segunda-feira, 25 de junho de 2007

Análise da defesa

Sarmento - O dono do lado direito, à falta de melhor alternativa. Defensivamente vê-se metido em grandes alhadas quando lhe aparecem jogadores fortes no 1 contra 1. Tem algumas dificuldades a fechar o espaço interior (como no jogo da Amadora) e parece mais talhado para pisar terrenos ofensivos. Este ano preve-se forte concorrência para o lugar.

Pedro Costa - Tapado em Braga por Frechaut e Luis Filipe, pode aproveitar esta passagem pela Briosa para relançar a carreira. A concorrência para o lugar não será de monta. Teremos finalmente um substituto à altura para Nuno Luis ?

Berger - A informação que tenho é de que se trata de um jogador extremamente agressivo (bate em tudo o que se mexa) que passou boa parte da época passada encostado no banco. Apesar de ser um internacional jovem, vamos esperar para ver como decorrerá a sua adaptação ao campeonato português ...

Pedrinho - Defesa direito promissor vindo do Varzim. Tenho as melhores referências deste jogador que poderá revelar-se uma boa aquisição. Não é ainda líquido que integre a equipa na pré-época.

Orlando - Manuel Machado conhece-o bem. Daí tê-lo ido buscar ao modesto Freamunde da 2ª divisão onde fez uma época excelente tal como a sua equipa. Veremos como se adapta a ritmos mais elevados.

Káká - Grande revelação desta época. Central rápido, com bom sentido posicional. Precisa melhorar um pouco o capítulo do passe.

Litos - Fez meia época muito abaixo das suas reais capacidades, por falta de ritmo de jogo (esteve encostado demasiado tempo). Na 2ª volta acabou por se exibir mais ao seu nível, desde que não lhe coloquem jogadores muito móveis pela frente.

Vitor Vinha - Trata-se de uma feliz adaptação a lateral esquerdo, ele que de raiz é um médio interior. Exibições sóbrias, raramente compromete defensivamente. Falta-lhe talvez outro atrevimento ofensivo para poder afirmar-se nesta posição. A escassa concorrência, este ano, para a posição pode ser um pau de dois gumes (ou "legumes" como dizia o outro) ...

Lira - Estando perto do final do contrato, até aposto que vai comer erva este ano para ganhar a titularidade. Se estiver ao nível do ano passado então Vitor Vinha será donho e senhor do lugar.