sexta-feira, 29 de junho de 2007

Descubra as diferenças...

Roberto Brum

"Espero ganhar dois títulos"

É mais um testemunho insuspeito sobre os objectivos do Braga. Prestes a embarcar no avião para se apresentar ao serviço, Roberto Brum garante que o Braga será fortíssimo na nova temporada, disposto a ombrear com os três grandes

PEDRO ROCHA


Falar de trabalho é para muitos um tema tabu quando vigora o ócio. Com Roberto Brum, verifica-se precisamente o inverso. Enquanto queima os últimos cartuchos das suas férias no Rio de Janeiro, Roberto Brum até sorri de satisfação quando lhe falam do Braga e na proximidade dos treinos da pré-época. Entusiasmado com o seu novo clube, o médio brasileiro entende que passará a jogar num dos "grandes" do futebol português e garante partilhar dos mesmos objectivos traçados pelo Braga: conquistar títulos.

"Será muito gratificante. Quando rescindi com a Académica, apareceram várias propostas, mas decidi pelo Braga, porque o seu presidente António Salvador me falou de objectivos elevados. Querem brigar de igual para igual com o FC Porto, Sporting e Benfica em termos de conquistas e, por isso, estão a fazer um grande time. Eu julgo que até já atingiram o nível desses clubes", considerou. Certo de que tomou a melhor opção ao assinar pelos minhotos, Brum acha que estão finalmente reunidas as condições para reactivar a sua média pessoal (um título por época), depois de ter vivido três anos em Coimbra sem nada ganhar. "Por isso, terei de ganhar dois títulos este ano. Todos lutaremos para isso, pois o Braga possui muitos jogadores vencedores, como o João Pinto, que já está acostumado a ganhar títulos", exemplificou.

Orgulhoso por poder juntar-se a um grupo forte, constituído por jogadores de "grande craveira" internacional, Roberto Brum não estabelece qualquer limite para a sua nova equipa e, nesse sentido, fala de um possível apuramento para a Liga dos Campeões, meta inédita na história do clube, como algo mais do que exequível. "Com certeza que será possível. Na vida temos de pensar em evoluir sempre", argumentou, rotulando de "audacioso" o tal projecto que lhe foi apresentado antes de assinar um compromisso válido por três épocas. "Qualquer jogador fica super-estimulado. Ambicionamos com voos muitos altos, com a Liga dos Campeões e até com a conquista do título, o nosso objectivo é conquistar o títulos, o que será óptimo, porque eu também quero aumentar a minha sala de troféus", gracejou.

A sede de vencer, de coleccionar mais medalhas, foi despertada, curiosamente, enquanto assistia à final da Copa do Brasil, vencida precisamente pelo Fluminense, o seu primeiro clube, frente ao Figueirense. "Quando vi os jogadores comemorando, bateu logo uma saudade enorme de ganhar. O Lenny também lá estava e jogou", contou. Actualizado sobre as entradas e saídas, o médio-defensivo acha que o seu novo clube está no caminho certo. "Têm contratado bons jogadores e mantiveram a base da equipa", justificou.

In "Jogo"


------------------------------------------------------------------------------------------------

O SENHOR EMIDIO, VERDADEIRO ARTISTA...

Roberto Brum chega pela mão de Emídio Mendes ao Braga graças a uma curiosa aproximação do empresário Emídio Mendes, ligado aos ramos da construção civil e hoteleira , à SAD dos minhotos. Investidor nos últimos anos na Académica e Leiria, onde foi colocando vários jogadores, o proprietário do Hotel Riviera, em Carcavelos, viu no clube nortenho um excelente ponto de partida para concretizar bons negócios futuros e o seu primeiro contributo foi a cedência do médio-defensivo brasileiro, um jogador pouco acessível do ponto de vista financeiro, depois de ter acordado com a Briosa a rescisão do seu contrato, que era válido por mais um ano. Numa operação-relâmpago feita na semana passada, Roberto Brum viajou até Braga para assinar um compromisso válido por duas temporadas, mas o dono do seu passe continuará a ser Emídio Mendes, que pagou 700 mil dólares ao Curitiba há quatro anos, antes de o colocar na Académica, precisamente nos mesmos moldes. CURIOSO COMPORTAMENTO ... E AS NOSSAS ENTIDADES JURIDICO/POLICIAIS DE QUE ESTÃO À ESPERA PARA ACTUAR »

In "Beirabeira" , por Braga da Cruz