sábado, 30 de junho de 2007

Ultima Hora


O "Denuncias e Opiniões" acaba de ser informado, que a Direcção da Associação Académica de Coimbra-OAF, está a ponderar realizar o jogo do dia de 14 Julho , Académica-V.Guimarães "á porta fechada".
O jogo será realizado na Tocha ás 18horas...
Nota: Gostava que dessem a vossa opinião sobre este facto...

Noel-Williams

Nome:Gifton Noel-Williams
Idade: 27anos
Altura: 1.91cm
Peso: 87kg
clubes anteriores:
1996-2003
2003-2005
2005-2007
2006
2007-
Watford
Stoke City
Burnley
Brighton & Hove Albion (Empréstimo)
Real Murcia



Nota: Assinou em Janeiro pelo Murcia, fazendo 10 jogos, e marcando 4 golos...

Aí está, tal como prometido, a foto do jogador, que foi ontem discutido entre José Eduardo Simões e o empresário do jogador na cidade do Porto...

Notícias do dia

RECORD:

Vêm aí mais reforços
PROMESSA DE ANTÓNIO PRETO

O “vice” da Académica, António Preto, prometeu ontem “muitas novidades para o mês de Julho”. Manuel Machado continua à espera de um ou dois pontas-de-lança e é nos reforços para o centro do ataque que subsistem, nesta altura, as maiores dúvidas.

Entretanto, a apresentação oficial do plantel aos sócios e adeptos já tem data marcada: será no dia 24 de Julho, no Dolce Vita. Antes disso, já na segunda-feira de manhã, terá lugar uma primeira apresentação do novo grupo de trabalho aos jornalistas e que contará, garante Preto, “já com a grande maioria dos jogadores para a nova temporada”.

Vestidos a rigor

A Briosa celebrou ontem a assinatura de um protocolo com a empresa AMMA - Indústria de Confecções, SA, responsável pela “nova imagem do clube”. Entre outras iniciativas em vista, o melhor marcador/jogador ao longo da época será premiado com um fato de marca Carlo Viscontti.

------------------------------------------------------------------------------------------------

O JOGO:

Reforço de classe italiana

Pensou-se que era para dar a conhecer (ou assumir) mais algum reforço, mas afinal José Eduardo Simões, presidente da Académica, só chamou os jornalistas para lhes dizer que, a partir de agora, os jogadores vão vestir fatos da marca italiana Carlo Viscontti. De resto, José Eduardo Simões nem sequer apareceu na conferência de Imprensa – depois de a ter remarcado duas vezes, uma reunião na Liga reteve-o, ao que se soube –, deixando a divulgação do acordo por conta de António Preto, um dos vice-presidentes. Em cada jogo em casa, vai ser sorteado um fato para um sócio, o jogador que fizer o golo da vitória também ganha um e o que for, na altura, o melhor marcador fica com outro. Toda a gente bem vestida. António Preto, que disse que os fatos Carlo Viscontti vão trazer “mais auto-estima”, também confirmou as datas de apresentação – a 2 de Julho, esta segunda-feira, aos jornalistas e a 24, no Dolce Vita, aos sócios e aos adeptos – e agendou uma conferência de Imprensa, em que se vai falar sobre o defeso (e de reforços, inevitavelmente) para 12. O plantel, esse, já está quase fechado, faltando só um goleador – a não ser que, por estes dias, saia algum dos jogadores que têm mercado: N´Doye, Filipe Teixeira e Miguel Pedro, sobretudo.

------------------------------------------------------------------------------------------------

A BOLA:

ACADÉMICA equipa vai ter fatos novos - Imagem para o futuro

A Académica oficializou ontem a ligação à marca de vestuário Carlo Viscontti, representada por Carlos Andrade, que desenhará os fatos oficiais da equipa. «Todas as pessoas gostam de vestir bem e com certeza estes fatos vão aumentar a auto-estima dos jogadores», referiu o vice da Briosa, António Preto. Nos jogos realizados no Cidade de Coimbra será sorteado entre os sócios presentes, um fato daquela marca.

Ultima Hora


Chegou-nos agora a informação, que o Presidente da Associação Académica de Coimbra, José Eduardo Simões, esteve reunido com um emprésário de um ponta de lança na cidade do Porto...
NOTA:Mais lá para a tarde assim que me cheguem os dados ( foto e nome) publicarei os mesmos.

Meyong custa 6 milhões de Euros *

O Belenenses sondou, tal como a Académica o avançado Meyong, no sentido de saber as condições necessárias para garantir o concurso do avançado na nova época. Contudo, e apesar das boas relações entre os dois clubes, o interesse dos azuis esbarrou na intransigência do Presidente da Administração da equipa espanhola, Júlio Romero Salvador.
" O Meyong tem contrato connosco mas vamos tentar transferi-lo. Está à venda, mas só por um valor próximo dos 6 milhões de euros" explicou o dirigente que, por agora, recusa liminarmente um possível empréstimo:
" Empréstimo? Isso não! Para sair tem que ser vendido. O Belenenses? ATé agora nada, mas estamos sempre dispostos a ouvir e analisar uma proposta."
Por outro lado, Meyong já mostrou vontade de regressar a Portugal, com o intuito de jogar com maior regularidade - na última temporada participou em apenas 11 partidas, quatro dela a titular tendo apontado um golo.
Caso conseguísse mudar-se para o nosso país, o avançado camaronês daria, naturalmente preferência ao Belenenses.

Nota: Cai por terra a hipótese Meyong, referida noutros espaços.

* in " A BOLA"

Lukunku descartado

Falámos há pouco tempo na hipótese de Lukunku, jogador congolês, a jogar na Bélgica, poder vir a ser jogador da Académica. Foi, como dissemos na altura um jogador referenciado e visto pelos responsáveis da Briosa.
A edição de hoje do jornal "A Bola" aponta para o facto de ser um atleta incomportável a nível financeiro para as posses da Académica.
Duas coisas merecem a nossa atenção, e perdoem-nos a imodéstia:

1- O jogador esteve de facto na cogitações da Académica.
2- A crise financeira que grassa na Briosa, está cada vez mais à vista, não tendo hipóteses de competir com equipas mais folgadas materialmente.

Uma singela pergunta...

Que medidas de "coacção" estão a ser feitas, para que Gelson e Nestor saiam a todo o custo da Briosa?
Relembro, que Nestor tem contrato até 2009 e Gelson até 2008.
Um (Nestor) foi para férias sabendo que a vontade da Briosa era não contar com ele. No entanto, todos sabem que tem contrato.
Outro (Gelson) foi para férias tranquilo, não sabendo que a Académica não conta com ele, pois ninguém lhe disse nada.
Acham normal?

O plantel da Académica

Lembram-se deste post?

Nessa altura chamaram-me lunático, e diziam que as minhas fontes estavam erradas.
Depois disso, muitos atletas foram observados para a posição de ponta de lança.
Neste preciso momento, posso adiantar o seguinte:
- A defesa está fechada (Lira incluido) tal como dissera na altura
- O meio campo está fechado, ainda com a condicionante "Filipe Teixeira". Tiero vem colmatar a saída de Dame.
O ataque pode estar fechado!!!


Sim o ataque pode estar fechado. Soubemos hoje mesmo, que a Académica não consegue de forma nenhuma arranjar clube para Gelson e Nestor. Se assim for pode não vir mais nenhum ponta de lança. Gyano, Nestor e Gelson fariam a "tripla" de avançados centro para o ano desportivo que se aproxima.
Joeano continua a ser uma miragem. A Académica pretende o seu regresso, mas não a qualquer preço. Joeano só virá se for emprestado pelo Beitar, enas mesmas condições do ano passado. Se conseguir eventualmente rescindir com os Israelitas, a Académica fica "fora de jogo".
Um novo avançado só "existirá" se conseguirmos meter ou Gelson ou Nestor em qualquer clube, o que neste momento está muito difícil.
Para terminar, só para confirmar o que este blogue sempre anunciou como certo: Hélder Barbosa será jogador da Briosa.

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Conferência de Imprensa hoje às 18h

José Eduardo Simões, presidente da Académica/OAF dará hoje pelas 18h uma Conferência de Imprensa numa sala do Estádio Cidade de Coimbra.
O tema da dita conferência ainda não estará desvendado. Ao que sabemos, terá a ver com o financiamento do estágio da equipa profissional na Tocha, que terá 50% da responsabilidade da empresa concessionária do Bar da Associação da Académica, "In Tocha".
No entanto, podemos dizer que o presidente vai ser confrontado com algumas questões, por parte dos jornalistas, nomeadamente no que concerne ao jogo amigável com o Guimarães, e algumas contratações.
O "Denúncias" espera dar em directo aos seus leitores, o conteúdo da Conferência de Imprensa. Esteja atento.

Nota: Esta Conferência de Imprensa está a ser adiada hora a hora. É uma clara falta de respeito por todos os profissionais da comunicação social. O Sr. Presidente ao que parece, está no Porto.
Se não tinha a certeza da hora a que podia chegar, não a marcava. Se eu fosse jornalista, o Eng. ficava a falar sozinho...ai isso ficava...
É por estas e por outras que...

Ora muito bem. Começou finalmente a conferência de imprensa, sem José Eduardo Simões...

António Preto anuncia a futura ligação entre a Académica e a marca que vai vestir a equipa da Briosa. Essa marca é "Carlos Visconti", uma marca de fatos. É uma nova imagem da Académica.
Em todos os jogos em casa, será sorteado um fato para um número de sócio, outro fato para o marcador do golo da vitória e outro para o goleador da Briosa.

“O objectivo é que a Académica tenha um novo visual, uma nova imagem. Associamo-nos a uma instituição que tem uma importância relevante no futebol português”, salientou Carlos Andrade, presidente do Conselho de Administração da empresa AMMA, que comercializa a Carlo Viscontti.
Por sua vez, o vice-presidente para a área do futebol da Briosa, António Preto, afirmou sentir-se muito honrado e defendeu que os novos fatos “irão aumentar a auto-estima dos jogadores”.


Datas de apresentação:

Dia 2 de Julho-
Apresentação da equipa aos jornalistas, no ECC.
Dia 12 de Julho -
Debate, em conferência de imprensa, sobre contratações, problemáticas do defeso, etc...
Dia 24 de Julho-
Apresentação aos sócios no Dolce Vitta.

Genial!!!

ESTUDAR PRA QUÊ????


"EU PEGUEI A BOLA NO MEIO DE CAMPO E FUI FONDO, FUI FONDO, FUI FONDO E CHUTEI PRO GOL"
(Jardel, ex- jogador do Vasco e Grêmio, ao relatar ao repórter o gol que tinha feito)



"A BOLA IA INDO, INDO, INDO.. E IU !!!"

(Paulo Nunes, comentando um gol que marcou quando jogava no Palmeiras)



"TENHO O MAIOR ORGULHO DE JOGAR NA TERRA ONDE CRISTO NASCEU"

(Claudiomiro, ex-meia do Inter de Porto Alegre, ao chegar em Belém do Pará para disputar uma partida contra o Paysandu, pelo
Brasileirão de 72)


"NEM QUE EU TIVESSE DOIS PULMÕES EU ALCANÇAVA ESSA BOLA"

(Bradock, amigo de Romário, reclamando de um passe longo)



"NO MÉXICO QUE É BOM. LÁ, A GENTE RECEBE SEMANALMENTE DE 15 EM 15 DIAS"

(Ferreira, ex-ponta esquerda do Santos)



"QUANDO O JOGO ESTÁ A MIL, MINHA NAFTALINA SOBE"

(Jardel, ex-atacante do Vasco, Grêmio e da Seleção, hoje no Porto de Portugal)



"CLÁSSICO É CLÁSSICO E VICE-VERSA"

(Jardel)


"O MEU CLUBE ESTAVA À BEIRA DO PRECIPÍCIO, MAS TOMOU A DECISÃO CORRETA DEU UM PASSO À FRENTE"

(João Pinto, jogador do Benfica de Portugal)

"A MOTO EU VOU VENDER E O RÁDIO EU VOU DAR PARA MINHA AVÓ"

(Biro Biro, ex-jogador do Corinthians,! ao responder a um repórter o que iria fazer com o "Motoradio" que ganhou como melhor
jogador da partida)



"EU DISCONCORDO COM O QUE VOCÊ DISSE"

(Vladimir, ex-meia do Corinthians, em uma entrevista à Rádio Record)



"NA BAHIA É TODO MUNDO MUITO SIMPÁTICO. É UM POVO MUITO HOSPITALAR"

(Zanata, baiano, ex-lateral do Fluminense, ao comentar sobre a hospitalidade do povo baiano)



"JOGADOR TEM QUE SER COMPLETO COMO O PATO, QUE É UM BICHO AQUÁTICO E GRAMÁTICO"

(Vicente M atheus, eterno presidente do Corinthians)



"O DIFÍCIL, COMO VOCÊS SABEM, NÃO É FÁCIL"

(Vicente Matheus)


"HAJA O QUE HAJAR, O CORINTHIANS VAI SER CAMPEÃO"

(Vicente Matheus)



"SE ENTRA NA CHUVA PARA SE QUEIMAR"

(Vicente Matheus)



"O MAIOR GENERAL DA FRANÇA É O GENERAL ELETRIC"

(Vicente Matheus, ao responder uma pergunta dos franceses que queriam comprar Sócrates)


"O SÓCRATES É INVENDÁVEL, INEGOCIÁVEL E IMPRESTÁVEL
"

(Vicente Matheus, ao recusar a oferta dos franceses)



"NÃO TEM OUTRA, TEMOS QUE JOGAR COM ESSA MESMA"

(Reinaldo, do Atlético, ao responder a pergunta do repórter se ele ia jogar com aquela chuva)




Agora compare o seu salário com o deles.....E CHORE!

Prémio de sonho...

O "Denuncias&Opiniões" decidiu fazer um jogo de apostas legais, para saber que será o primeiro adversário da Académica, na Liga Bwin.
Para isso, bastará que os leitores deixem na caixa de comentários a sua aposta, tendo que dizer, se o jogo é em casa ou fora.
Para identificar o vencedor (que será o 1º que dê a resposta certa), devem os apostadores enviar o seu mail, para denunciaseopinioes@gmail.com, com o respectivo nick.

O vencedor deste concurso terá como prémio uma camisola oficial da Académica.
Força nas apostas.

Noticias do dia

O JOGO:

Expectativa por Joeano:

Joeano tem ordens para se apresentar em Jerusalém, mas a Académica não perdeu a expectativa de conseguir o seu regresso, por empréstimo do Beitar. A precisar de um avançado, o clube de Coimbra prefere um conhecido do que arriscar (mais) um tiro no escuro. Como o treinador do Beitar é o mesmo que, desde a sua chegada ao clube, praticamente não o utilizou, o brasileiro não se importa de ficar por Coimbra. Mas só se os israelitas aceitarem emprestá-lo é que a Briosa tem a possibilidade de o incluir no plantel. Já em caso de rescisão – o contrato de Joeano ainda se estende por mais duas épocas, é crível (e normal) que a lista de clubes interessados cresça consideravelmente, também a um nível financeiro que a Académica não é capaz de atingir. Joeano é um jogador querido em Coimbra e já mostrou, várias vezes, que é um ponta-de-lança eficaz, à altura do que os dirigentes – e os adeptos – querem na próxima temporada. Objectivos que, à partida, são um dos temas da conferência de Imprensa que José Eduardo Simões, presidente do clube, agendou para esta tarde (às 17h00), no Estádio Cidade de Coimbra. Os reforços, entre os que já vieram e os que faltam vir, talvez possam ser outros.

------------------------------------------------------------------------------------------------

A BOLA

sporting procura colocação - André Marques oferecido

André Marques foi recentemente oferecido à Académica pelo Sporting, no sentido de Manuel Machado colmatar a vaga que tem no lado esquerdo da defesa. O treinador está a analisar a situação, mas não é certo que opte pelo jogador que na época passada representou o Olivais e Moscavide (Liga de Honra), pois tem outras opções no estrangeiro.

Recorde-se que já no defeso de 2006/07, o clube de Alvalade tentou colocar o jovem em Coimbra, mas em vão. Neste momento, André Marques encontra-se concentrado na Selecção Nacional de sub-20, que vai competir no Mundial, no Canadá.

Em relação a saídas, ainda é possível vender Filipe Teixeira, pois o interesse do Panathinaikos mantém-se. Resta saber se os gregos avançam com uma proposta.

----------------------------------------------------------------------------------------------

RECORD:

Tiero: «Equipa pode lutar por lugar na UEFA»
PASSOU POR DOIS CLUBES NA LIGA SEM JOGAR

Tiero pode, finalmente, disputar o primeiro jogo oficial na próxima edição da Liga, depois de ter chegado a acordo para representar a Académica nas próximas três temporadas, apesar de já ter passado pelo V. Guimarães e Naval. Contudo, nestes clubes limitou-se apenas aos treinos e a participar em jogos particulares.

“A Académica é um bom clube, tem jogadores de qualidade, e pode lutar por um lugar de acesso à Taça UEFA”, afirma o médio-ofensivo, que ainda está a passar férias no Gana, seu país de origem.

Tiero está mais optimista após momentos de tristeza vividos em Guimarães e Figueira da Foz: “Em Guimarães, faltou acordo entre com o Asante Kotoko e na Naval havia excesso de estrangeiros”, explica o atleta, que, na primeira época em Portugal, foi operado, devido a uma fissura num dedo do pé esquerdo.

Apesar de apenas nunca ter sido observado em jogos oficiais o atleta conseguiu mostrar qualidades: “Sei que as pessoas têm gostado do meu trabalho”, reconhece Tiero, entre sorrisos.
grandes na mira. Tiero, compatriota e amigo pessoal de Moses (E. Amadora), admite que gostaria de jogar no Benfica, FC Porto ou Sporting: “Quero jogar na Académica e chegar depois a um clube do topo.”

Descubra as diferenças...

Roberto Brum

"Espero ganhar dois títulos"

É mais um testemunho insuspeito sobre os objectivos do Braga. Prestes a embarcar no avião para se apresentar ao serviço, Roberto Brum garante que o Braga será fortíssimo na nova temporada, disposto a ombrear com os três grandes

PEDRO ROCHA


Falar de trabalho é para muitos um tema tabu quando vigora o ócio. Com Roberto Brum, verifica-se precisamente o inverso. Enquanto queima os últimos cartuchos das suas férias no Rio de Janeiro, Roberto Brum até sorri de satisfação quando lhe falam do Braga e na proximidade dos treinos da pré-época. Entusiasmado com o seu novo clube, o médio brasileiro entende que passará a jogar num dos "grandes" do futebol português e garante partilhar dos mesmos objectivos traçados pelo Braga: conquistar títulos.

"Será muito gratificante. Quando rescindi com a Académica, apareceram várias propostas, mas decidi pelo Braga, porque o seu presidente António Salvador me falou de objectivos elevados. Querem brigar de igual para igual com o FC Porto, Sporting e Benfica em termos de conquistas e, por isso, estão a fazer um grande time. Eu julgo que até já atingiram o nível desses clubes", considerou. Certo de que tomou a melhor opção ao assinar pelos minhotos, Brum acha que estão finalmente reunidas as condições para reactivar a sua média pessoal (um título por época), depois de ter vivido três anos em Coimbra sem nada ganhar. "Por isso, terei de ganhar dois títulos este ano. Todos lutaremos para isso, pois o Braga possui muitos jogadores vencedores, como o João Pinto, que já está acostumado a ganhar títulos", exemplificou.

Orgulhoso por poder juntar-se a um grupo forte, constituído por jogadores de "grande craveira" internacional, Roberto Brum não estabelece qualquer limite para a sua nova equipa e, nesse sentido, fala de um possível apuramento para a Liga dos Campeões, meta inédita na história do clube, como algo mais do que exequível. "Com certeza que será possível. Na vida temos de pensar em evoluir sempre", argumentou, rotulando de "audacioso" o tal projecto que lhe foi apresentado antes de assinar um compromisso válido por três épocas. "Qualquer jogador fica super-estimulado. Ambicionamos com voos muitos altos, com a Liga dos Campeões e até com a conquista do título, o nosso objectivo é conquistar o títulos, o que será óptimo, porque eu também quero aumentar a minha sala de troféus", gracejou.

A sede de vencer, de coleccionar mais medalhas, foi despertada, curiosamente, enquanto assistia à final da Copa do Brasil, vencida precisamente pelo Fluminense, o seu primeiro clube, frente ao Figueirense. "Quando vi os jogadores comemorando, bateu logo uma saudade enorme de ganhar. O Lenny também lá estava e jogou", contou. Actualizado sobre as entradas e saídas, o médio-defensivo acha que o seu novo clube está no caminho certo. "Têm contratado bons jogadores e mantiveram a base da equipa", justificou.

In "Jogo"


------------------------------------------------------------------------------------------------

O SENHOR EMIDIO, VERDADEIRO ARTISTA...

Roberto Brum chega pela mão de Emídio Mendes ao Braga graças a uma curiosa aproximação do empresário Emídio Mendes, ligado aos ramos da construção civil e hoteleira , à SAD dos minhotos. Investidor nos últimos anos na Académica e Leiria, onde foi colocando vários jogadores, o proprietário do Hotel Riviera, em Carcavelos, viu no clube nortenho um excelente ponto de partida para concretizar bons negócios futuros e o seu primeiro contributo foi a cedência do médio-defensivo brasileiro, um jogador pouco acessível do ponto de vista financeiro, depois de ter acordado com a Briosa a rescisão do seu contrato, que era válido por mais um ano. Numa operação-relâmpago feita na semana passada, Roberto Brum viajou até Braga para assinar um compromisso válido por duas temporadas, mas o dono do seu passe continuará a ser Emídio Mendes, que pagou 700 mil dólares ao Curitiba há quatro anos, antes de o colocar na Académica, precisamente nos mesmos moldes. CURIOSO COMPORTAMENTO ... E AS NOSSAS ENTIDADES JURIDICO/POLICIAIS DE QUE ESTÃO À ESPERA PARA ACTUAR »

In "Beirabeira" , por Braga da Cruz

Ultima Hora

O “Denúncias e Opiniões”, está em condições de avançar em 1ª mão, que a empresa "In Tocha", concessionária do bar da Associação Académica de Coimbra, vai comparticipar em 50 por cento o estágio de pré-época da Académica, de 10 a 19 de Julho, no Complexo Desportivo da Tocha. Esta parceria decorre do facto de a empresa, gerida por Mário Santos e Tomás Ramalho, estar ligada à academia e de ter sede social na Tocha.

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Boas noites

É com enorme gosto que vou iniciar hoje uma colaboração mais activa no blog do amigo Mário…
Tenho 20 anos, estudo na Faculdade de Economia, e como disse o Mário, sou um jovem que vive a académica todos os dias…
Não tive a sorte como muitos, de ir ver a minha Briosa aos 5/6 anos…Vivi muito tempo fora de Coimbra, mas quando regressei, ninguém me parou…Ainda me lembro a primeira vez que fui ao antigo calhabé: num Académica-Freamunde… azar do caraças, perdemos 1-0…
Foi uma sensação espectacular ir ver o meu clube pela primeira vez ao vivo…Com esta idade, já passei por momentos memoráveis: desde subida á primeira liga, e as manutenções todos os anos…
O trabalho que tem sido feito no “Denúncias e Opiniões”, tem sido incrível, e só espero poder colaborar para se possível, ainda melhorar…
Saudações Briosas

Nova contratação

Saiu a Joana Pascoal, por motivos de ordem profissional, e entra José Miguel Sobral.
É conhecido nos meios Académicos por ze, e já era comentador mais do que conhecido neste blogue.
É um jovem que vive a Académica como poucos e dentro de momentos fará a sua apresentação.

Presidente da Académica defende proposta do Boavista

Coimbra, 28 Jun - O presidente da Académica defendeu hoje a proposta do Boavista que prevê o aumento de 16 para 18 clubes nas Ligas profissionais (um clube a descer e três a subirem de divisão), com efeitos a partir da próxima temporada 2008/2009.
"Não é novidade nenhuma. Já tínhamos defendido isso antes da redução do número de clubes. Fomos sempre frontalmente contra o actual modelo de 16 clubes, que só beneficia os grandes e a selecção nacional.Oresto é mau para todos", salientou aos jornalistas o presidente academista.
José Eduardo Simões defendeu ainda que a Académica foi "o único clube a pregar no deserto", mas que o futuro lhe deu razão.

Nova votação no "Denúncias"

Desta vez sobre o sócio do ano, o Denúncias continua na senda das boas iniciativas, que têm como finalidade juntar ainda mais a blogosfera Briosa.

Mais uma vez, a regra é a mesma: um voto apenas por pessoa.

Para quem não conseguir visualizar a sondagem em questão, pode fazer o download do Macromedia Flash aqui.

Lito: «Assinei por dois anos»

O avançado cabo-verdiano Lito, ex-Naval, assinou hoje contrato válido por dois anos com a Briosa, revelou o jogador à Lusa.

"Assinei por dois anos, mas vou apresentar-me apenas no dia 9 de Julho, pois estive ao serviço da selecção do meu país, daí esta semana mais de férias", revelou Lito.

O avançado, de 32 anos, veio da Naval onde alinhou na última época, tendo vestido antes as camisolas do Moreirense, Maia, Imortal, Espinho e Fafe.

O internacional cabo-verdiano vai juntar-se ao médio ofensivo ganês Tiero que ontem foi confirmado como reforço dos estudantes.

Texto de Paulo Martins*

Falar de Luis Santarino é falar do irmão mais velho. Como tal é fácil.
Tanto mais quando os valores íntimos são comuns, os pensamentos rebeldes e as atitudes muitas vezes impulsivas. Afinal, o normal desenlace somático de quem prima pela solidariedade, frontalidade e lealdade. Quando se luta por estas, muitas vezes surgem os damócles apontadores, aqueles que estando no seu bornal tudo criticam e nada fazem. É o eterno deleite do poder de baixar o polegar.
Eu, até porque faço o género, sempre aprendi a admirar os empreendedores, os fazedores de ideias, os que dão a cara.
Não se discute se se tem ou não a razão. Mas discute-se.
O Luis Santarino nunca ficou a ver a banda passar sem tentar dela fazer parte. É um dos últimos puro sangue da rebeldia coimbrã, um homem da tertúlia e do companheirismo.
Por isso o admiro muito estando ou não em consonância com algumas das suas posições.
Amigo Luís, como sabes é com alegria que escrevo sobre ti. Aceita pois este incondicional e genuíno abraço e escuta o tema "vozes ao alto" do incomparável Fernando Lopes Graça.

* Paulo Martins, é o conhecido "Paulão", filho do eterno Prof. Alberto Martins, figura de vulto da cidade e do desporto de Coimbra.
Este texto pode ser lido em http://www.tatebitate.blogspot.com/

Sorteio dos campeonatos e Taça da Liga em simultâneo

O sorteio dos campeonatos da Liga e da Honra e da Taça da Liga vai realizar-se no próximo dia 12 de Julho, às 18.30 horas, num hotel de Oeiras.

Recorde-se que o arranque das competições está agendado para 19 de Agosto.

Tiero na 1ª pessoa *

Tiero pode, finalmente, disputar o primeiro jogo oficial na próxima edição da Liga, depois de ter chegado a acordo para representar a Académica nas próximas três temporadas, apesar de já ter passado pelo V. Guimarães e Naval. Contudo, nestes clubes limitou-se apenas aos treinos e a participar em jogos particulares.

“A Académica é um bom clube, tem jogadores de qualidade, e pode lutar por um lugar de acesso à Taça UEFA”, afirma o médio-ofensivo, que ainda está a passar férias no Gana, seu país de origem.

Tiero está mais optimista após momentos de tristeza vividos em Guimarães e Figueira da Foz: “Em Guimarães, faltou acordo entre com o Asante Kotoko e na Naval havia excesso de estrangeiros”, explica o atleta, que, na primeira época em Portugal, foi operado, devido a uma fissura num dedo do pé esquerdo.

Apesar de apenas nunca ter sido observado em jogos oficiais o atleta conseguiu mostrar qualidades: “Sei que as pessoas têm gostado do meu trabalho”, reconhece Tiero, entre sorrisos.
O atleta tem os grandes clubes na mira. Tiero, compatriota e amigo pessoal de Moses (E. Amadora), admite que gostaria de jogar no Benfica, FC Porto ou Sporting: “Quero jogar na Académica e chegar depois a um clube do topo.”

* In Record

Notícias da Imprensa desportiva

"Uma das hipóteses neste momento é o japonês Kenji Fukuda, do Numância, da II Liga espanhola. O empresário do jogador, Miguel Campos, relevou ao Maisfutebol que esta «é uma das possibilidades em cima da mesa» dos responsáveis da Académica, que terão «apreciado bastante» as qualidades do avançado nipónico."

In "Mais Futebol"


Japonês Fukuda entre as opções de ataque

LUÍS PENA VIEGAS


A Académica tem em aberto a possibilidade de contratar um avançado japonês, de seu nome Kenji Fukuda, actualmente a jogar no Numancia – foi 8.º na segunda divisão espanhola –, com a certeza de que se o fizer mesmo não é só para vender camisolas, atendendo a que os seus números (os mais recentes, sobretudo) são bons e atractivos: dez golos na época passada, num campeonato bem competitivo. Internacional pelas selecções jovens japonesas, Fukuda, que tem 29 anos, já representou os seguintes clubes: Nagoya Grampus Eight, FC Tóquio e Vegalta Sendai (no seu país), Guarani (Paraguai), Pachuca e Irapuato (México) e Castellon (Espanha, também da segunda divisão local).

É um jogador conhecido – muito, até – no país do Sol Nascente, por ter feito parte de uma das melhores gerações de futebolistas nipónicos. Aliás, o Castellon e o Numancia aproveitaram comercialmente a sua reputação, vendendo todo o tipo de merchandising, em quantidade significativa, aos adeptos japoneses. Fukuda tem, no entanto, a concorrência de outros pontas-de-lança, num conjunto de nomes que os dirigentes da Académica (ainda) estão a ver, com o objectivo de juntar os dois bês: bom e barato, o mais possível. Quase certa, ainda que por confirmar, é a contratação do médio-centro ganês Tiero, ex-Asante Kotoko, que anteriormente já foi quase-reforço do Guimarães e da Naval.


In Jogo


Nota: Só para dizer que de facto as minhas fontes estavam certas. Aliás já não há necessidade de a omitir. Quem me deu a informação foi precisamente o empresário, Miguel Campos. E só o digo agora, pois ele deu a cara, no "MaisFutebol"

Nestor pode ficar!!! *

Contrariamente àquilo que estava previsto, Nestor Alvarez deve permanecer no plantel dos “capas negras”. O ponta-de-lança colombiano, em 2006/ /2007, esteve longe de convencer (marcou por duas vezes, no Dragão e no Restelo) e chegou-lhe mesmo a ser comunicada a dispensa.
No entanto, ultrapassados os problemas familiares, o jogador quer ter uma nova oportunidade e provar a Manuel Machado que pode ser uma boa opção para ponta-de-lança.
De qualquer modo, a continuidade do sul-americano para além de Gyano, não é obstáculo à vinda de mais um atleta para essa zona do terreno, que tanto pode ser Joeano ou um avançado estrangeiro que a direcção estudantil terá na mira.

* in Diário de Coimbra

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Infelizmente...

É um título triste. É uma notícia que põe todos os Académicos com alguma mágoa.
É a primeira vez que vou fazer isto. Mas não ficava bem com a minha consciência se não o fizesse.
Não quero "tricas" com ninguém, muito menos com os meus amigos. Mas tenho que dizer isto aos nossos leitores, a bem da verdade.
Não duvido, nem por um segundo, da seriedade dos outros blogues Académicos. Longe disso. As fontes é que por vezes nos falham.
Vem isto a propósito de uma notícia dos nossos amigos "Pardalitos", que dão como certo Joeano na equipa da Académica, no próximo ano desportivo.
Pedi essa confirmação a algumas pessoas. Até que...recebi agora mesmo uma sms de um amigo raro.

Reza assim:

" O "......." diz que não tem a mínima ideia que seja verdade."

Ora bem, este "..." é só um dos máximos responsáveis pela Académica...

O que este blogue pode e deve dizer, é o seguinte:
Joeano poderá eventualmente ser de novo emprestado à Académica. Mas está muito difícil a viabilidade desse cenário.

Foto do Avançado

Kenji FUKUDA

Aqui está, tal como prometido, a foto do jogador como já foi avançado pelo Mário. Joga na 2ª Divisão espanhola.

Última hora

Chegou-me agora um telefonema de um amigo, que está dentro da "mecânica" dos bastidores do futebol, que me confirma o seguinte:
A direcção da Académica e o seu treinador, têm um vídeo (entre outros) de um avançado que joga no Campeonato da 2ª divisão espanhola, e que interessará à Académica. Esta hipótese é muito forte, já que tanto o treinador como a direcção gostaram, e muito, do que viram.
Assim que me cheguem os dados ( foto e nome) publicarei os mesmos.

Nota: Chegou-me agora (17.45h) o nome. A foto ainda não. Porei as duas juntas. Posso dizer que nunca ouvi falar deste...

Tiero está confirmado!!!

O médio ofensivo Tiero está confirmado na Académica. Esta é uma excelente notícia, já que o jogador Ganês confirmou isso mesmo, e a duração do contrato será de três anos.
Nos últimos seis meses Tiero jogou no Asante Tokoko, sa 1ª divisão Ganesa.
O jogador chega a Coimbra na próxima semana.

Nota: na altura que dei esta notícia (semana passada), ainda não estava confirmado o acordo. Tive uma reacção normal, para quem conhecia um pouco da história deste atleta.
Ao que sei, o atleta vem determinado a singrar no futebol europeu de uma vez por todas, o que constituirá uma enorme "mais valia" para a equipa da Briosa.
É um jogador com um talento muito acima da média, e foi disputado por grandes clubes europeus.
Vindo, como parece, de cabeça limpa, irá ser uma delicia para a nossa vista ver o futebol do Ganês.
Dame, irá ser rapidamente esquecido.
Sê bem-vindo campeão!!!

João Guerra muito proximo de assinar pela Académica


"João Guerra muito próximo de assinar pela Académica

Segundo informa hoje o Site Marinha Grande Desporto, João Guerra, internacional sub-16, guarda-redes da equipa do Sport Lisboa e Marinha está a um pequeno passo de assinar contrato com a equipa da Académica de Coimbra. Quando tudo indicava que o futuro de João Guerra passaria pelo S.L.Benfica, as condições oferecidas pelo clube da Luz não agradaram e assim estará por breves dias a assinatura de João Guerra pela Académica."

In Futebol Distrital de Leiria (clique no link para ver o artigo)

Voz aos leitores

Não é inédito, nem pretende ser.
Queremos essencialmente que os leitores deste blogue, tenham voz, não só na caixa de comentários, mas também em post.
O que deverá ser feito para que tal aconteça?
Mande um texto para denunciaseopinioes@gmail.com e verá o seu texto publicado aqui na página principal.
Escolha um texto, um tema, e provoque a discussão salutar.
Ah!!! A identificação de quem escreve o texto é necessária e obrigatória.
Vamos a isso malta!

Cinquenta mil contos???

Soube que a Académica, tem mensalmente, obrigações bancárias na ordem dos 250 mil euros.
Como é possível uma coisa destas? Que obrigações são estas? Está na hora do Dr. Gonçalo Capitão de uma vez por todas, falar sobre o assunto, e esclarecer os sócios.
Terá sido por isso que sucessivos presidentes do Conselho Fiscal se demitiram?
Queremos a verdade e a verdade!!!

Últimas da Académica

- Lito, assinará amanhã contrato por dois anos com a Académica.
- Ao contrário do que se tem dito, a Académica irá ter não um, mas dois pontas de lança.
- Caso ninguém saia (casos de Teixeira, Miguel Pedro ou Ousmane), o meio-campo estará preenchido com os atletas Ivanildo e Hélder Barbosa. Se alguém sair deste sector a Académica reforçar-se-á, preenchendo uma ou mais lacunas.
Mas tal como eu disse há algum tempo, se Filipe ficar até sexta-feira, muito dificilmente sairá até Dezembro.

Para já são as últimas. Continuem atentos ao vosso blogue.

terça-feira, 26 de junho de 2007

Paulo Adriano na Roménia

O ex-capitão da Académica, Paulo Adriano, vai representar uma equipa romena. O atleta partirá já depois de amanhã para este país, depois de uma experiência pouco consistente no Chipre e no Guimarães.
Muitas felicidades, Paulo!!!

Fale com o treinador!!!

Iniciativa inédita


O blog "Denúncias&Opiniões" vai ser o primeiro a fazer uma iniciativa, que considero inédita,e ao vivo.
Tendo como nosso colaborador o treinador Manuel Silva, desafiamos todos os leitores a fazerem-lhe perguntas em directo ( na caixa de comentários), que a partir das 21.30h ele responderá também em directo, na mesma caixa.
Pede-me ele que se cinjam a questões técnico-tácticas, e relacionadas somente com o jogo propriamente dito.
Podem então começar a fazer as perguntas, ou então esperar até à hora combinada. Ele estará com vocês em directo.

P.S. - Por uma questão de organização, todos os comentários que não sejam perguntas ao Manuel Silva (ou que sejam perguntas respondidas e colocadas entretanto no post), serão eliminados.

(Ultra MN - 79) Se o senhor fosse treinador no jogo treino Academica-Guimararaes, em julho, preferia jogar sob uma chuvada de pedras no campo, ou preferia que nao houvesse jogo! A melhor tactica seria nao entrar em campo, certo?

Manuel Silva - Por mim o jogo não se realizaria ...


(Mi9uel) - Pedro Roma ou Ricardo?
- Será bom ter 3 Gr's do mesmo nível a competir por um lugar e saber que 2 vão ficar insatisfeitos por jogar ou pensa que ter 2+1 (ex: Roma/Ricardo + 1 GR dos júniores)
- MC composto por 3 elementos mais de combate (ex: Paulo Sérgio, Milos, Cris) ou dar mais espaço aos artistas (ex: Milos, F. Teixeira, Dame)
- Com a abundância de extremos (Barbosa, Ivanildo, Lito, M. Pedro) que sistema utilizar para potenciar estes recursos.

M.S. - Por enquanto Pedro Roma. Um Guarda Redes geralmente atinge o pico das suas capacidades numa idade mais madura. Não sendo uma regra, geralmente esse pico dá-se já depois dos 30. Sendo um posto bastante específico, penso que a experiência tem uma importante palavra a dizer. Ricardo tem ainda muito tempo para se ambientar ao clube e agarrar a baliza da Académica. O excesso de competitividade ser ou não pernicioso depende também da personalidade de cada um dos GR. Veremos ...

Quanto ao meio campo, aposto mais em jogadores de combate. Num 4-2-3-1 (que Machado gosta de utilizadar) os 2 médios defensivos devem saber destruir e ter à frente deles um jogador tecnicamente mais evoluído para a criação de desequilíbrios. Mais experiências com africanos como os Ndoye como médios interiores parecem-me redundantes ...
Atenção que o Ivanildo tb pode jogar a médio interior.
Quanto ao sistema, com MM, deve andar entre o 4-2-3-1 e o 4-4-2 losângo com avançados mais móveis (extremos adaptados).


(Ricardo Nuno Africano) - Parece-me claro que a planificação do plantel da Acdemica aposta na utilização de extremos e de um só ponta de lança....
-Desta forma parece-me também a mim que será mais vantajoso um jogador típico de área e médios que entrem bem de trás, não lhe parece???
-Sendo assim, os médios que parecem compor o nosso plantel parecem-lhe ser adequados a este esquema....?

M.S. - De certa forma respondi a essa questão na anterior. Quem não se lembra do 4-4-2 com Pitbull ao lado de Joeano? Nesse esquema o Filipe é o jogador ideal para a posição 10 nas costas dos PL.


(vitor) - Quem tem o senhor Manuel Silva a dizer do "abandono" ao ex atleta Andre Portulez e que acha do futebol deste craque?

M.S. - Vi pouco do André Portulez para ter uma opinião formada sobre ele ...


(MM) - Sr. Manuel Silva, das contratações da Académica, quais os verdadeiros reforços?

M.S. - Os reforços são como os melões. Só depois de abertos se saberá se são efectivas mais-valias para a equipa. Tenho a sensação que algumas das 1ªs escolhas falharam o que não deixa de ser preocupante ...


(pedro) - que juniores poderiam integrar o plantel?

M.S. - Traquina e Pedro Ribeiro podem perfeitamente integrar a equipa, pelo menos durante a pré-época. Devia ser também feita nova avaliação a Ito e Gonçalo ...


(Mi9uel) - Quais são, na sua opinião, as vantagens/desvantagens de MM ser simultâneamente treinador e preparador físico da equipa. Haveria vantagem em existir um elemento da equipa técnica inteiramente dedicado a esse aspecto, deixando mais disponibilidade a MM para as questões técnicas/tácticas?
- Que percentagem do treino se deve dedicar ao trabalho de situações de bolas paradas (tanto defensivas - foi um gr calcanhar de aquiles a época passada! - como ofensivas) no futebo moderno?
- Agora uma pergunta de âmbito mais geral: tendo como ponto de partida para a análise o desempenho da equipa na época anterior, quais os capítulos em que, na sua opinião, a equipa mais tem a evoluir. Ou seja, que aspectos já detectados pelo treinador devem ser mais trabalhados para o rendimento da equipa ser superior.

M.S. - Questões bem interessantes as que coloca. Vamos por partes:
- Não acho que seja necessária a presença de um preparador físico sendo MM formado nesta área. Penso mesmo que do ponto de vista da preparação física, a Académica deverá ser das melhores preparadas da liga. Já noutras áreas do treino, mais específicas do futebol, fiquei com dúvidas que o seu método seja capaz com um conjunto tão alargado de jogadores, que nunca jogaram juntos, formar uma equipa em tempo útil ...
- Quanto às bolas paradas, geralmente não se dá mais do que parte de uma das sessões onde exista um menor volume de treino. Mas concordo que são lances importantíssimos e que decidem uma grande fatia de jogos.
- Quanto ao 3º aspecto, parece-me que necessitamos de melhorar o equilíbrio defensivo quando em processo ofensivo (somos muito vulneráveis ao contra-ataque), imprimir uma maior agressividade defensiva, melhorar o fecho do espaço interior pelos laterais e dar mais liberdade aos africanos colocando-os no ataque.


(maxi rodriguez) - ficaria com gyano no plantel???

M.S. - Por paradoxal que possa soar-lhe, ficaria com o Gyano. Mas abstinha-me de o colocar a jogar na posição 10 de um 4-4-2 como contra o Porto em casa este ano. Ou a extremo, no mesmo jogo ...


(+aac) - O que acha do central Orlando que a Académica foi buscar ao modesto freamunde?

M.S. - Nunca vi jogar o Orlando. Quer mais sinceridade que esta?


(Rex) - ja agora que acha do regresso de helder barbosa?um jogador tao acarinhado pelos adeptos...
e tambem da entrada de ivanildo, um jogador jovem tambem...

M.S. - Serão 2 bons reforços. Mas estou a cruzar os dedos pela recuparação do Helder Barbosa. Em casos tão graves como este, a recuperação para além de ser física vai ter de ser também psíquica ...

Luís Santarino: "The day after"

Temos vindo a falar, há cerca de um mês, de jogadores, contratações, dispensas, etc...
Ontem, Luís Santarino desafiou o momento, e deu uma entrevista interessantíssima ao "Semanário Desportivo", não só pelo conteúdo, mas essencialmente pela coragem. O tal "timming" encontrou-o o Luís, não sei se bem ou se mal. Mas que agitou (terá sido essa a intenção?) a Briosa, isso é indesmentível.
Não vou analisar a entrevista passo a passo. Não é de interesse do blog, e quem quiser "lê-la" a seu modo, não precisará da minha ajuda.
Quero dizer aberta e frontalmente, que nunca pensei ser esta a altura, que Santarino escolheria, para "oficialmente", ser candidato. Não tenho nada contra nem a favor. Ser candidato é como o Natal. É-se quando se quiser...
Mas nem todos querem, nem todos podem, nem todos têm a coragem de a assumir. Quem quer que venha depois, ter-se-á que confrontar com as ideias lançadas pelo Luís. Queira ou não!
E se bem virmos esta encruzilhada que o Luís deixou para quem vier (se vier), não vai ser fácil para ninguém ser o 3º (ou 2º?) candidato.
Presumimos que José Eduardo Simões repetirá a candidatura. Não estou tão certo como isso. Muita água correrá por baixo da ponte, muitos apoios serão recusados e aceites, portanto o que temos de imediato é só isto: Dr. Luís Santarino é, para já, o único candidato à Presidência da Académica. Ponto final. E neste momento tem 100% de hipóteses de ganhar. Porquê e como? Porque é o único!!! Somente por isso.
Se fôssemos a votos com o que se perfila neste momento, bastaria ao Luís, um voto! Já pensaram nisso?

Eu sou amigo de peito do Luís. Tenho estado com ele sempre. Mas a amizade é mais do que isso. É aconselhar, é meter óbices de forma a racionalizar e clarear as ideias.
E já lho disse: Se te meteres nisto, vais sofrer tu, a tua família, e os teus amigos. Sinceramente não me apetece "chatear" por causa de um dos meus melhores amigos.
Mas o Luís é assim. Chateia tudo e todos, e o problema, é que a grande maioria das vezes, tem razão...

Não te vou dar o meu apoio tipo "cheque em branco". Não quero estar na tua lista. Não quero que antes do final da próxima temporada se fale neste blogue em eleições.
Agora, de uma coisa estás certo. Se fores até ao fim, tens que ganhar. Não a qualquer custo nem a qualquer preço, como outros o fizeram. Tens que ganhar pelas tuas ideias, pela Académica e pelos sócios da Académica.
Eu sei que não precisas da Briosa. Será que ela precisa de ti?
Um abraço.

Hélder Barbosa e Ivanildo emprestados pelo FC Porto *

Coimbra, 26 Jun (Lusa) - Os futebolistas Hélder Barbosa e Ivanildo vão ser emprestados pelo FC Porto à Académica na época 2007/08, disse hoje à Agência Lusa o treinador da equipa de Coimbra, Manuel Machado.

"Conto com eles na próxima segunda-feira. É esta a indicação que tenho da Direcção, embora a minha função, como já referi várias vezes, é opinar de fora para dentro", salientou o técnico.

Hélder Barbosa, avançado de 20 anos, já esteve emprestado na temporada passada à Académica, mas uma grave lesão no joelho durante um jogo-treino, em Novembro, contra o Pampilhosa, afastou-o dos relvados até ao final da temporada.

"Fui bem recebido em Coimbra e sempre foi a minha ambição voltar, no entanto, ainda não sei para onde vou", afirmou, cautelosamente, o futebolista à Agência Lusa.

Ao contrário de Hélder Barbosa, Ivanildo, de 21 anos, vai enfrentar uma nova realidade, depois de ter estado emprestado à União de Leiria na temporada passada, apresentando-se segunda-feira, 2 de Julho, dia do regresso ao plantel.

As cedências dos dois avançados à Académica coincidem com o ingresso do lateral esquerdo Lino no FC Porto, que assegurou o brasileiro a custo zero, depois de este ter rescindido contrato com os "estudantes" por mútuo acordo.

Manuel Machado confirmou também que o médio cabo-verdiano Lito deverá assinar nos próximos dias, havendo já um pré-acordo com o clube de Coimbra. O jogador alinhou pela selecção do seu país e ficou a gozar um período de férias, após terminar contrato com a Naval 1º de Maio.

Estes três futebolistas vêm juntar-se aos sete reforços já anunciados: Licá, Rui Nereu, Markus Berger, Ricardo, Pedrinha, Pedro Costa e Orlando.

Quem ainda poderá completar o plantel é o internacional congolês Maboula Lukundu, do Standart de Liège, que, segundo o jornal "O Jogo", poderá preencher o lugar do avançado brasileiro Joeano, uma vez que ainda não há acordo com o Beitar de Jerusalém para novo empréstimo.

O ponta-de-lança Maboula Lukundu, de 31 anos, já representou o Valence, o Mónaco, o Galatasaray, o Lille e o La Gantoise.

In Lusa

Nota: Afinal o "Je" tinha razão...


Homenagem a Pedro Roma

Filipe Teixeira apresenta-se na 2ª feira, mas...

Amado de Freitas, empresário de Filipe Teixeira, e o próprio Filipe, são unânimes. Segunda-feira o atleta vai-se apresentar na Académica, para a época de 2007/08.
Algo "apagado" em palavras, Filipe Teixeira diz que não recebeu até ao momento nenhuma proposta concreta.
Mas o "Denúncias&Opiniões" sabe, que nos meandros da SAD do F.C.Porto, o nome do médio, é o mais falado para se mudar para o Dragão.
Confrontado com este dado, Filipe Teixeira diz o seguinte :" Não é a primeira vez que ouço dizer isso, mas até este momento, não tenho conhecimento concreto de nada".
Ora se não é a 1ª vez que Filipe ouve dizer isso, é porque na realidade já alguém falou com ele sobre essa mesma possibilidade. Cremos até que seja, de momento, o grande momento de Filipe dar o "salto".
Segunda-feira, como disse, apresentar-se-á em Coimbra. Os desenvolvimentos serão acompanhados com toda a atenção pelo "Denúncias".

Entrevista de Luis Santarino

Antecipando a edição de amanhã do Semanário Desportivo do Centro, aqui fica a entrevista do candidato à direcção da AAC/OAF - Luís Santarino:

P.S. - Para ler a entrevista, clicar nas páginas

JOSÉ EDUARDO SIMÕES PODE IR A JULGAMENTO

Apenas a 14 de Setembro, altura em que terá lugar o debate instrutório no Tribunal de Instrução de Coimbra, o presidente da Académica José Eduardo Simões saberá se vai ou não a julgamento.

Ainda em causa está o processo de acusação do Ministério Público ao dirigente estudantil da prática de oito crimes de corrupção passiva.

Pelo menos dois desses crimes deverão mesmo levar Simões a ser julgado. O processo arrasta-se.


in "Record"

Notícia do "Jogo"

Lukunku é hipótese

LPV

Caracterizado por uma forte aposta no mercado nacional, até mesmo nas divisões secundárias, numa clara alteração de política desportiva, o plantel da Académica já está quase pronto, ao contrário do que aconteceu nos últimos anos, quando só ficou fechado – ou adiantado, pelo menos – durante o estágio ou até perto do final da pré-época. Assim, se Filipe Teixeira e Miguel Pedro não saírem e N'Doye ficar mesmo (os três têm mercado), só fica a faltar um ponta-de-lança para fechar o grupo, em definitivo e atempadamente, como era desejo do técnico Manuel Machado. Segundo o que O JOGO apurou, o internacional congolês Maboula Lukunku, do Standard de Liège, é um dos jogadores em avaliação. Apesar de ter contrato, Lukunku (31 anos) não foi muito utilizado na última época, o que facilita a transferência. Experiente, habituado a grandes competições, o ponta-de-lança congolês também já representou Valence, Mónaco, Galatasaray, Lille e La Gantoise. É forte a jogar e a movimentar-se na área, de cabeça ou com os pés, encaixando por isso no perfil que os dirigentes do clube de Coimbra definiram e que O JOGO já adiantara.

Ali Lukunku perto da Briosa


A procura incessante de um ponta de lança para a Briosa, está perto de terminar... O Denúncias&Opiniões tem informações precisas que este jogador Congolês, está referenciado pela direcção da Académica no sentido de ocupar a vaga deixada por Nestor e Gelson.
No entanto, outros clubes portugueses também estão na corrida por este experiente avançado, nomeadamente o Belenenses.

NomeMaboula Ali Lukunku
NacionalidadeRep. Dem. do Congo Rep. Dem. do Congo
Nascimento1976-04-14 (31 anos)
NaturalidadeKinshasa - Rep. Dem. do Congo Rep. Dem. do Congo
PosiçãoAvançado
Altura188 cm
Peso89 kg
Web
ClubeBélgica Standard

Aqui ficam alguns vídeos deste possante avançado...



segunda-feira, 25 de junho de 2007

Análise da defesa

Sarmento - O dono do lado direito, à falta de melhor alternativa. Defensivamente vê-se metido em grandes alhadas quando lhe aparecem jogadores fortes no 1 contra 1. Tem algumas dificuldades a fechar o espaço interior (como no jogo da Amadora) e parece mais talhado para pisar terrenos ofensivos. Este ano preve-se forte concorrência para o lugar.

Pedro Costa - Tapado em Braga por Frechaut e Luis Filipe, pode aproveitar esta passagem pela Briosa para relançar a carreira. A concorrência para o lugar não será de monta. Teremos finalmente um substituto à altura para Nuno Luis ?

Berger - A informação que tenho é de que se trata de um jogador extremamente agressivo (bate em tudo o que se mexa) que passou boa parte da época passada encostado no banco. Apesar de ser um internacional jovem, vamos esperar para ver como decorrerá a sua adaptação ao campeonato português ...

Pedrinho - Defesa direito promissor vindo do Varzim. Tenho as melhores referências deste jogador que poderá revelar-se uma boa aquisição. Não é ainda líquido que integre a equipa na pré-época.

Orlando - Manuel Machado conhece-o bem. Daí tê-lo ido buscar ao modesto Freamunde da 2ª divisão onde fez uma época excelente tal como a sua equipa. Veremos como se adapta a ritmos mais elevados.

Káká - Grande revelação desta época. Central rápido, com bom sentido posicional. Precisa melhorar um pouco o capítulo do passe.

Litos - Fez meia época muito abaixo das suas reais capacidades, por falta de ritmo de jogo (esteve encostado demasiado tempo). Na 2ª volta acabou por se exibir mais ao seu nível, desde que não lhe coloquem jogadores muito móveis pela frente.

Vitor Vinha - Trata-se de uma feliz adaptação a lateral esquerdo, ele que de raiz é um médio interior. Exibições sóbrias, raramente compromete defensivamente. Falta-lhe talvez outro atrevimento ofensivo para poder afirmar-se nesta posição. A escassa concorrência, este ano, para a posição pode ser um pau de dois gumes (ou "legumes" como dizia o outro) ...

Lira - Estando perto do final do contrato, até aposto que vai comer erva este ano para ganhar a titularidade. Se estiver ao nível do ano passado então Vitor Vinha será donho e senhor do lugar.

Viva a nossa Briosa

Vídeo concebido e enviado pelo nosso amigo e comentador de nick ze


Sondagem: Os nomes, os votos e o critério

Fez o "Denúncias&Opiniões" uma sondagem durante a semana passada, sobre os Académicos do ano. Treinadores, Dirigentes, Funcionários e Jogadores.
Os nomes foram estes como podiam ser outros. O critério foi nosso, e é discutível como qualquer outro.
Tenho a certeza que todos os nomes aqui apresentados deram o melhor para o engrandecimento da nossa enorme Instituição.
Faltaram os roupeiros, tão importantes como os outros. Talvez até, os grandes sofredores da Académica: os Sócios!.
Mas quem sabe para o ano faremos a votação para o sócio do ano.

Analisemos então os nomes um a um.

Manuel Machado: Foi treinador da Académica o ano passado. Só por isso, deve estar no painel, e ser apoiado por todos nós.
Não é, confesso, o treinador quer eu gostaria de ter na Briosa. Assumo-o, e não o escondo. Teve várias atitudes bastante contestáveis - mais do que técnicas, pessoais - mas enquanto estiver em Coimbra como nosso treinador é e será sempre, o melhor treinador do mundo.

Rui Silva: Sou suspeito ao falar dele, por ser muito seu amigo. Mas isso não impede de o recomendar como um homem seríssimo, grande profissional e excelente treinador. Um dos melhor treinadores do futuro. Quem sabe nos seniores da Briosa...

André Lage: Exactamente o mesmo que Rui Silva. Académico, grande pessoa, e um valor a aproveitar no futuro.

Francisco Barros, Bruno Domingos e Nuno Ribeiro: Não os conheço pessoalmente, mas o facto de serem treinadores da Académica, diz bem da sua capacidade técnica. De realçar que os nosso iniciados, foram à fase final da competição nacional.

José Eduardo Simões: Todos sabem que não é o "meu" presidente. Mudou este ano radicalmente de política desportiva, o que muito me apraz registar. Quem muda por ter errado merece o nosso respeito e é sinónimo de inteligência.
Para o ano que vem vai a eleições ( ou não...), e só espero que tenha um época para não esquecer positivamente. Apesar das divergências, nada tenho a dizer da pessoa. Cumprimentamo-nos educadamente, apesar de um ou outro episódio menos agradável...

Luís Godinho: Não o conheço pessoalmente, nem tenho opinião formada como homem, ou dirigente.
O "caso" com Dame deu-lhe uma visibilidade pouco positiva. Veremos como vai acabar este caso.
No entanto, não há dúvida que é um "peso pesado" na estrutura financeira da Académica.

Vasco Gervásio: Figura histórica e lendária da Académica. Desconhecem-se as suas funções enquanto vice presidente da Académica, mas acreditamos que devia ser mais aproveitado. Pelo nome que tem no mundo desportivo português, e principalmente na Académica.

João Paulo Fernandes: Talvez o mais conhecido pelos sócios mais novos. Foi durante anos a "cara" da Mancha Negra, e é indelevelmente um símbolo da juventude Académica. Goste-se ou não, é uma referência. Foi o rosto do Futsal da Briosa.

Luís Neves: Depois de ser Chefe de Departamento do futebol profissional, tem vindo a perder, cada vez mais, protagonismo na estrutura directiva da Académica. É agora o responsável pelo futebol juvenil. A sua discrição não o ajuda a que tenhamos uma opinião bem formada.

Luís Agostinho: É um amigo. Director Desportivo, homem da confiança de José Eduardo Simões, tem sido muito discreto (talvez até de mais...) nunca dando uma entrevista, ou falando em nome da Instituição. A sorte que terá este ano, será a nossa. Felicidades Luís!!!

Rui Gonçalves: Conheço-o desde 1975, na altura do CAC. Funcionário zeloso, ama verdadeiramente a Briosa. Sempre pronto a ajudar os jogadores, terá, a meu ver, um papel menor do que mereceria.

Andreia Madeira: Conheço mal a senhora. Falei uma meia dúzia de vezes com ela, e pareceu-me sempre uma pessoa muito educada e simpática. Para quem a critica pela falta de informações no site oficial, parece-me injusto. Ao que sei, é uma empresa que trata desse assunto.

Filomena: Sei quem é, mas nunca troquei palavras com a senhora. Braço direito de José Eduardo Simões, prima pela descrição, não podendo ter uma opinião concreta sobre o seu trabalho e competência.

Vítor Serôdio: O mais antigo funcionário da Académica. Sabe tudo sobre a nossa Instituição. Conheço-o também desde 75, e tenho as melhores referência e opiniões sobre a sua competência. Um Senhor!!!

Carmo Rebelo: É a "nossa" Carminho...está tudo dito!!!

P.S. Sobre os jogadores, acho que durante o ano desportivo fizemos as análises mais detalhadas que podíamos e sabíamos. É escusado fazê-lo agora, sendo que as opiniões serão sempre subjectivas.