorque, EUA, 19 de junho de 1897 - Los Angeles, Califórnia, EUA, 4 de maio de 1975) & Curly (Jerome Lester Horwitz) (Brooklyn, Nova Iorque, EUA, 22 de outubro de 1903 - San Gabriel, Califórnia, EUA, 18 de janeiro de 1952), tornaram-se famosos por trabalharem em vários filmes e estrelarem diversos curta-metragens, que apresentavam invariavelmente demonstrações extremamente físicas e algumas vezes polêmicas da técnica de humor pastelão da trupe.


Foi esta a imagem com que fiquei depois de ver aqueles três no programa de hoje na Sic Notícias.
É verdadeiramente aberrante a forma como se comportam em público. Um (Dias Ferreia) mais conhecido pelo "doidinho d'Alvalade" irmão da célebre ministra das Finanças e da Educação, já uma vez foi expulso da RTP por mau comportamento. A sua mórbida aptidão para o disparate já é conhecida em todo o lado.
Outro tem a escola do "Papa". Vigarista sedimentado, esteve na Liga de Clubes a auferir um vencimento ridiculamente alto, com dois objectivos bem definidos:
1- Não chatear o Pinto da Costa
2- Beneficiar sempre que pudesse o Porto

Por fim, o artista mais perigoso. Com conotações conhecidas com a extrema direita, foi um dos mentores do MIRN, movimento terrorista pós 25 de Abril, pertenceu depois ao Partido dos caça católicos, e por fim, como o andamento da "coisa" não era o melhor para ele, lá se decidiu a marcar presença no PSD, com possibilidades de ser eleito qualquer coisa.
Sempre se conheceu por ser de uma arrogância horrorosa, e com tiques ditatoriais. Sabe-se que é capaz de dizer que o branco é preto para defender o Benfica. Lembro-me de na altura, dizer que Vale Azevedo era uma "lufada de ar fresco" no panorâma futebolistico Português.
São estes os comentadores do nosso futebol:
Feios, Porcos e Maus!!!

segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Uma hipótese bem credível

O Blog "Denúncias e Opiniões" dá esta notícia em 1ª mão.
Sérgio Conceição, pode estar de regresso à Académica. Sabemos que muitas movimentações nesse sentido estão a ser feitas. O próprio jogador já disse que queria acabar a sua carreira na Briosa, sendo que estará na disposição de o fazer, quem sabe já em Dezembro.
Essas movimentações estarão a ser conduzidas pelo próprio jogador. Não sei se será uma boa aposta, no entanto quero crer que poderá ser uma opção válida para o plantel de Manuel Machado.

Mais uma demissão no Conselho Fiscal

O "Denúncias e Opiniões" está em condições de afirmar categoricamente que depois do Presidente do Conselho Fiscal e do membro do mesmo, Dr. Vitor Leonardo, outro elemento do mesmo órgão vai apresentar a sua demissão.
Começa a tornar-se intolerável esta situação. Porque será que se demitem em catadupa tantos elementos de um órgão fiscalizador da nossa Instituição?
A verdade é que a acontecer, o CF fica sem quórum, e que se não se adoptar a "figura" de cooptação, serão obrigatórias novas eleições para o dito Conselho.
Não me cabe a mim fazer especulações baratas. Porém, esta situação é preocupante e diz bem da desorientação que vai na nossa Académica.

Prazerosos encontros.

Hoje tive o privilégio de estar com o Zé Castro a jantar. Como qualquer amigo que preza os seus, o Zé de modo nenhum esquece os amigos. De folga, depois de ter jogado ontem a titular no Atlético de Madrid (mais uma vez), voltou, como faz sempre, a Coimbra para visitar a família e amigos.
O Zé está bem. Confiante, mais maduro, cheio de vontade de fazer o que melhor sabe - jogar a bola- deixou-me a impressão que ainda vai ser este ano que vai à selecção A. Quem joga como ele, arrisca-se sempre a, mais tarde ou mais cedo, jogar com os melhores.
O Zé, é sem dúvida nenhuma uma das maiores referências da Académica nos últimos vinte anos.
E além de amigo, é uma pessoa que se mantém simples, humilde e é sempre um prazer estar na sua companhia.
Até à próxima companheiro. Que continues a tua sina de seres dos melhores centrais que já vi jogar, e que o teu périplo por Madrid seja o que tu sempre quiseste, ou seja, seres um Campeão.
Para aqueles que continuam a pôr em causa o seu valor e a sua honestidade, pode ser que já se tenham convencido que afinal, o Braga, já era...
Ou melhor, nunca foi, como malévolamente quiserem fazer crer. O objectivo era bem conhecido, mas parece que acertaram na mouche errada.

P.S. Não te esqueças da "minha" camisola Zé!!!

domingo, 26 de novembro de 2006

Jogadores um a um

Pedro Roma- (5)- É a imagem de marca da Académica. Sem culpa no golo, evitou outros, e deu uma consistência defensiva importante à equipa.
Nuno Luís- (5)- Sem erros. Uma boa exibição de um atleta já "nacionalizado" da Académica, que a subir de forma e com a experiência adquirida ao longos dos anos, ainda é bastante útil à Briosa.
Litos - (4)- Com culpas no golo. No entanto redimiu-se e marcou o golo do empate. Tirando isso, muita experiência, e calma na hora de resolver os problemas criados pela equipa adversária.
Kaká -(5)- Se esperam dele "floreados" estão enganados. Bola para a frente e fé em Deus. No entanto, é um jogador rapidíssimo, com uma compleição física impressionante, e joga fácil, ou seja, não inventa. Parece escolhida de vez a dupla de centrais da Académica.
Lino - (5)- A melhor exibição enquanto jogador da Briosa. Rápido, com fulgor ofensivo. Se tiver alguém a defender as suas costas, pode render muito mais. Foi o que aconteceu hoje com Pavlovic e Alexandre, este na 2ª parte.
Brum (4)- Nota para não destoar. Realmente por mais boa vontade que se tenha este não é o Brum que veio há dois anos. Até no passe erra mais. No entanto fica na retina aquela atitude menos nobre para com Kaká. Depois de sem querer o ter aleijado, nem uma palavra nem um gesto de conforto para com o seu colega. Feitios...
Pavlovic - (3)- A sua forma de jogar, or vezes excessiva pode prejudicar a equipa. Demosntrou o que se conhece dele: bom tacticamente, mas vulgar tecnicamente.
Dame - (5)- O melhor em campo. Golo extraordinário, e uma pujança fisíca notável. Ete não engana. Édos bons!!
Filipe Teixeira - (5)- Aí está ele, aos seus bons tempos. Recuperado da grave lesão do ano passado, ei-lo a refrescar-nos a memória com uma exibição portentosa, tanto em técnica como fisicamente.
Miguel Pedro - (4)- Já o disse uma vez. Nem é tão bom jogador como se dele diz, nem é tão mau como ás vezes aparenta. Pode e deve crescer, amadurecer, e depois sim. Tornar-se um grande jogador.
Gyano - (5)- Uma oportunidade um golo. São assim os grandes pontas de lança!
Alexandre (4)- Não leva 5 por só jogou 45 minutos. Mas parece-me uma opção bem mais credível do que outros.
Paulo Sérgio (4)- Não é surpresa que gosto da atitude deste jogador. Já o disse e repeti. Forte fisicamente, paree adquirir mais técnica à medida que lhe vão dando minutos de jogo.
Sarmento - (3) Todos merecem nota positiva.
Manuel Machado (5)- A perder por um a zero, rumou para a vitória. que pedir mais?
Cosme Machado (2)- Um careca asneirento, ia fazendo das suas. Mais um artista de Braga, ou não fosse a Académica jogar lá para a semana...

Académica-3 Beira-Mar-1

Em primeiro lugar dizer que foi um prazer ter visto o jogo ao lado do meu amigo João Ruas.
A Académica entrou mal. Com demasiados nervos, pareceu-me com poucas ideias a nível de construção de lances ofensivos, e com uma defesa sem acertar muito bem as marcações.
Resultado disso foi o golo dos Aveirenses, numa falha de marcação de Litos.
Depois, bem, depois foi o "show" Dame N'Doye.
A pautar o jogo, a distribuir, a driblar, e a marcar um golo magnífico.
A Briosa assentou o seu jogo com a seguinte estratégia. Quatro defesas, mas com Lino bem mais ofensivo do que Nuno Luís. Kaká fazia as dobras ao seu colega lateral esquerdo, o mesmo acontecendo, quando atacava, com Pavlovic. Este ao ver mais um amarelo por uma entrada a destempo, auto-limitou-se vindo a saír ao intervalo.
À frente dos defesas apareciam dois trincos. O inevitável Brum, e o Sérvio.
Dame ao meio, a apoiar o ponta de lança Gyano, Filipe Teixeira descaído para a esquerda, e Miguel Pedro na direita.
Depois de sofrer o golo, como que a Académica acordou. Um golo pleno de oportunidade conseguido por Litos num lance de bola parada -livre descaído do lado esquerdo marcado por Miguel Pedro- levou Briosa para um intervalo porventura moralizador e retemperador.
Ao entrar na 2ª parte os jogadores de Coimbra embalaram para uma exibição que considero como a melhor deste ano. Como já disse, Dame abriu o livro e fez "gato-sapato" dos cagaréus.
Filipe Teixeira, a subir cada vez mais de forma, acompanhou-o muito bem, o que por "arrasto" contagiou os restantes colegas.
O segundo e terceiro golo foram consequência da melhoria verificada, havendo períodos do jogo em que os adeptos gritavam "olés", tal era a forma como a equipa se exibia.
Resultado justíssimo, se bem que se poderiam marcar mais golos.

Comentários ao jogo Académica- Beira-Mar

Aproxima-se a hora do jogo, e os editores deste blog, naturalmente vão deslocar-se ao estádio, apesar de dois deles não viverem em Coimbra. O sentido Académico dos mesmos é infindável.
Assim, deixa-se este post, para que todos os que puderem, comentarem o jogo à sua vontade. Ou seja, este é mesmo um espaço para comentar.
Daqui a pouco faremos o resumo do jogo, e esperamos dar 5 a todos os jogadores.
Vamos lá malta! Força Académica!!!

Morreu Mário Cesariny

Um blog da Académica, tem obrigatoriamente que ter uma dimensão cultural.
E hoje o nosso país, quiçá o Mundo, ficou mais pobre com a perda de um Escritor, Poeta, Pintor, Fotógrafo, Ensaísta, enfim, um homem da cultura, excepcional.
Nas mais pequenas coisas, devemos ser solidários, e assim, o blog "Denúncias e Opiniões" agradecem ao falecido a Obra fabulosa que nos proporcionou, e dá os sentidos pêsames à sua família.

Juvenis: Académica-3 Ónião-1

Vitória que me deixa particularmente feliz, por ter sido conseguida justamente frentre aos da Arregaça. Parabéns André Lage. Os miúdos são fantásticos. O mau tempo já lá vai, agora é encarreirar e somar alegrias!!!
Jogaram pela Académica:
Francisco
Amadeu
Rodrigo
Tiago
Pejo
Barreto (cap.)
Flávio (Girão, 57mn)
Rafa
Peixe (Sanches, 67mn)
Fachada (Rodolfo, 58mn)
Zé Francisco
Golos: Peixe (22, 56mn) e Rodolfo (65mn)
Declarações do treinador André Lage:
"Atitude e entrega fantásticas dos jogadores da Briosa, que conquistaram uma importante, suada e mais que justa vitória num derby que marca o renascer da equipa depois da derrota da semana anterior. Obrigado a todos os que nos têm apoiado e continuam a crer em nós. Um abraço e até domingo...para mais uma batalha e mais três pontos".

Andebol: Académica-24 Sismaria-20



Depois de um começo um pouco titubiante, eis que o nosso Andebol começa a carregar consigo vitórias atrás de vitórias. Está de Parabéns o meu amigo Ricardo Sousa, treinador da equipa.

sábado, 25 de novembro de 2006

Um Domingo diferente.

Depois de um dia cheio de azáfama a ver consecutivamente jogos da Académica e a tentar (e conseguir) saber os resultados dos jogos que não vi, eis-me em casa, aguardando ansiosamente o jogo de amanhã contra os de Aveiro.
Hoje o dia não correu a 100% para as modalidades. Ganhámos numas, perdemos noutras. No futebol Juvenil a "coisa" andou "ela por ela", mas para quem é tão eclético como a Académica é, torna-se natural a variedade resultados.
Amanhã torna-se imperioso ganhar. Por muitas razões.
1- Para ver e ter-se noção da falta que Hélder Barbosa irá fazer a esta equipa.
2- Afastar-nos decididamente dos lugares perigosos.
3- Poder aspirar a mais "qualquer coisa". Não esqueçamos que estamos tão somente a 6 pontos da Europa.
4- Fazer uma surpresa (ou não...) ao jovem jogador Hélder, dedicando-lhe a vitória.
Por falar neste atleta, acho que não faço inconfidência alguma, se disser que ele próprio manifestou a um elemento do Staff Académico, que iria sentir saudades de Coimbra e da Briosa. Assim, só se deve ter ainda mais respeito por um atleta que chegou há pouco tempo, e que demonstrou que se sente bem entre nós, ao contrário de outros mais ao estilo sul americano, que sentiu falta de "Tangos" e "Tangas", mandando às "urtigas" a Instituição que o acolheu. Desses estamos fartos!!!
Assim, testaremos os nossos corações, sabendo à partida que não será um jogo fácil, mas que temos todas as condições para vencer.
Pede-se ao adeptos que façam um esforçozinho especial, já que a TBZ continua a insistir em pôr à venda bilhetes a preços inacessíveis ao comum dos cidadãos Portugueses, sabendo-se que a época em que vivemos - de crise- não está para "Futebóis".
Depois queixam-se que não há pessoas a ver os jogos...
Para finalizar, pedir a todos os sócios que se desloquem à sede da Académica, exigir(!!!) o Relatório e Contas e perguntar a quem de direito, porque raio o relatório do ROC não se encontra nos documentos entregues aos sócios.
Será que não é tão optimista como o que a direcção faz crer no seu?
É que a demissão de mais um elemento do CF, assim como o aumento do passivo em cerca de 300.000 contos é não só assustador, como talvez pouco simpático, para quem lê os considerandos, feitos por alguns...

Futsal: Académica-6 Arca Antas-1

Jogo do tudo ao nada para a Académica e seu treinador, que tem sido bastante contestado pelos adeptos da Briosa.
A Académica entrou logo a perder por 1-0, mas pouco tempo depois fez o empate e logrou marcar mais uma golo.
Com uma exibição de luxo de Zé Rui, a Académica goleou os Famalicenses, esperando-se agora que se exibam ao nível do que todos esperam.

Iniciados (Futebol): Académica-1 Esperança-0

Mais uma vitória dos nossos miúdos num Campeonato bastante difícil.
Parabéns rapaziada!!!

Basquetebol: Guimarães 75 - Académica 68

Em mais uma jornada a contar para a Proliga, a Académica perdeu frente ao Guimarães por 75-68.

Voleibol: Académica 0 - Fonte Bastardo 3

Disputou-se no Pavilhão Multidesportos de Coimbra mais uma jornada a contar para a I Divisão Séniores masculinos. A Académica perdeu frente à equipa de Fonte Bastardo por 0-3.

Rugby - Académica-22R.C. da Lousã-10

Ao intervalo a Académica bate o Lousã por 17-0
Resultado final Académica 22 R.C. Lousã 10

Académica-1V.Guimarães -4 (Juniores)

A Académica alinha da seguinte forma: Gama; Chico, Hugo Silva,Ivo, Kay e Fábio; Galvão, João Pereira e Traquina; Mário Jorge e Dady
5m- Golo do Guimarães
12m 2-0 golo para o Guimarães
Intervalo Académica 0 - Guimarães 4
Os primeiros 30 minutos do jogo foram desastrosos para nós. Cada ataque do Guimarães concretizava-se em golo. Equilibrámos nos últimos 15 minutos.
Resultado final Académica 1 V.Guimarães 4
A segunda-parte foi muito equilibrada. Criámos mais oportunidades, marcámos nos instantes finais, mas aquela meia-hora inicial liquidou-nos.
Há muito campeonato e ... melhores dias virão.
Força Malta!

Juniores: Académica - Guimarães em directo

A partir das 15h o blog "Denúncias e Opiniões" dará aos seus leitores o jogo em directo de mais uma jornada do Campeonato Nacional de Juniores da 1ª divisão entre a Académica e o Guimarães.
Força malta. Vamos à vitória!!!

Demissão no Conselho Fiscal

Segundo informação, o Dr. Vitor Leonardo acabou de pedir a demissão do Conselho Fiscal da Académica.oaf.

Torna-se importante saber os motivos que levaram a esta atitude, porque todos sabemos o academismo do sócio/dirigente em causa.

sexta-feira, 24 de novembro de 2006

HÉLDER BARBOSA - INFORMAÇÃO CLÍNICA *

O Departamento Médico da Académica e o Departamento Médico do FC Porto vêm por por este meio informar que, depois da lesão sofrida pelo atleta Hélder Barbosa, e após a sua submissão a exames complementares, foi-lhe diagnosticada uma rotura do tendão rotuliano do joelho, razão pela qual o jogador foi esta manhã submetido a uma intervenção cirúrgica, no Hospital da Trindade, no Porto.

A operação, liderada pelo professor doutor José Carlos Noronha, durou cerca de uma hora e decorreu de acordo com o plano clínico traçado.

Reiteramos, uma vez mais, que os departamentos médicos da AAC/OAF e do FCP estão em sintonia e que qualquer desenvolvimento sobre este assunto será dado quando estes entenderem oportuno.

* In site oficial

Relatório e Contas

Hoje mesmo fui à Sede da Académica buscar o Relatório e Contas respeitante à época 2005/2206, para analisar e estudar as contas nele contidas.
Procurei o passivo. Estava completamente convencido que ia melhorar em relação à época anterior.
Sabem o que é que encontrei?
O seguinte:

Passivo- 12.123.383.70 €

Quer dizer: Se no último Relatório o ROC tinha dito que a Académica estava em pré falência e devia perto de 11 milhões de Euros, o que diz agora?
Querem saber?
NADA!!! Exactamente!!! O ROC não faz relatório nenhum...
E assim vai a Académica....

A Minha Equipa

Domingo iremos ter uma oportunidade enorme de dar um "pulo" na classificação geral, e mantermo-nos afastados dos lugares perigosos da classificação. Não nos esqueçamos que estamos a 6 pontos da Europa...
Que equipa o leitor poria a jogar contra o Beira-Mar?
Aqui vai a minha:

Pedro Roma
Sonkaya (Nuno Luís não treinou ontem...)
Litos
Kaká
Vitor Vinha
Paulo Sérgio
Pavlovic
Filipe Teixeira
Miguel Pedro
Dame
Lino

Tributo ao Professor Bentes

Foi há tantos anos! Mas recordo-me como se tivesse sido ontem. Menino e moço, na companhia de alguns colegas do então D.João III, lá fui ao Santa Cruz às captações para os juvenis da Académica. À experiência, como se dizia na época.Findo o treino e mostradas as habilidades a chamada à parte (e o coração a disparar). -Como te chamas?
Um pequeno compasso de espera, um olhar doce, o indicador apontado e a frase mágica pela qual todos ansiávamos:
-Duas fotografias e o Bilhete de Identidade.
Depoia a alegria imensa.O sonho ali à beira.
Era o Bentes.O Professor Bentes. O jogador genial de que apenas ouvíramos falar.O "rato atómico", senhor de um pé esquerdo fabuloso e de uma velocidade ímpar que fazia as delícias da malta adepta.
António de Deus Costa Matos Bentes de Oliveira estreou-se em 1945 e envergou a camisola da Associação Académica durante 15 épocas tendo efectuado 333 jogos oficias nos quais obteve 175 golos. Foi internacional A por 3 vezes o que,naquele tempo, era um feito extraordinário. Depois de uma carreira brilhante pendurou as chuteiras,em 1960.Depois enveredou pela carreira de treinador dos escalões jovens da Briosa, ao mesmo tempo que se dedicava ao seu outro mister: Professor Primário, assim se chamava.
Tive o imenso privilégio de o conhecer, de com ele conviver, de aprender e desenvolver, a pretexto da Académica, alguns dos valores que, orgulhosamente, me acompanham: amizade, solidariedade, companheirismo.
Afável, de trato exemplar, brilhante contador de estórias, extraordinário jogador de damas ( ficaram célebres e eram concorridissimas as partidas disputadas com o Mestre Fernando Vaz no edificio da Padre António Vieira ), o Professor Bentes tinha uma incomensurável paixão pela Associação Académica de Coimbra. E foi com este Homem profundamente bom que ganhei o prazer de acompanhar os escalões mais jovens,de ver os miúdos crescer , "vício" que, aliás, mantenho.
Acontece que, tratando-se de jogos da Académica, o meu primeiro olhar dirige-se invariavelmente para o banco dos suplentes, quiçá na esperança de o ver lá sentado, agarrado ao cigarro, a sublinhar com um sonoro " Bem " as jogadas mais vistosas.
Os tempos ,hoje,são radicalmente diferentes. Os nossos técnicos dos escalões de formação são, por certo, competentíssimos e daqui lhes desejo o maior sucesso, quer pessoal quer desportivo. Mas peço-lhes, encarecidamente, que persigam aquela dimensão humana que o Professor carregava consigo. Sempre.
Sobre o virtuosismo futebolistico do Professor Bentes a palavra vai direitinha, com a devida vénia, para o Poeta Manuel Alegre ( in Obra Poética - Coimbra Nunca Vista - Publicações D.Quixote ):
Balada do Bentes
Nem tudo era só bota de elástico
havia alguém capaz de alguns repentes
a fuga para a frente e o fantástico
a festa e a alegria.Havia o Bentes.
Ele fintava ele driblava ele ganhava
os jogos que ninguém nos consentia.
Era a Académica e a aventura era a palavra
que de súbito golo se fazia
quando corria pela esquerda e nos levava
nas jogadas da sua fantasia.
No tempo devagar ele era a pressa
trazia o imprevisto e o inesperado
um golo de pé esquerdo ou de cabeça
que virava o domingo e o resultado.
Ele avançava sem pedir licença
contra a rotina o tédio a vida anémica
era a ousadia e a diferença
ele era outra maneira-era a Académica.
Fosse o Porto o Sporting o Benfica
ele era o que rompia
de seus dribles nasciam as serpentes
como o poema o seu jogo não se explica
ele era a fantasia
ele era o Bentes.
O Bentes, o nosso querido Professor Bentes, que foi considerado o jogador do século pelo Núcleo de Veteranos da AAC, deixou-nos em Fevereiro de 2003.Ai que saudades.
ACADÉMICA,ACADÉMICA,ACADÉMICA,VAMOS AO GOLO MALTA!

A propósito da lesão de Hélder Barbosa

Como já afirmei em post's anteriores, a lesão de Hélder Barbosa foi, para quem viu, de arrepiar.
Estavam precisamente 26 pessoas a ver o treino, entre os quais três que podem, porque têm meios para isso, informar a opinião pública (neste caso a opinião pública Académica). Os meus amigos Tiago Almeida (Record) e Ricardo Sousa (DC). E eu próprio.

Qualquer um deles pode testemunhar o que dizíamos entre nós. " Isto não é nada. O campo está de tal forma impraticável, que daqui a pouco ainda alguém se aleija".
Assim mesmo!!!
Testemunho perante todos os Académicos, que o árbitro falou com os bancos das duas equipas a sugerir que o jogo acabasse. Iria fazê-lo mais minuto menos minuto. Por azar a lesão de Hélder aconteceu.
Acabou imediatamente o jogo.
Primeiro, Morgado, jogador do Pampilhosa não se portou bem, pois a sua entrada foi demasiado dura, algo que não se justificava por razões óbvias. O campo estar completamente alagado e ser um jogo de treino que estava a ser totalmente controlado pela Académica.
Depois foi o próprio Hélder que não se apercebeu da lesão. Caiu, fez as caras que todos os jogadores costumam fazer nestas situações, e só depois de olhar para o joelho desatou aos gritos a dizer que estava partido. Logo de seguida os seus colegas e adversários puseram as mãos à cabeça, ao olharem para um cenário Dantesco, em que a perna ficou, sem coordenação, de tal forma estava a rotula.
Tozé, meu amigo que estava em campo a defender as cores do Pampilhosa, disse-me imediatamente que Hélder tinha uma lesão gravíssima. Chegou a dizer-me que o "joelho estava ao contrário". Enervados, entre amigos, subiu-nos à cabeça algo que há muito não estava habituado. A sofrer sem que pudesse ser útil, ao ouvir os gritos de dor do atleta. As lágrimas chegaram-me aos olhos, ao ver alguém que horas antes me tinha estado a assinar uma camisola da Académica cheio de boa disposição, e confiança na equipa.

Fácil será arranjar culpados para tentar perceber o que se passou, Se Morgado não fica bem na fotografia - nada bem mesmo- não creio que tivesse o calculismo suficiente para atirar o jovem jogador da Briosa para o "estaleiro".
A haver culpados , que se culpem mutuamente os dois treinadores das equipas ao deixarem que este pseu-jogo continuasse. A Bola, acreditem, não rolava mais de um metro. Zonas haviam, em que nem sequer isso andavam. Era nessa altura que os treinadores, que já jogavam a 2ª parte, com um temporal ainda mais insistente do que na 1ª parte, deviam dar o jogo por terminado, como o Sr. àrbitro sugeriu. Não o quiseram. Ganharam uma perda imensa que pode constituir um obstáculo à carreira da Académica e principalmente à do Homem Hélder Barbosa. Ninguém põe em causa este tipo de jogos-treinos, a não ser que ponha em risco de físico ou até de vida os atletas. Foi o que aconteceu hoje, lamentavelmente. E para já, só podemos desejar as melhoras do Hélder, e que todos os seus colegas sintam a necessidade de o apoiar oferecendo-lhe viórias, e jogos de encantar, como ele tão bem sabe fazer.
É isso. Transformar um acidente numa típica atitude que ainda vai correndo em Coimbra que se chama solidariedade.
Assim, para a próxima, tenha-se em conta o estado do relvado e a mais valia de jogar com estas equipas, e o cuidado em expôr jogadores importantes em lutas muitas vezes desiguais, que podem ter consequências destas.

quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Última hora

O "Denúncias e Opiniões" soube que Hélder Barbosa deu entrada nos Hospitais da Universidade de Coimbra e que lhe foi diagnosticado uma fractura no tendão rotuliano (tal como tinhamos adiantado). Esta lesão é em tudo parecida com a que teve Jorge Andrade.
Soubemos também que o atleta vai ser operado no Porto, para onde já seguiu.

Hélder Barbosa com lesão gravíssima.

Foi arrepiante!!! Numa disputa de bola, num terreno absolutamente impraticável, Hélder Barbosa deve ter hipotecado a época, ao sofrer segundo os entendidos, ou uma fractura rotuliana (como Jorge Andrade) ou uma rotura de ligamentos cruzados no joelho.
A verdade é que todos os que assistiram (cerca de 26 pessoas) ao jogo, ouviram os gritos de dor de Barbosa, inclusivé o próprio a dizer que estava partido.
Tozé, ex jogador da Académica confidenciou-me que a rótula "estava ao contrário"...
O blog "Denúncias e Opiniões" deseja as rápidas melhoras para o jovem jogador, e lamenta a infelicidade.

Académica-2 Pampilhosa-0

A Académica ganhou hoje no jogo treino efectuado, sob um dilúvio terrível, no Luso ao Pampilhosa.
Num jogo sem história, para além da grave lesão de Hélder Barbosa, a Académica alinhou:

Pedro Roma
Sonkaya
Litos
Kaká
Lino
Brum
Pavlovic
Filipe Teixeira
Miguel Pedro
Dame
Nestor

Jogaram ainda: Douglas, Danilo, Paulo Sérgio, Vinha, Alexandre, Dionattan, Gelson, Piloto, Sarmento e Hélder Barbosa

Marcaram: Miguel Pedro e Vitor Vinha

Lobo em pele de cordeiro...*



Finalmente está agendada a Assembleia-Geral da AAC/OAF.

Uma Assembleia que urge realizar, não obstante estarem já transcorridos e ultrapassados pela negligência e pelo laxismo directivo (lamento mas não me ocorrem adjectivos mais simpáticos), todos os prazos estatutariamente definidos para efeitos de apresentação do Orçamento para o presente ano e do Relatório e Contas correspondente ao ano transacto.

Ora, apesar de tal realidade, a reunião magna, que ao que parece terá lugar no dia 30 de Novembro, não deixa porém de constituir uma boa oportunidade para que a Direcção explique aos associados a forma como vem gerindo a instituição e justifique as medidas tomadas, como democraticamente é exigido a quem é eleito e cumpre o respectivo mandato, no momento de prestar contas ao universo dos seus eleitores.

Claro que sabemos da pouca apetência do Sr. Engenheiro José Eduardo Simões para esclarecer determinadas matérias, podendo dar-se como exemplos a contratação de mais de seis dezenas e meia de jogadores desde 2003 para cá, os contornos e valores da venda do jogador Marcel ao Benfica, as sistemáticas saídas por alegados «problemas pessoais» de vários atletas, (sem que a Briosa seja ressarcida do investimento financeiro neles efectuado), ou a demora nas obras do Bolão, cuja conclusão foi pela primeira vez prometida (por um elenco de que o actual presidente fazia parte), para o início de Janeiro do ano de 2004 (…).

Obviamente que sabemos também que, regra geral, as Assembleias correm bem aos Corpos Sociais das instituições onde têm lugar, salvo em situações de completa excepcionalidade, o que nas circunstâncias actuais não parece previsível que ocorra.

Seja como for sempre será curioso verificar em quanto é que o passivo aumentou desta feita, ou que verbas estão inscritas nas rubricas correspondentes às transacções de atletas…

Curioso será também olhar a mesa do Conselho Fiscal e ter então a percepção de quem a ele presidirá na Assembleia-Geral, se é que o órgão aparece e atendendo ao facto de que a sua ausência não seria «caso virgem»…

Mas há uma coisa que atravessa transversalmente todas estas questões e todas estas curiosidades, por se ter tornado recorrente nas reuniões anteriormente realizadas: a Direcção e em particular o Sr. Presidente lidam com a crítica de uma maneira pouco elegante e demasiado crispada, trabalham e moldam a informação como instrumento de propaganda, confrontam com agressividade e tentam silenciar pelos meios disponíveis – mesmo que por interposta pessoa – os associados que legitimamente vêm às Assembleias expressar os seus pontos de vista de forma livre, democrática, sempre que estes são críticos ou que as suas palavras são desfavoráveis às posições oficiais do «establishment».

Ora é justamente isto que espero que não aconteça na próxima AG da Briosa!

Espero que a direcção responda, esclareça, informe, clarifique, independentemente da dureza e da incomodidade das críticas que lhe forem dirigidas e sem prejuízo do igualmente legítimo direito a defender-se, aduzindo argumentos que sustentem as suas políticas e as suas medidas.

É assim que deve ser em democracia! Na Académica, por maioria de razão, é assim que deve ser e ponto final!

Julgo pois que é altura do Engenheiro José Eduardo Simões entender isso mesmo até porque, como diz o povo na sua inigualável sapiência empírica, «quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele»…

E afinal de contas, ser interrogado pelos sócios da Briosa, sempre se afigura menos incómodo do que sê-lo noutras sedes e por outras razões, que não cumpe agora chamar à colação...

Para depois não dizerem que sou mauzinho...

posted by Fernando Pompeu at 7:48 AM


* Retirado com autorização do autor do blog "Briosa:sem comentários" do Dr. Fernando Pompeu

Apresentação da novas camisolas no Dolce Vita

Decorreu hoje, no Centro Comercial Dolce Vita a apresentação das novas camisolas oficiais da Académica. Seguiu-se uma sessão de autógrafos por parte dos jogadores Nuno Luís, Nestor Alvarez, Miguel Pedro e Hélder Barbosa.
A promoção do jogo com o Beira-Mar também se realizou, ofertando a TBZ um bilhete para o jogo, a quem adquirisse uma camisola.
Foi o meu caso. Só achei sinceramente o preço das mesmas altíssimo. 45 € é uma despesa que nem todos aqueles que estão interessados neste equipamento podem dispôr.

MP pede anulação do acordo de utilização do estádio*

O Ministério Público propôs ao Tribunal Administrativo que ordene a anulação do acordo de utilização do Estádio Cidade de Coimbra (ECC), celebrado entre a Câmara Municipal e a Académica/OAF, apurou o “Campeão”.
A iniciativa surgiu na sequência de uma acção a cargo da Inspecção-Geral de Finanças, cujos contornos já foram revelados pelo nosso Jornal a 22 de Dezembro de 2005. A IGF inclinou-se para a hipótese de o acordo de utilização configurar uma “prática ilegal”, tese corroborada pelo Ministério Público.
O presidente da Câmara, Carlos Encarnação, e um representante da TBZ declinaram ontem pronunciar-se sobre o assunto nesta fase. O “Campeão” também diligenciou para obter uma reacção da Académica/OAF, mas isso foi impossível até ao fecho desta edição.
Segundo apurámos, a Secretaria de Estado do Orçamento alegou falta de definição e de contratualização dos fins a que devem ser aplicadas as receitas provenientes da exploração / cessão de exploração de espaços do complexo municipal sem dedicação exclusiva à prática desportiva.
Ao aludir à verba de 2,5 milhões de euros paga anualmente pela TBZ à Académica/OAF, a mesma Secretaria de Estado entendeu que isso “parece representar uma forma indirecta” de a Câmara “subsidiar contratos” suportados pelo clube com o desporto profissional, o que violaria o espírito do Decreto-Lei 432/91.
Na Primavera de 2004, a Académica/OAF assumiu que o objectivo de entregar a gestão do ECC a uma entidade privada visava “garantir a estabilidade financeira” do clube.
Segundo a proposta apresentada pela Académica/OAF, as poupanças directas para a autarquia, foram estimadas em cerca de 2,1 milhões de euros. O antigo vereador Nuno Freitas chegou a calcular que os custos de manutenção do ECC possam rondar anualmente seis milhões de euros.
Na fase em que a IGF apresentou o projecto de relatório, o presidente da Câmara de Coimbra considerou que a celebração do acordo de utilização do ECC representou uma “consequência inevitável do incomportável impacto economico-financeiro (...) de uma qualquer solução que passasse por ser a autarquia a suportar os custos operacionais de gestão”.
Sem a Câmara possuir “vocação para definir planos agressivos de geração de receitas de infra-estruturas desportivas” e invocando a “situação específica” da Académica/OAF, Carlos Encarnação – que herdou de Manuel Machado a adesão ao Euro/2004 – concluiu que “qualquer solução de gestão do ECC teria de passar, necessariamente, por uma plataforma de entendimento e de cooperação” entre a edilidade e o clube.
Ao fazer notar que a Briosa rejeitou participar numa empresa municipal para gestão do Estádio Cidade de Coimbra, o autarca entendeu poder dizer-se que a Câmara se encontrava num “verdadeiro estado de necessidade quanto à exigência de encontrar uma solução que pudesse compatibilizar o seu interesse essencial” de supressão de custos operacionais “com o interesse público de dinamização da gestão de uma infra-estrutura desportiva”.

Briosa inevitável?

Apesar de invocar o “estado de necessidade”, Carlos Encarnação sublinhou estar a Câmara convicta de que os termos e condições do acordo salvaguardam o interesse público, “dele não decorrendo a atribuição de qualquer vantagem ilícita para a Académica/OAF”.
Para o edil, as “considerações tecidas no projecto de relatório são graves e injustas”, sendo, por isso, merecedoras de “frontal e enérgica contestação da Câmara Municipal de Coimbra”.
“Só a Académica/OAF estava em condições de celebrar com a Câmara um acordo que representasse para esta a desoneração de arcar com os custos de gestão do ECC por se tratar do único organismo que se encontrava em posição de alcançar as receitas previstas”, alegou então o autarca.
Carlos Encarnação assinalou, por outro lado, a falta de cumprimento em relação à CMC do compromisso assumido pelo Estado em matéria de bonificação de juros dos empréstimos concedidos aos clubes que construíram estádios para o Euro/2004.
Há dois anos e meio, o jurista Vital Moreira, antigo membro do Tribunal Constitucional, preconizou a abertura de concurso púbico para seleccionar a entidade habilitada para assumir a gestão do ECC depois de a Câmara ter deliberado proceder a ajuste directo com a Académica/OAF.
A edilidade julgou dispensável a realização de concurso com base num parecer de outro jurista, Pedro Gonçalves, em cuja opinião o clube é um “parceiro natural” para a celebração do acordo.
Vital Moreira expressou receio de que o “complicado esquema” inerente à proposta da Académica/OAF configure “mais uma imaginosa forma enviesada de financiamento de um clube de futebol, à margem das regras que disciplinam os subsídios públicos”.
“Neste negócio é manifesto que a primeira vítima é a transparência e a segunda, provavelmente, as finanças municipais”, alegou o antigo juiz do Tribunal Constitucional ao alertar para o risco de “questões de procedimento e de transparência poderem ser contornadas com «habilidades» contratuais mais ou menos criativas”.

* Notícia tirada do jornal "Campeão das Províncias" assinada por Rui Avelar

quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Olhem como ele era....



Foto 8. Painel da autoria de Augusto Mota, por trás de Artur Jorge, no Ninho dos Matulões, no Bairro Sousa Pinto em 1967. Painel pintado em Leiria, com tinta plástica sobre esferovite 2 X 3 m. Enviada por Augusto Mota.
Informações do ZÉ OLIVEIRA sobre o Artur Jorge em frente do meu painel

Foi em 1967, pouco depois da Queima.
Não tenho aqui em Leiria esse Magazine (devo tê-lo na casa dos meus falecidos pais, onde vou quase todos os sábados e poderei verificar se o tenho).
Mas tenho aqui um exemplar da Capa e Batina que aparece na foto ( fui eu quem desenhou o cartoon da capa e outras tretas no interior) e com esse elemento posso datar com alguma precisão a entrevista. Lembro-me perfeitamente que a revista Capa e Batina era recente. Aliás a capa é alusiva à Queima e no interior traz reportagem da Queima.

A entrevista (péssima!!!) foi feita na altura em que o Artur Jorge estava entre duas solicitações: O Sporting e o Benfica. E fugia de dar entrevistas. O diapositivo (de António Fagulha) foi feito uma ou duas semanas antes, e seguiu imediatamente para Lisboa, porque as capas eram impressas antes do miolo. E combinei com o Artur Jorge a entrevista para mais tarde, na esperança de que entretanto ficasse definido se ele ia para o Sporting ou para o Benfica, de modo a fazer disso o enfoque da entrevista.

Mas entretanto as guerras dos dois clubes começaram a aquecer e o Artur Jorge começou a evitar jornalistas.

...e eu enrascado, com a capa já impressa e a directora a mandar-me telegramas aflitos a pedir a entrevista. Fui colocar-me "policialmente" à porta do Ninho, até que tive a sorte de ver aparecer (a entrar) a namorada (com quem casou e de quem ficou viúvo poucos anos depois). E foi ela quem me safou da enrascada, pois comunicou-lhe o meu problema. E a "entrevista" fez-se minutos depois, num corredor da AAC, com a condição de eu não lhe falar da transferência dele para Lisboa.

Logo de seguida gatafunhei as respostas numas folhas que seguiram uma ou duas horas depois pela Rodoviária para Lisboa.

Abraço

* Foto e texto retirado do blog "Guitarra de Coimbra" do meu amigo Octávio Sérgio

Veteranos debatem Académica

O núcleo de veteranos da Académica reunirão dia 8 de Dezembro, para debater o futuro da Académica. Serão oradores Fausto Correia e Dias Loureiro.
Esta iniciativa poderá ser de importância decisiva, para o futuro da Instituição, já que muitos dos que estarão presentes, já de alguma forma manifestaram indignação pelo rumo que a nossa Briosa tem tomado.
Ao debaterem a Académica, poderão os nossos veteranos dar saída a uma possível candidatura à Presidência da Académica, coisa que veria com bons olhos.

AG começa mal...

Desloquei-me esta tarde à sede da Académica sita na Rua Infanta D. Maria, mais propriamente ao Pavilhão Eng. Jorge Anjinho, para ter acesso ao relatório e contas que irá ser apresentado à AG, no próximo dia 30. Estranhei o facto de ainda não estar à disposição dos sócios.
É que este documento tem muito que ler e estudar, não devendo ser na hora, que todos os que têm direito, irão debruçar-se sobre o assunto.
Há prazos a cumprir quanto a este ponto, e se já é tardiamente (muito tardiamente) que a AG foi marcada, ao menos dêem a possibilidade de os sócios irem bem documentados para não serem passados por parvos.
Haja honestidade!!!

Preservar valores


"Então, és Benfica ou Sporting?" Esta é ainda a pergunta da praxe que qualquer adulto formula a uma criança em qualquer contexto. Há muitos anos, em criança, quando me dirigiam esta questão, respondia, com muito orgulho, sou Académica. A reacção então era "Ah, isso somos todos, somos todos da Académica, o clube dos estudantes", mas, claro, que no fundo eram sempre ou do Benfica ou do Sporting. Este fenómeno passa-se ainda hoje, pelo menos aqui a duzentos quilómetros de Coimbra. Hoje, porém, a opinião generalizada é de que a Académica já não existe. Não passa de um clube igual a tantos outros. Evidentemente que fico triste e argumento que ainda persistem determinados valores. No entanto, tenho de reconhecer que, de facto, hoje não é, nem pode ser, a mesma Académica. Há já alguns anos que a Académica não aconsegue arrastar adeptos, sobretudo entre os jovens estudantes universitários que eram uma referência no apoio à Briosa.
E o que se passa bem perto de Coimbra, em Soure, onde, desde a infância, passo férias? O mesmo fenómeno. Na vila de Soure e mesmo no concelho existem talvez até mais benfiquistas por metro/quadrado do que no resto do país. A reacção, contudo, aqui é diferente quando afirmo que sou da Académica "Ah, esse é o clube mais importante do distrito, mas..." E a realidade é hoje, mais ou menos, esta no resto do distrito e na própria cidade de Coimbra.
Como cativar, então, novos adeptos? É, será, extremamente difícil que a Académica, esta Académica, consiga novamente ter simpatizantes por esse país fora. Será, assim, necessário, em minha opinião, atrair, em primeiro lugar, gente da região.
À partida, essa grande massa adepta dos chamados grandes são, desde logo, uma carta fora do baralho. Também me parece difícil conseguir atrair um número considerável de estudantes universitários da cidade, pois a maioria deles, há já agum tempo, desligou deste futebol cheio de vícios e jogos subterrâneos. Assim, penso que a chave do sucesso passará por conseguir criar novos adeptos entre a população estudantil do ensino básico e secundário da cidade e do distrito.
Esta tarefa implicaria fazer um levantamento desse universo e adoptar estratégias diversificadas. Por exemplo levar, com regularidade, às escolas jogadores da equipa sénior em acções concertadas com os conselhos directivos. Todos nós sabemos o fascínio que os craques exercem sobre os jovens. Organizar torneios escolares como forma de captar novos talentos para a formação e também novos adeptos. Isto, claro, em coordenação com o grupo de professores de Educação Física. Distribuir todos os domingos, e não esporadicamente, bilhetes gratuitos às crianças e adolescentes de determinada escola, o que só é feito uma ou duas vezes por ano. Estas são, obviamente, algumas entre muitas acções possíveis.
Evidentemente que para haja sucesso na captação de novos adeptos é fundamental que exista uma forte identidade dos jogadores séniores com a história, os valores desta centenária instituição e da própria cidade. Claro que isto pressupôe que os jogadores, sejam estrangeiros ou não, não cheguem ao clube num ano e saiam logo de seguida. A base do sucesso tem, necessariamente, que assentar num formação de qualidade, com boas condições físicas e humanas. Os jogadores jovens têm de, para além do apoio técnico, ter todo o apoio social com uma aposta forte no êxito escolar. Por outro lado, os jogadores da formação têm de olhar para os jogadores séniores como exemplos, como uma referência em termos profissionais e humanos. Têm ainda que sentir que a equipa sénior é, será sempre, uma porta aberta e não, como parece estar a acontecer, um «muro» à sua frente. Ou seja, para que haja sucesso terá, naturalmente, que se preservar valores. Teremos sempre que continuar a marcar a diferença.
Viva a Académica!

José Eduardo Rosa Vale Castro

É este o nome do atleta que durante quase duas décadas deu o que tinha, e por vezes não tinha, à Académica. Jogador da Briosa desde as escolinhas, fez um percurso notável, sendo capitão de TODAS as equipas da Académica, desde os iniciados, até aos séniores.
Não vou relembrar a sua saída no final da época passada. Ouviram-se, e leram-se quilos de folhas e Bites de comunicação.
Vou lembrar sim, o que alguns - felizmente poucos - despeitados, invejosos, mal intencionados e sobretudo desonestos, disseram do atleta e do Homem Zé Castro.
Fizeram passar a mentira que o Zé estava de passagem no Atlético de Madrid. Que seria emprestado para o Braga, de forma a Académica não receber um tostão da sua formação. Outros diziam que não passava do Atlético B, pois a sua qualidade era duvidosa.
Depois das experiências de João Pinto e Luís Filipe nesta equipa, o Zé, segundo os mesmos, não teria qualquer hipótese, fortíssima como era a equipa colchonera.
Para felicidade dele - jogador - e de todos os seus verdadeiros amigos, parece que as más linguas perderam o pio. O Zé tem jogado a titular, os adeptos Madrilenhos têm adorado as suas exibições, e o seu treinador apostado de forma clara na sua qualidade. A jogar desta forma (recordo que já marcou um golo) Zé Castro pode inclusivé, "voar" mais alto que não o Braga...
Como se costuma dizer, "pela boca morre o peixe", e neste caso há que dar não só os parabéns as Zé Castro, mas a todos que o ajudaram a formar como homem e atleta.
Parabéns amigo!!!