sábado, 1 de dezembro de 2007

HERMÍNIO LOUREIRO: “A ACADÉMICA É UM EXEMPLO A SEGUIR”


No âmbito da política de proximidade da LPFP e da vontade que esta tem de “ouvir os clubes” o Presidente da LPFP, Hermínio Loureiro, esteve esta tarde em Coimbra, a convite do Presidente da Académica, José Eduardo Simões.

Depois de uma reunião de trabalho na sede da Académica, os dois dirigentes visitaram a Academia Briosa XXI.

No final da visita, Hermínio Loureiro mostrou-se surpreendido com o resultado “de um esforço gigantesco, quase sem apoios, e que resulta numa obra muito positiva de que deve estar muito orgulhoso o seu Presidente. O que a Académica fez é algo exemplar."
"Este tipo de infra-estruturas são óptimas para o crescimento do futebol português e era bom que tivesse mais apoios. Era bom que mais clubes seguissem este exemplo. De resto, a Liga vai criar um Departamento de Infra-Estruturas para ajudar os clubes nesse sentido."

Sobre a reunião com o Presidente, Hermínio Loureiro afirmou que:

Vir à Académica aprende-se sempre. Foi uma reunião de trabalho profícua. Tomei nota de várias situações. Tenho de realçar a postura e atitude construtiva do Presidente da Académica. Não me falou só de assuntos da Académica, falou-me de assuntos respeitantes a todo o futebol. Mostrou-se uma pessoa preocupada e provou que não está a olhar para o umbigo, não quer defender apenas os interesses da sua Instituição mas os interesses do Futebol Português. Chegamos à conclusão que os clubes portugueses têm cada vez mais obrigações e cada vez menos direitos. Temos de encontrar forma de corrigir algumas situações que nos preocupam.

Sobre este encontro e a visita à Academia o Presidente José Eduardo Simões congratulou-se com a presença do Presidente da LPFP e confidenciou que falaram sobre objectivos estratégicos:

A Imprensa dá muito força aos três grandes e relega os outros clubes para um patamar inferior que quase os condena. Temos de trazer mais competitividade ao futebol português. O nosso futebol podia aproveitar algumas das coisas boas que são feitas lá fora.

Sobre a Academia Briosa XXI, recordou que "a formação é uma pedra basilar. Queremos ter mais e cada vez melhores atletas. Precisamos ainda de terminar um relvado sintético e há ainda algumas coisas por fazer em relação à Academia, mas o essencial ficará feito até ao dia da inauguração