terça-feira, 26 de junho de 2007

Fale com o treinador!!!

Iniciativa inédita


O blog "Denúncias&Opiniões" vai ser o primeiro a fazer uma iniciativa, que considero inédita,e ao vivo.
Tendo como nosso colaborador o treinador Manuel Silva, desafiamos todos os leitores a fazerem-lhe perguntas em directo ( na caixa de comentários), que a partir das 21.30h ele responderá também em directo, na mesma caixa.
Pede-me ele que se cinjam a questões técnico-tácticas, e relacionadas somente com o jogo propriamente dito.
Podem então começar a fazer as perguntas, ou então esperar até à hora combinada. Ele estará com vocês em directo.

P.S. - Por uma questão de organização, todos os comentários que não sejam perguntas ao Manuel Silva (ou que sejam perguntas respondidas e colocadas entretanto no post), serão eliminados.

(Ultra MN - 79) Se o senhor fosse treinador no jogo treino Academica-Guimararaes, em julho, preferia jogar sob uma chuvada de pedras no campo, ou preferia que nao houvesse jogo! A melhor tactica seria nao entrar em campo, certo?

Manuel Silva - Por mim o jogo não se realizaria ...


(Mi9uel) - Pedro Roma ou Ricardo?
- Será bom ter 3 Gr's do mesmo nível a competir por um lugar e saber que 2 vão ficar insatisfeitos por jogar ou pensa que ter 2+1 (ex: Roma/Ricardo + 1 GR dos júniores)
- MC composto por 3 elementos mais de combate (ex: Paulo Sérgio, Milos, Cris) ou dar mais espaço aos artistas (ex: Milos, F. Teixeira, Dame)
- Com a abundância de extremos (Barbosa, Ivanildo, Lito, M. Pedro) que sistema utilizar para potenciar estes recursos.

M.S. - Por enquanto Pedro Roma. Um Guarda Redes geralmente atinge o pico das suas capacidades numa idade mais madura. Não sendo uma regra, geralmente esse pico dá-se já depois dos 30. Sendo um posto bastante específico, penso que a experiência tem uma importante palavra a dizer. Ricardo tem ainda muito tempo para se ambientar ao clube e agarrar a baliza da Académica. O excesso de competitividade ser ou não pernicioso depende também da personalidade de cada um dos GR. Veremos ...

Quanto ao meio campo, aposto mais em jogadores de combate. Num 4-2-3-1 (que Machado gosta de utilizadar) os 2 médios defensivos devem saber destruir e ter à frente deles um jogador tecnicamente mais evoluído para a criação de desequilíbrios. Mais experiências com africanos como os Ndoye como médios interiores parecem-me redundantes ...
Atenção que o Ivanildo tb pode jogar a médio interior.
Quanto ao sistema, com MM, deve andar entre o 4-2-3-1 e o 4-4-2 losângo com avançados mais móveis (extremos adaptados).


(Ricardo Nuno Africano) - Parece-me claro que a planificação do plantel da Acdemica aposta na utilização de extremos e de um só ponta de lança....
-Desta forma parece-me também a mim que será mais vantajoso um jogador típico de área e médios que entrem bem de trás, não lhe parece???
-Sendo assim, os médios que parecem compor o nosso plantel parecem-lhe ser adequados a este esquema....?

M.S. - De certa forma respondi a essa questão na anterior. Quem não se lembra do 4-4-2 com Pitbull ao lado de Joeano? Nesse esquema o Filipe é o jogador ideal para a posição 10 nas costas dos PL.


(vitor) - Quem tem o senhor Manuel Silva a dizer do "abandono" ao ex atleta Andre Portulez e que acha do futebol deste craque?

M.S. - Vi pouco do André Portulez para ter uma opinião formada sobre ele ...


(MM) - Sr. Manuel Silva, das contratações da Académica, quais os verdadeiros reforços?

M.S. - Os reforços são como os melões. Só depois de abertos se saberá se são efectivas mais-valias para a equipa. Tenho a sensação que algumas das 1ªs escolhas falharam o que não deixa de ser preocupante ...


(pedro) - que juniores poderiam integrar o plantel?

M.S. - Traquina e Pedro Ribeiro podem perfeitamente integrar a equipa, pelo menos durante a pré-época. Devia ser também feita nova avaliação a Ito e Gonçalo ...


(Mi9uel) - Quais são, na sua opinião, as vantagens/desvantagens de MM ser simultâneamente treinador e preparador físico da equipa. Haveria vantagem em existir um elemento da equipa técnica inteiramente dedicado a esse aspecto, deixando mais disponibilidade a MM para as questões técnicas/tácticas?
- Que percentagem do treino se deve dedicar ao trabalho de situações de bolas paradas (tanto defensivas - foi um gr calcanhar de aquiles a época passada! - como ofensivas) no futebo moderno?
- Agora uma pergunta de âmbito mais geral: tendo como ponto de partida para a análise o desempenho da equipa na época anterior, quais os capítulos em que, na sua opinião, a equipa mais tem a evoluir. Ou seja, que aspectos já detectados pelo treinador devem ser mais trabalhados para o rendimento da equipa ser superior.

M.S. - Questões bem interessantes as que coloca. Vamos por partes:
- Não acho que seja necessária a presença de um preparador físico sendo MM formado nesta área. Penso mesmo que do ponto de vista da preparação física, a Académica deverá ser das melhores preparadas da liga. Já noutras áreas do treino, mais específicas do futebol, fiquei com dúvidas que o seu método seja capaz com um conjunto tão alargado de jogadores, que nunca jogaram juntos, formar uma equipa em tempo útil ...
- Quanto às bolas paradas, geralmente não se dá mais do que parte de uma das sessões onde exista um menor volume de treino. Mas concordo que são lances importantíssimos e que decidem uma grande fatia de jogos.
- Quanto ao 3º aspecto, parece-me que necessitamos de melhorar o equilíbrio defensivo quando em processo ofensivo (somos muito vulneráveis ao contra-ataque), imprimir uma maior agressividade defensiva, melhorar o fecho do espaço interior pelos laterais e dar mais liberdade aos africanos colocando-os no ataque.


(maxi rodriguez) - ficaria com gyano no plantel???

M.S. - Por paradoxal que possa soar-lhe, ficaria com o Gyano. Mas abstinha-me de o colocar a jogar na posição 10 de um 4-4-2 como contra o Porto em casa este ano. Ou a extremo, no mesmo jogo ...


(+aac) - O que acha do central Orlando que a Académica foi buscar ao modesto freamunde?

M.S. - Nunca vi jogar o Orlando. Quer mais sinceridade que esta?


(Rex) - ja agora que acha do regresso de helder barbosa?um jogador tao acarinhado pelos adeptos...
e tambem da entrada de ivanildo, um jogador jovem tambem...

M.S. - Serão 2 bons reforços. Mas estou a cruzar os dedos pela recuparação do Helder Barbosa. Em casos tão graves como este, a recuperação para além de ser física vai ter de ser também psíquica ...