Académica: Domingos quer outra vitória para fechar o ano em beleza*

Num jogo especial, pelo facto de se tratar de um «derby» da região, Domingos Paciência espera conseguir um feito inédito esta época: a segunda vitória consecutiva. Seria, por outro lado, o primeiro triunfo fora de portas na presente temporada, mas, para isso, a Académica vai ter de levar a melhor sobre uma Naval também ela apostada em terminar o ano da melhor forma.
«É uma equipa diferente daquela que iniciou o campeonato, que fez uma boa recuperação e está mais forte. Joga em casa e, por isso, vai também vai querer ganhar. Cabe-nos a nós contrariar esse objectivo», analisa o treinador da Briosa, ciente de que este será um embate diferente dos outros: «Tem sempre um significado especial para os adeptos e mesmo para os jogadores. No futebol, a rivalidade é sempre salutar. Espero que isso traga mais adeptos ao estádio, mas que os nossos sejam mais numerosos. Aliás, faço um apelo nesse sentido.»
Domingos Paciência tem a consciência de que um triunfo sobre os vizinhos da Figueira pode valer até seis pontos, já que os adversários directos dos «estudantes» vão ter, teoricamente, vida difícil nesta jornada: «É importante ganhar esta partida, não só por nós, mas pelo facto de equipas que estão logo a seguir a nós, como o Estrela e o Nacional, jogarem com os grandes. Esperamos que a percentagem de probabilidades de vitória para os favoritos que há nesta alturas se verifique.»
Quanto à tradição, que diz que a Académica nunca perdeu na Figueira da Foz, Domingos acredita que este não será um factor determinante. «Nunca há jogos iguais», sentenciou.
Pedro Costa é baixa de última hora
*Maisfutebol