quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Um jogo para ganhar

A Académica desloca-se no próximo domingo a Braga, para disputar a 12ª jornada da Liga Bwin. Não é um jogo fácil, mais a mais, sabendo-se antecipadamente quem é o árbitro. No entanto, os pontos amealhados nas últimas três jornadas em casa, dão à Académica uma tranquilidade grande, já que o desespero de fazer pontos, não está na cabeça dos jogadores.
Sabe-se desde há muito, que uma equipa tranquila joga um futebol mais agradável, e neste momento é o que se passa na Briosa.
Manuel Machado conseguiu construir uma equipa, se não à sua imagem, parecida com o que queria. Sendo certo que os jogadores que tem, são isso mesmo...os jogadores que tem, a verdade é que já se pode falar numa equipa tipo. Se perdeu uma mais valia presume-se que para o resto do Campeonato - Hélder Barbosa - ganhou um jogador de qualidade indiscutível, que porventura não contava. Falo de Dame N'Doye, hoje em dia a grande coqueluche da Académica.
Com Filipe Teixeira a subir de forma a olhos vistos, o meio campo da Briosa sobe consideravelmente de produção obtendo mais formas de chegar à baliza contrária, e criando mais oportunidades de golo.
Na defesa, sector que até aqui dava alguma intranquilidade à equipa, certo é que já se encontrou a dupla de centrais. Kaká e Litos estão à priori, de pedra e cal, Nuno Luís sobe de forma, e Lino é adaptado a um semi defesa que ataca mais do que é normal, sendo o seu corredor cuidadosamente coberto ora por Kaká, ora pelo trinco que Manuel Machado indica.
O Sp. de Braga tem aspirações Europeias. Todavia esta pressão de ter pontos suficientes, para lutar por uma posição convicente na tabela classificativa, por vezes tira lucidez a determinadas equipas. E parece-me que o Braga ultimamente tem sido demasiado inconstante, o que poderá favorecer a nossa Académica.
Ao ter o quinto melhor ataque da Liga a Académica tem todas as condições para marcar um ou mais golos no Estádio dos Minhotos. Se a nossa defesa estiver como se espera, não será obviamente surpresa trazer-mos de lá uns três pontos que nos saberia a ouro sobre azul. É que na realidade estamos a apenas quatro pontos da Europa (meta prometida por José Eduardo Simões até 2009), que poderão ser menos se uma vitória acontecer tal como espero e desejo.
Força Académica. A Europa está por aí!!!