sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

COMUNICADO DA DIRECÇÃO DA ACADÉMICA



Na sequência de declarações proferidas pelo Sr. Sérgio Conceição, que envolvem a Académica/OAF, a Direcção vem prestar o seguinte esclarecimento:
1. O Sr. Sérgio Conceição contactou o treinador da Académica, referindo-lhe que estava a espera de propostas de dois clubes italianos, mas que se não chegassem, gostaria muito de representar a Académica.
2. Por volta das 16h30 do dia 31 de Janeiro, o Sr. Sérgio Conceição ligou de novo ao treinador da Académica, dizendo que o Livorno não tinha apresentado uma proposta e, por isso, estaria na disposição de representar a Académica.
3. Como é sabido, o prazo para entrega de toda a documentação na Liga Portuguesa de Futebol Profissional, tratando-se de transferências internacionais, é as 17Hh00 do dia 31 de Janeiro, meia-hora depois do Sr. Sérgio Conceição ter contactado o treinador a manifestar o interesse em representar a Académica.
4. Para fazer um contrato é preciso:
4.1 Saber qual a situação contratual do atleta e ter os respectivos documentos.
4.2 Negociar valores, condições, tempo de contrato. Não houve qualquer conversa nesse sentido.
4.3 Fazer exames médicos completos e ser dado como apto nesses exames. O que não foi feito.
4.4 Elaborar um contrato de trabalho através do Departamento Jurídico da AAC/OAF. O que também não foi feito, nem podia ser.
4.5 Que o contrato seja assinado por parte de três dirigentes da AAC/OAF. Mas o que é que se poderia assinar, se não existia contrato?
4.6 O atleta assinar o contrato, neste caso virtual, com assinatura reconhecida pelo notário.
4.7 Elaborar ficha clínica, assinada pelo responsável do Departamento Médico da AAC/OAF, o que só pode acontecer após a realização dos exames médicos.
4.8 Entregar toda a documentação necessária na Liga Portuguesa de Futebol Profissional até às 17h00 do dia 31 de Janeiro, o que não podia ser feito porque… não existia nada para entregar.
5. No dia 31de Janeiro encontrava-se na sede da Liga, no Porto, não um dirigente mas sim o funcionário Rui Gonçalves, cuja tarefa era tão só entregar todos os documentos relativos à inscrição do atleta Cléber Manttuy.Desta forma, todas as notícias envolvendo o Sr. Sérgio Conceição surgem claramente com o objectivo de atingir a Instituição e o seu Presidente.Na vida, na política, no desporto, no trabalho, na escola, em todas as actividades, OS FINS NÃO JUSTIFICAM OS MEIOS.E não pode valer tudo, como neste “caso” Sérgio Conceição – não vale mentir, não vale ser falso, não vale utilizar pessoas como marionetas. Não vale insultar, tentar denegrir, usar golpes baixos, próprios de pessoas sem princípios académicos e sociais.Só alguém sem noção do ridículo se permite pensar que sem contrato, que nunca houve, sem ficha médica, sem qualquer documento do último clube onde jogou, sem documento da AAC/OAF exigido pela Liga para o caso de transferências internacionais, só mesmo alguém sem noção da realidade pode pensar que consegue ser inscrito em Portugal.
Coimbra, 1 de Fevereiro de 2008

A Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol


A Direcção