segunda-feira, 25 de junho de 2007

Sondagem: Os nomes, os votos e o critério

Fez o "Denúncias&Opiniões" uma sondagem durante a semana passada, sobre os Académicos do ano. Treinadores, Dirigentes, Funcionários e Jogadores.
Os nomes foram estes como podiam ser outros. O critério foi nosso, e é discutível como qualquer outro.
Tenho a certeza que todos os nomes aqui apresentados deram o melhor para o engrandecimento da nossa enorme Instituição.
Faltaram os roupeiros, tão importantes como os outros. Talvez até, os grandes sofredores da Académica: os Sócios!.
Mas quem sabe para o ano faremos a votação para o sócio do ano.

Analisemos então os nomes um a um.

Manuel Machado: Foi treinador da Académica o ano passado. Só por isso, deve estar no painel, e ser apoiado por todos nós.
Não é, confesso, o treinador quer eu gostaria de ter na Briosa. Assumo-o, e não o escondo. Teve várias atitudes bastante contestáveis - mais do que técnicas, pessoais - mas enquanto estiver em Coimbra como nosso treinador é e será sempre, o melhor treinador do mundo.

Rui Silva: Sou suspeito ao falar dele, por ser muito seu amigo. Mas isso não impede de o recomendar como um homem seríssimo, grande profissional e excelente treinador. Um dos melhor treinadores do futuro. Quem sabe nos seniores da Briosa...

André Lage: Exactamente o mesmo que Rui Silva. Académico, grande pessoa, e um valor a aproveitar no futuro.

Francisco Barros, Bruno Domingos e Nuno Ribeiro: Não os conheço pessoalmente, mas o facto de serem treinadores da Académica, diz bem da sua capacidade técnica. De realçar que os nosso iniciados, foram à fase final da competição nacional.

José Eduardo Simões: Todos sabem que não é o "meu" presidente. Mudou este ano radicalmente de política desportiva, o que muito me apraz registar. Quem muda por ter errado merece o nosso respeito e é sinónimo de inteligência.
Para o ano que vem vai a eleições ( ou não...), e só espero que tenha um época para não esquecer positivamente. Apesar das divergências, nada tenho a dizer da pessoa. Cumprimentamo-nos educadamente, apesar de um ou outro episódio menos agradável...

Luís Godinho: Não o conheço pessoalmente, nem tenho opinião formada como homem, ou dirigente.
O "caso" com Dame deu-lhe uma visibilidade pouco positiva. Veremos como vai acabar este caso.
No entanto, não há dúvida que é um "peso pesado" na estrutura financeira da Académica.

Vasco Gervásio: Figura histórica e lendária da Académica. Desconhecem-se as suas funções enquanto vice presidente da Académica, mas acreditamos que devia ser mais aproveitado. Pelo nome que tem no mundo desportivo português, e principalmente na Académica.

João Paulo Fernandes: Talvez o mais conhecido pelos sócios mais novos. Foi durante anos a "cara" da Mancha Negra, e é indelevelmente um símbolo da juventude Académica. Goste-se ou não, é uma referência. Foi o rosto do Futsal da Briosa.

Luís Neves: Depois de ser Chefe de Departamento do futebol profissional, tem vindo a perder, cada vez mais, protagonismo na estrutura directiva da Académica. É agora o responsável pelo futebol juvenil. A sua discrição não o ajuda a que tenhamos uma opinião bem formada.

Luís Agostinho: É um amigo. Director Desportivo, homem da confiança de José Eduardo Simões, tem sido muito discreto (talvez até de mais...) nunca dando uma entrevista, ou falando em nome da Instituição. A sorte que terá este ano, será a nossa. Felicidades Luís!!!

Rui Gonçalves: Conheço-o desde 1975, na altura do CAC. Funcionário zeloso, ama verdadeiramente a Briosa. Sempre pronto a ajudar os jogadores, terá, a meu ver, um papel menor do que mereceria.

Andreia Madeira: Conheço mal a senhora. Falei uma meia dúzia de vezes com ela, e pareceu-me sempre uma pessoa muito educada e simpática. Para quem a critica pela falta de informações no site oficial, parece-me injusto. Ao que sei, é uma empresa que trata desse assunto.

Filomena: Sei quem é, mas nunca troquei palavras com a senhora. Braço direito de José Eduardo Simões, prima pela descrição, não podendo ter uma opinião concreta sobre o seu trabalho e competência.

Vítor Serôdio: O mais antigo funcionário da Académica. Sabe tudo sobre a nossa Instituição. Conheço-o também desde 75, e tenho as melhores referência e opiniões sobre a sua competência. Um Senhor!!!

Carmo Rebelo: É a "nossa" Carminho...está tudo dito!!!

P.S. Sobre os jogadores, acho que durante o ano desportivo fizemos as análises mais detalhadas que podíamos e sabíamos. É escusado fazê-lo agora, sendo que as opiniões serão sempre subjectivas.