quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Académica: Joeano não quer deixar Coimbra apesar de não ser titular*

Apesar de relegado para o banco de suplentes nas últimas jornadas - desde o jogo em Setúbal, há quase um mês, que não é titular para o campeonato e a mais recente presença no onze inicial remonta a 9 de Dezembro, com o Benfica, para a Taça - , o avançado Joeano veio nesta quarta-feira a público garantir que se sente bem em Coimbra e não pensa deixar o clube.

As razões para esta súbita saída de cena daquele que sempre foi um dos meninos bonitos dos adeptos podem encontrar-se na pouca produtividade (dois golos em 14 jogos, 7 deles como suplente utilizado) e também por força de uma mudança táctica na frente de ataque, que passou a ser ocupada pelos extremos Hélder Barbosa e Lito. Mas isso não o faz baixar os braços, nem pensar em mudar-se para outras paragens.

«Tanto quero ficar, que aceitei vir para aqui. Agora se jogo cinco, dez ou mais minutos, é com treinador. Vou continuar a lutar, como sempre, respeitando os meus colegas e as decisões o técnico. É bom não esquecer que já fui suplente um ano com o Nelo Vingada e não pedi para sair. Além disso, sei que o mister conta comigo», relembra.

Sem nada a provar

Para piorar ainda mais a sua situação, a equipa tem vindo a conseguir bons resultados (duas vitórias e um empate) e o jogador tem perfeita consciência disso, apesar de admitir que o golo que marcou no último encontro e permitiu salvar os estudantes da derrota com o Sp. Braga, veio dar-lhe mais moral.

«A Académica está a jogar bem e eu não posso ignorar isso. Quando se marca, fica mais fácil, ficamos com mais alegria e vontade, mas o essencial é trabalhar como tenho feito até aqui», asseverou o brasileiro, que garante não ter nada a provar para ninguém: «Não preciso de andar à porrada com os jornalistas para sair nos jornais [risos]. Não foi essa a educação que a minha mãe me deu e eu pretendo seguir os seus ensinamentos.»

É possível vencer o Sporting

O jogo com o Sporting é já no próximo domingo e Joeano acredita que a Briosa pode manter-se invencível pela quarta jornada consecutiva, um feito inédito nos últimos anos. «Penso que temos feito por justificar, finalmente, a sorte que temos tido e, se ela voltar a aparecer nesse jogo, se jogarmos como jogado até agora, penso que podermos sair vitoriosos.»

Para este aumento de confiança, terá, por certo, contribuído o futebol que a Académica de Domingos pratica. Diplomaticamente, o avançado acedeu a fazer uma comparação entre a equipa então treinada por Manuel Machado e a actual, acabando por admitir que, agora, os jogadores recebem instruções para atacar mais: «Em termos de colectivo, penso que a equipa actual é mais forte. A anterior tinha mais nomes. Nós só aprendemos aquilo que nos ensinam, se nos diziam para fazer aquilo [defender], íamos fazer o quê?»

Em relação à preparação da equipa, a nota de destaque vai para a reintegração de Cris, que havia treinado de forma condicionada na terça-feira, devido a uma mialgia.

* in maisfutebol

P.S. - Eu acho que o Joeano não pode nem deve sair agora em Janeiro. É a primeira vez que falo sobre o assunto, e nada melhor que esta mini entrevista para fundamentar o meu ponto de vista.
O Joeano é dos poucos jogadores do plantel que sabe o que é a Briosa, que mesmo não atravessando um bom momento de forma é um jogador esforçado e o melhor ponta de lança do plantel.
Numa altura em que precisamos de homens de ataque, dispensar o brasileiro? Depois de ele marcar um golo no último minuto e que pode moralizar o homem para o resto da época?
Isso sim, seria um erro de gestão...