domingo, 26 de novembro de 2006

Académica-3 Beira-Mar-1

Em primeiro lugar dizer que foi um prazer ter visto o jogo ao lado do meu amigo João Ruas.
A Académica entrou mal. Com demasiados nervos, pareceu-me com poucas ideias a nível de construção de lances ofensivos, e com uma defesa sem acertar muito bem as marcações.
Resultado disso foi o golo dos Aveirenses, numa falha de marcação de Litos.
Depois, bem, depois foi o "show" Dame N'Doye.
A pautar o jogo, a distribuir, a driblar, e a marcar um golo magnífico.
A Briosa assentou o seu jogo com a seguinte estratégia. Quatro defesas, mas com Lino bem mais ofensivo do que Nuno Luís. Kaká fazia as dobras ao seu colega lateral esquerdo, o mesmo acontecendo, quando atacava, com Pavlovic. Este ao ver mais um amarelo por uma entrada a destempo, auto-limitou-se vindo a saír ao intervalo.
À frente dos defesas apareciam dois trincos. O inevitável Brum, e o Sérvio.
Dame ao meio, a apoiar o ponta de lança Gyano, Filipe Teixeira descaído para a esquerda, e Miguel Pedro na direita.
Depois de sofrer o golo, como que a Académica acordou. Um golo pleno de oportunidade conseguido por Litos num lance de bola parada -livre descaído do lado esquerdo marcado por Miguel Pedro- levou Briosa para um intervalo porventura moralizador e retemperador.
Ao entrar na 2ª parte os jogadores de Coimbra embalaram para uma exibição que considero como a melhor deste ano. Como já disse, Dame abriu o livro e fez "gato-sapato" dos cagaréus.
Filipe Teixeira, a subir cada vez mais de forma, acompanhou-o muito bem, o que por "arrasto" contagiou os restantes colegas.
O segundo e terceiro golo foram consequência da melhoria verificada, havendo períodos do jogo em que os adeptos gritavam "olés", tal era a forma como a equipa se exibia.
Resultado justíssimo, se bem que se poderiam marcar mais golos.