segunda-feira, 31 de dezembro de 2007
Mercado


Depois das saídas de Pablo Castro, Peralta, Nestor e Litos o plantel passará a contar com 22 jogadores, esperando-se novidades para os próximos dias.
Nota:Será importante que o dossiê de novas contratações fique fechado rapidamente, e que não se prolongue até ao final de Janeiro tal como aconteceu com Joeano na época passada...
domingo, 30 de dezembro de 2007
Mareque foi vendido ao Independiente

Lucas Mareque já não é jogador do F.C. Porto. O lateral esquerdo exibiu-se a grande nível com a camisola do Independiente, por empréstimo dos dragões, e o clube argentino avançou para a contratação a título definitivo. «Já está tudo acertado e o Lucas vai assinar por quatro anos», explicou ao Maisfutebol o empresário do jogador, Eugénio López.
«Ele fez uma excelente época na Argentina, portanto é natural que tenha uma grande cotação. O que falhou no F.C. Porto? Basicamente, não esperaram. Os jogadores precisam de tempo para se mostrar, mas às vezes isso não acontece», acrescentou o agente.
Lucas Mareque foi contratado pelos dragões em Janeiro de 2007, mas realizou menos de meia dúzia de jogos com a camisola do F.C. Porto. O clube pagou cerca de um milhão de euros pelo defesa, mas acabou por ter lucro.
Nota: Pois é...Nada que não estivesse à espera. Virá Lino?sábado, 29 de dezembro de 2007
Para que não restem dúvidas....
sexta-feira, 28 de dezembro de 2007
Uma vergonha!!!!

(Para ampliar,carregar na imagem)
Mercado
Este ano, nao foge à regra, e mais uma vez vamos ter de nos reforçar se queremos permanecer na Bwin Liga: Litos já rescindiu, Sarmento, Vouhu, Fofana e Vinha devem ser emprestados, e vamos aos dispensados do Fcp para corrigir mais uma vez os erros de casting.
Nada está confirmado ainda, falando-se com insistência em Edgar( jogador que tem muito mercado em Portugal), Lucas Mareque ( que gostaria de ver a jogar pela Briosa) e Leandro Lima (que ou muito me engano ou vai continuar no Porto).
Sobre empréstimos, ficou-me uma frase de José Mota, quando saiu derrotado de Alvalade: " Agora não vamos recorrer aos dispensados dos grandes, para não hipotecar o futuro do clube"...
Certo para já, é a vinda de Pedrinho que vem colmatar uma zona onde tivemos grandes problemas em vários jogos.
segunda-feira, 24 de dezembro de 2007
sábado, 22 de dezembro de 2007
Naval 0-1 Académica
Num fim de tarde gélido na Figueira, a Briosa alinhou com a equipa provável: Nuno Piloto a defesa-direito, Tiero no miolo, e sem ponta de lança.
Numa primeira parte muito fraca, as duas equipas anularam-se completamente.
Nos segundos 45min, a Briosa entrou sem alterações, e numa excelente jogada de Helder Barbosa na esquerda, este cruza e Cris ao segundo poste a fazer o único golo da partida. Até ao final, nunca existiu um sufoco real da Naval, mas usaram e abusaram dos cruzamentos de Mário Sergio, ao que Orlando/Kaka e Pedro Roma sempre resolveram...
São 3 pontos importantes para a nossa classificação.
Jogadores um a um:
Pedro Roma (4): Duas excelentes defesas do vetarano guarda-redes Academista. Seguro.
Nuno Piloto (3): Melhorou muito na segunda parte.
Vitor Vinha(3): Quando a Naval percebeu que era por ali...
Kaka/Orlando(4). Muito seguros...Sem dúvida a melhor dupla de centrais da Briosa.
Pavlovic(5): Que jogo do Sérvio...Está em grande.
Tiero(4): Gostei muito da sua exibição.O seu forte remate tem de ser melhor explorado.
Ivanildo(3): Um pouco apagado.
Lito(3): Não foi o seu melhor jogo, mas é sempre um perigo para as defesas...
H.Barbosa(4): No centro do ataque não tem qualquer tipo de hipóteses, mas quando descai para as alas, é fabuloso. Excelente cruzamento para o golo de Cris.
P.Sergio(3): Entrada muito importante.Ajudou Pavlovic a controlar o meio campo.
Gyano: Não percebi a sua entrada quando estava a aquecer Joeano.
Miguel Pedro: Quase não tocou na bola.
CRIS(5): Excelente jogo...Decisivo...Podemos agradecer-lhe os 6 pontos que ganhámos.
Domingos: Penso que com 3 ou 4 reforços, podemos assegurar a manutenção com alguma tranquilidade. Deixem-no trabalhar.
NAVAL X ACADÉMICA EM DIRECTO
90' - Mais três minutos. Vamos lá rapazes!
86' - Substituição. Sai Cris (lesionado) para entrar Miguel Pedro.
80' - Substituição. Sai Hélder Barbosa e entra Gyano.
73' - Substituição. Sai Ivanildo para entrar Paulo Sérgio.
72' - A Naval quase empatava com um fortíssimo pontapé de Delfim. Boa defesa de Pedro roma.
60' - Quase quase quase o 2º da Briosa! Um grande remate de Tiero a ir por fora! A Académica está mais perto do 2º do que a Naval do empate.
55' - Ivanildo atira ao lado depois de uma boa jogada individal.
48' - GOLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO! Está lá dentro! Cris (tomou-lhe o gosto) marca o primeiro da Briosa, ao responder a um bom cruzamento de Hélder Barbosa.
Começa a segunda parte.
45' - Intervalo. Assiste-se a um jogo de qualidade medíocre.
30' - Hélder Barbosa quase surpreendia Wilson Júnior ao quase marcar por um canto directo.
25' - Livre muito perigoso a favor da Briosa. Tiero cobrou o livre. Para fora.
23' - Joga-se muito mal neste fim de tarde gélido na cidade da Figueira.
12' - Boa jogada da Académica com Lito a cruzar e Cris a cabecear por cima.
8' - Primeiro canto para a Naval, mas sem perigo para Pedro Roma.
Começa o jogo.
Estão presentes cerca de 250 academistas.
Naval - Wilson Júnior; Mário Sérgio, Paulão, Diego Ângelo e China; Godemeche, Delfim e Dudu; Marcelinho, Elivelton e João Ribeiro.
Académica - Pedro Roma; Nuno Piloto, Orlando, Kaká e Vítor Vinha; Pavlovic, Cris e Tiero; Hélder Barbosa, Lito e Ivanildo.
Está para daqui a pouco a saída dos adeptos da Briosa do pavalihão OAF.
Vamos para a vitória malta!!!
sexta-feira, 21 de dezembro de 2007
NAVAL X ACADÉMICA: CONVOCADOS
Os 18 convocados de Domingos Paciência são:
24 Pedro Roma
1 Rui Nereu
2 Joeano
3 Fofana
4 Kaká
7 Hélder Barbosa
8 Paulo Sérgio
10 Miguel Pedro
11 Lito
15 Orlando
17 Cris
18 Vitor Vinha
21 Litos
23 Pavlovic
25 Ivanildo
28 Nuno Piloto
29 Gyano
33 Tiero
Lesionados: Sarmento, Ricardo, Berger, N’Doye e Pedro Costa.
O ÚLTIMO DERBY
Depois da vitória frente ao Nacional a nossa BRIOSA precisa ainda mais do nosso apoio.O derby de Sábado na Figueira da Foz é o jogo ideal para uma ENORME INVASÃO ACADEMISTA.O dia é bom a hora também,por isso não há desculpa para ficarem em casa!!
Uma GRANDE presença de adeptos da Académica neste jogo será sem dúvida um grande incentivo para todos os jogadores da BRIOSA.Será também uma grande oportunidade para mostrar que estamos bem vivos e que temos sempre a Académica no coração.
Quem não se lembra do ano passado...
quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
Académica: Domingos quer outra vitória para fechar o ano em beleza*

Num jogo especial, pelo facto de se tratar de um «derby» da região, Domingos Paciência espera conseguir um feito inédito esta época: a segunda vitória consecutiva. Seria, por outro lado, o primeiro triunfo fora de portas na presente temporada, mas, para isso, a Académica vai ter de levar a melhor sobre uma Naval também ela apostada em terminar o ano da melhor forma.
«É uma equipa diferente daquela que iniciou o campeonato, que fez uma boa recuperação e está mais forte. Joga em casa e, por isso, vai também vai querer ganhar. Cabe-nos a nós contrariar esse objectivo», analisa o treinador da Briosa, ciente de que este será um embate diferente dos outros: «Tem sempre um significado especial para os adeptos e mesmo para os jogadores. No futebol, a rivalidade é sempre salutar. Espero que isso traga mais adeptos ao estádio, mas que os nossos sejam mais numerosos. Aliás, faço um apelo nesse sentido.»
Domingos Paciência tem a consciência de que um triunfo sobre os vizinhos da Figueira pode valer até seis pontos, já que os adversários directos dos «estudantes» vão ter, teoricamente, vida difícil nesta jornada: «É importante ganhar esta partida, não só por nós, mas pelo facto de equipas que estão logo a seguir a nós, como o Estrela e o Nacional, jogarem com os grandes. Esperamos que a percentagem de probabilidades de vitória para os favoritos que há nesta alturas se verifique.»
Quanto à tradição, que diz que a Académica nunca perdeu na Figueira da Foz, Domingos acredita que este não será um factor determinante. «Nunca há jogos iguais», sentenciou.
Pedro Costa é baixa de última hora
*Maisfutebol
quarta-feira, 19 de dezembro de 2007
Edgar em rota Coimbrã
Já está no Porto o representante da Inverfutbol (Paco Soler) e a empresa que cedeu Edgar ao FC Porto por um ano não deverá colocar entraves a uma solução que beneficiará todas as partes, já que o internacional sub-20 não teve a entrada prevista no plantel do dragão e precisa de espaço e jogos para confirmar todas as credenciais de goleador que deixou bem vincadas no meio ano que passou em Aveiro (seis golos) na sua primeira época em Portugal." em O Jogo
Kimbili e Davidson estão à experiência*
Curiosamente, este internacional pela selecção olímpica do seu país actua numa posição semelhante à de Ousmane N'Doye, que, como se sabe, poderá estar mais de um mês ausente, em virtude de, provavelmente, ir representar o seu país na Taça das Nações Africanas.
Hoje, será a vez de um lateral- esquerdo brasileiro começar a prestar provas no clube de Coimbra. Davidson Ferreira Santos, mais conhecido por Alemão, tem 26 anos e representava o América de Belo Horizonte. O futebolista, que mede 1,82 metros, já defendeu as cores de Corinthians, Rio Claro e Ituiutaba e, caso seja bem sucedido, poderá colmatar uma lacuna na turma conimbricense. Lugar esse que, recentemente, parecia destinado a Rogério Matias.
*Ojogo
domingo, 16 de dezembro de 2007
3 meses depois uma vitória

É caso para dizer, até que enfim uma vitória!!!
A Académica conquistou hoje uma preciosa vitória na fuga aos últimos lugares. Domingos Paciência fez várias alterações no “onze” sendo a maior surpresa a inclusão de Nuno Piloto como médio direito. Frente ao Nacional da Madeira a nossa Briosa começou bem a partida com constantes trocas de bola e os jogadores a trocarem de posição entre si. Destaque para Ivanildo fez uns bons 15 minutos iniciais ao recuperar muitas bolas a meio campo tendo feito um remate perigoso á baliza madeirense. Mas com o passar do tempo o Nacional cresceu e equilibrou a partida.
A turma insular apenas saía no contra-ataque mas sem grande perigo.
O intervalo chegou e o resultado mantinha-se em branco,0-0.
Para o segundo tempo o treinador da Briosa tirou Ivanildo e colocou Joeano .A equipa não melhorou muito. Sem um organizador de jogo,a Académica apostava nas bolas compridas quase sempre bem resolvidas pela defesa do Nacional.
Quem cresceu com o passar dos minutos foi Cris, no regresso á titularidade o ex-Feirense fez um bom jogo culminando com um golo.Golo esse jé bem perto do minuto 90.Jogada pelo lado direito conduzida por Pedro Costa que cruza para a área.Joeano falha o remate,a bola sobra para Cris que de primeira faz o golo da vitória. Explosão de alegria dos 4097 espectadores.
Destaques pela negativa:
- Hélder Barbosa está a quilómetros do Hélder da época passada. Hoje fez um jogo para esquecer. Sempre que a bola lhe era endossada dava sempre um toque a mais, sempre uma finta a mais acabando por se perder muitas jogadas.
- Os 4097 espectadores ,muito pouco. Há que fazer mais para melhorar as assistências.
Destaques pela positiva:
- Pedro Costa, que grande jogo fez o ex-Braga .Ninguém passou por ele no jogo de hoje.Fez uma assistência para o golo da vitória.
- Pavlovic está um senhor no meio campo da Académica. Limpou tudo o que havia para limpar.
Domingos Paciência- Penso que esteva mal ao não colocar um ponta de lança de inicio. Mas ganhou, é o que importa.
PARA A SEMANA TODOS Á FIGUEIRA!!!VAMOS ACABAR EM GRANDE O ANO COM DUAS VITÓRIAS!!
SÁBADO ÁS 18H
VIAGEM + BILHETE POR 10€ com a Mancha Negra!
ACADÉMICA – NACIONAL: CONVOCADOS
24 Pedro Roma
1 Rui Nereu
2 Joeano
4 Kaká
7 Hélder Barbosa
8 Paulo Sérgio
10 Miguel Pedro
11 Lito
15 Orlando
17 Cris
18 Vitor Vinha
21 Litos
23 Pavlovic
25 Ivanildo
28 Nuno Piloto
29 Gyano
30 Pedro Costa
33 Tiero
Lesionados: Sarmento, Ricardo, Berger e N’Doye
quinta-feira, 13 de dezembro de 2007
quarta-feira, 12 de dezembro de 2007
"Não, foi por fora..."
No lance do golo da Briosa, o comentador tem esta saída, por que esperava concerteza que a bola nunca tivesse entrado. Para além disso, não é dado mérito ao remate de N´Doye, mas sim ao frango de Butt.
Para além disso reparem nos comentários seguintes ao golo: "As coisas agora ficaram muito mais complicadas aos 7minutos..." Simplesmente nojento!!!
Ora vejam:
terça-feira, 11 de dezembro de 2007
Académica: microrrotura afasta NDoye do Nacional*
O departamento clínico da Académica reavaliou esta terça-feira os vários casos de lesões no plantel e chegou à conclusão, depois de ter submetido o atleta a uma ecografia, que NDoye sofreu uma microrrotura durante o jogo com o Benfica, para a Taça. O senegalês vai falhar, no mínimo, o próximo encontro, frente ao Nacional. No entanto, nestes casos, a paragem pode estender-se por várias semanas, pelo que o último encontro de 2007, o derby com a Naval, na Figueira da Foz, também está em risco.
As outras situações, com excepção de Markus Berger e Sarmento, ambos com regresso esperado apenas em 2008, são de menor relevância. Em princípio, as contracturas sofridas por Vouho e Tiero, na semana passada, não deverão impedi-los de alinhar frente aos madeirenses.
*in maisfutebol
Mancha Negra solidária

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007
Vejam isto!!!
domingo, 9 de dezembro de 2007
Mais prendas em Natal antecipado
Académica não perde por mérito do seu opositor mais sim por demérito próprio.
Esta noite foi mais uma prova disso mesmo, pois os 3 golos do benfica a exemplo do que se passou no jogo do campeonato, foram oferecidos.
Numa primeira parte dominada pelos encarnados os golos apareceram já perto do intervalo através de Luizão e Cardozo. Em âmbos os golos ficaram á vista as fragilidades do equipa de Coimbra. No primeiro tempo a Académica apenas por uma vez criou perigo. Foi mau de mais.
No segundo tempo, Domingos Paciência mexeu no "onze" e a Académica cresceu chegando ao golo por N'Doye. Confirmando ainda mais a falta de sorte da Académica nesta época, foi a jogada de Hélder Barbosa que acabou com a bola a bater no poste da baliza de Butt.
Até final de destacar mais um golo,oferecido pela Académica,do Benfica. Pedro Costa a saltar com Cardozo?!?!?!?
Voltamos a perder, mais uma vez por culpa própria. A Académica já não ganha desde 16 de Setembro !!!Impressionante !!!
Melhores dias virão, digo eu.....

Equipas prováveis:
Benfica
24 | Butt GR
22 | Nélson LD
4 | Luisão DC
3 | Edcarlos DC
5 | Léo LE
6 | Petit MD
18 | Binya MD
20 | Di María AD
16 | Fábio Coentrão AE
21 | Nuno Gomes AV
7 | Cardozo AV
-
12 | Quim GR
2 | Luís Filipe LD
23 | David Luiz DC
10 | Rui Costa MO
25 | Nuno Assis MO
9 | Mantorras AV
19 | Bergessio AV
Académica
Treinador Domingos Paciência
24 | Pedro Roma GR
20 | Pedro Costa LD
21 | Litos DC
4 | Kaká DC
15 | Orlando LE
23 | Pavlovic MD
8 | Paulo Sérgio MD
78 | N'Doye MO
11 | Lito AD
25 | Ivanildo AE
2 | Joeano AV
-
1 | Rui Nereu GR
28 | Nuno Piloto MD
3 | Fofana MO
17 | Cris MO
10 | Miguel Pedro AD
7 | Hélder Barbosa AE
29 | Gyano AV
Vamos acreditar!!!
sexta-feira, 7 de dezembro de 2007
Lito
Fica aqui uma homenagem feita por um adepto.
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
terça-feira, 4 de dezembro de 2007
LPFP nega ter recusado inscrição de Rogério Matias
O organismo presidido por Hermínio Loureiro referiu ter recebido "um pedido de informação sobre a possibilidade de inscrever, ao abrigo do estatuto de desempregados, o jogador Rogério Matias, que tinha revogado, 'por mútuo acordo', o contrato com o clube Standard de Liège".
"A Liga respondeu que 'não se considera em situação de desemprego involuntário o jogador que tenha promovido, por acordo, a cessão do contrato', pelo que não cumpria os requisitos para a inscrição nas circunstâncias referidas", adianta a nota divulgada pela Liga.
A LPFP concluiu, assim, que "não recusou a inscrição de nenhum jogador desempregado, nomeadamente Rogério Matias, porque nenhum pedido de inscrição nesse sentido chegou a dar entrada nos serviços".
O organismo invoca o número 1, da alínea C do Anexo II do regulamento de competições, que consigna que "não se considera em situação de desemprego involuntário o jogador que tenha promovido por acordo a cessação do contrato de trabalho desportivo, ou vínculo equiparado, a que se mostrava vinculado".
"Os regulamentos para a inscrição de jogadores foram aprovados em Assembleia Geral da Liga de 27 de Julho de 2006, em harmonia com o disposto no artigo 6.º n.º 1 do Regulamento relativo ao Estatuto e Transferências de jogadores da FIFA", lembra o organismo que tutela as competições profissionais de futebol em Portugal.
Esta posição foi tomada na sequência do anúncio de que Rogério Matias, com o apoio do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), vai recorrer da decisão da Liga de recusar a inscrição do jogador fora da janela de transferências.
domingo, 2 de dezembro de 2007
V. GUIMARÃES - ACADÉMICA: CONVOCADOS
Os 19 convocados de Domingos Paciência são:
24 Pedro Roma
33 Rui Nereu
2 Joeano
4 Kaká
7 Hélder Barbosa
8 Paulo Sérgio
10 Miguel Pedro
11 Lito
15 Orlando
17 Cris
18 Vitor Vinha
21 Litos
23 Pavlovic
25 Ivanildo
28 Nuno Piloto
27 Vouho
30 Pedro Costa
33 Tiero
78 N’Doye
Lesionados: Sarmento, Ricardo e Berger.
sábado, 1 de dezembro de 2007
HERMÍNIO LOUREIRO: “A ACADÉMICA É UM EXEMPLO A SEGUIR”

Depois de uma reunião de trabalho na sede da Académica, os dois dirigentes visitaram a Academia Briosa XXI.
No final da visita, Hermínio Loureiro mostrou-se surpreendido com o resultado “de um esforço gigantesco, quase sem apoios, e que resulta numa obra muito positiva de que deve estar muito orgulhoso o seu Presidente. O que a Académica fez é algo exemplar."
"Este tipo de infra-estruturas são óptimas para o crescimento do futebol português e era bom que tivesse mais apoios. Era bom que mais clubes seguissem este exemplo. De resto, a Liga vai criar um Departamento de Infra-Estruturas para ajudar os clubes nesse sentido."
Sobre a reunião com o Presidente, Hermínio Loureiro afirmou que:
“Vir à Académica aprende-se sempre. Foi uma reunião de trabalho profícua. Tomei nota de várias situações. Tenho de realçar a postura e atitude construtiva do Presidente da Académica. Não me falou só de assuntos da Académica, falou-me de assuntos respeitantes a todo o futebol. Mostrou-se uma pessoa preocupada e provou que não está a olhar para o umbigo, não quer defender apenas os interesses da sua Instituição mas os interesses do Futebol Português. Chegamos à conclusão que os clubes portugueses têm cada vez mais obrigações e cada vez menos direitos. Temos de encontrar forma de corrigir algumas situações que nos preocupam.”
Sobre este encontro e a visita à Academia o Presidente José Eduardo Simões congratulou-se com a presença do Presidente da LPFP e confidenciou que falaram sobre objectivos estratégicos:
“A Imprensa dá muito força aos três grandes e relega os outros clubes para um patamar inferior que quase os condena. Temos de trazer mais competitividade ao futebol português. O nosso futebol podia aproveitar algumas das coisas boas que são feitas lá fora.”
Sobre a Academia Briosa XXI, recordou que "a formação é uma pedra basilar. Queremos ter mais e cada vez melhores atletas. Precisamos ainda de terminar um relvado sintético e há ainda algumas coisas por fazer em relação à Academia, mas o essencial ficará feito até ao dia da inauguração
Rogério Matias não fica*

Entretanto, Hermínio Loureiro visitou ontem o Complexo Academia Briosa XXI e não escondeu a satisfação pela infra-estrutura que será inaugurada dia 15.