terça-feira, 26 de junho de 2007

Luís Santarino: "The day after"

Temos vindo a falar, há cerca de um mês, de jogadores, contratações, dispensas, etc...
Ontem, Luís Santarino desafiou o momento, e deu uma entrevista interessantíssima ao "Semanário Desportivo", não só pelo conteúdo, mas essencialmente pela coragem. O tal "timming" encontrou-o o Luís, não sei se bem ou se mal. Mas que agitou (terá sido essa a intenção?) a Briosa, isso é indesmentível.
Não vou analisar a entrevista passo a passo. Não é de interesse do blog, e quem quiser "lê-la" a seu modo, não precisará da minha ajuda.
Quero dizer aberta e frontalmente, que nunca pensei ser esta a altura, que Santarino escolheria, para "oficialmente", ser candidato. Não tenho nada contra nem a favor. Ser candidato é como o Natal. É-se quando se quiser...
Mas nem todos querem, nem todos podem, nem todos têm a coragem de a assumir. Quem quer que venha depois, ter-se-á que confrontar com as ideias lançadas pelo Luís. Queira ou não!
E se bem virmos esta encruzilhada que o Luís deixou para quem vier (se vier), não vai ser fácil para ninguém ser o 3º (ou 2º?) candidato.
Presumimos que José Eduardo Simões repetirá a candidatura. Não estou tão certo como isso. Muita água correrá por baixo da ponte, muitos apoios serão recusados e aceites, portanto o que temos de imediato é só isto: Dr. Luís Santarino é, para já, o único candidato à Presidência da Académica. Ponto final. E neste momento tem 100% de hipóteses de ganhar. Porquê e como? Porque é o único!!! Somente por isso.
Se fôssemos a votos com o que se perfila neste momento, bastaria ao Luís, um voto! Já pensaram nisso?

Eu sou amigo de peito do Luís. Tenho estado com ele sempre. Mas a amizade é mais do que isso. É aconselhar, é meter óbices de forma a racionalizar e clarear as ideias.
E já lho disse: Se te meteres nisto, vais sofrer tu, a tua família, e os teus amigos. Sinceramente não me apetece "chatear" por causa de um dos meus melhores amigos.
Mas o Luís é assim. Chateia tudo e todos, e o problema, é que a grande maioria das vezes, tem razão...

Não te vou dar o meu apoio tipo "cheque em branco". Não quero estar na tua lista. Não quero que antes do final da próxima temporada se fale neste blogue em eleições.
Agora, de uma coisa estás certo. Se fores até ao fim, tens que ganhar. Não a qualquer custo nem a qualquer preço, como outros o fizeram. Tens que ganhar pelas tuas ideias, pela Académica e pelos sócios da Académica.
Eu sei que não precisas da Briosa. Será que ela precisa de ti?
Um abraço.