terça-feira, 9 de outubro de 2007

ACADÉMICA DE LUTO – FALECEU FAUSTO CORREIA


A Família Academista está de luto! Faleceu hoje uma das suas referências – FAUSTO CORREIA.

A Direcção da Académica associa-se neste momento de luto à família e a todos aqueles que choram a perda prematura do nosso Ex-Presidente.

Como tributo, deixamos aqui o percurso profissional, académico e associativo de Fausto Correia, um Homem que viveu sempre sob o lema da solidariedade…



FAUSTO DE SOUSA CORREIA nasceu em Coimbra a 29 de Outubro de 1951.
Era casado e tinha três filhos.


Habilitações académicas:

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra.


Actividade profissional:

Advogado e consultor de empresas. Jornalista do "República", co-fundador de "A Luta" e chefe da Delegação Regional Centro da ANOP - Agência Noticiosa Portuguesa. Regeu a cadeira de "Iniciação ao Jornalismo" no Liceu D. Duarte, em Coimbra. Durante quase nove anos, de 1983 a 1992, fez parte dos sucessivos Conselhos de Administração da RDP - Radiodifusão Portuguesa. Desde Abril de 1992 e até Outubro de 1995 , foi Vice-Presidente da Direcção-Geral da Agência LUSA de Informação.


Actividade política:

Deputado à Assembleia da República, eleito pelo Círculo de Coimbra, nas IV, VII , VIII e IX Legislaturas. De Outubro de 1995 e até Outubro de 1999, exerceu as funções de Secretário de Estado da Administração Pública do XIII Governo Constitucional. Entre Outubro de 1999 e Abril de 2002 foi, sucessivamente, Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Secretário de Estado Adjunto do Ministro de Estado e Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro. Militante do PS desde 1974, foi, desde Maio de 1992 e até Outubro de 2000, Secretário-Coordenador da Federação Distrital de Coimbra, cargo que já desempenhara entre 1978 e 1980 e que voltou a exercer entre Março de 2002 e Abril de 2003. Membro do Secretariado Nacional do PS desde Março de 1994 e da respectiva Comissão Permanente desde 1996 e até ao último Congresso Nacional, em 2002, onde foi eleito membro da Comissão Nacional e da Comissão Política Nacional. Foi igualmente Vogal da Junta Distrital de Coimbra, Vice-Governador Civil de Coimbra, Presidente-Substituto e Vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Secretário do Conselho Fiscal da Associação Atlântica dos Jovens Dirigentes Políticos, Deputado à Assembleia Municipal de Coimbra e membro da Direcção do Instituto de Imprensa Democrática (IID). Actualmente, era deputado à Assembleia Municipal de Miranda do Corvo e Presidente da Mesa da Comissão Política da Federação de Coimbra do PS.


Outras actividades:

Fundador e presidente da Direcção do FORUM CONIMBRIGAE, foi dirigente da Associação Académica de Coimbra, co-fundador do Clube Académico de Coimbra e vice-presidente da Assembleia-Geral da Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol; membro do Conselho Nacional de Solidariedade Afro-Lusitana. Foi presidente da Direcção da Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol até Outubro de 1995. Foi Presidente da Mesa da Assembleia-geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra durante vários mandatos e era Presidente da Assembleia Geral do Olivais Futebol Clube.


Distinções:

Era sócio honorário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra e da Secção de Andebol da Associação Académica de Coimbra, bem como militante honorário da Juventude Socialista. Homenageado em 2002 pela Casa da Académica em Lisboa.


Obras publicadas:

Praça da República I (1997), Praça da República II (1998) e Praça da República III (1999). Melhor Administração, Mais Cidadania (1999), em co-autoria com o Dr. Jorge Coelho, então Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro.


No Parlamento Europeu:

Era Deputado desde Julho de 2004.
Era membro efectivo da Comissão Parlamentar das Liberdades Cívicas, Justiça e Assuntos Internos e suplente da Comissão Parlamentar dos Transportes e Turismo.
Era membro efectivo da Delegação EU - Comunidade Andina e membro suplente da Delegação para as Relações com o Mercosul e da Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latina-Americana (EUROLAT).