segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Académica 0 - 1 Porto (Lucho)

A Académica sofreu hoje a primeira derrota na era Domingos Paciência, frente a um FC Porto desinspirado e que aumentou para 7 o número de pontos em relação ao segundo lugar.
Mas vamos aos factos... a Académica entrou com Pedro Costa no lugar de Vinha e Pavlovic no lugar de Paulo Sérgio. Na frente, Joeano era o homem fixo, apoiado por Lito, Miguel Pedro e Ivanildo. Ninguém pode culpar Domingos por jogar demasiado recuado ou amedrontado...
O FCPorto entrou com a equipa que venceu o Besiktas e ressentiu-se disso durante o jogo, nunca demonstrando frescura física. Também, nem foi preciso...

O jogo começou lento, sem ideias, e era apenas o FC Porto que numa ou noutra ocasião ia causando algum perigo. Quaresma pelo lado esquerdo ia moendo o inadaptado Orlando e só Pedro Roma ia safando os Pretos. Registo também para uma perdida inacreditável de Tarik aos 20', quando servido por Lisandro que ganhou a bola perante a passividade do lateral e do central Litos. Oito minutos depois, o lance mais polémico do jogo: N'Doye parece mesmo carregar em falta Quaresma, mas o árbitro assistente (quem assinalou a infracção), assinalou para livre fora da área. O Sr. Elmano Santos, corrigiu e marcou grande penalidade. Isto só mesmo em Coimbra...

Até ao intervalo a Académica tentou empurrar o FCP para o seu reduto defensivo, mas o desacerto na hora do remate, deitava por terra os esforços da Briosa.

Na segunda parte apenas uma equipa esteve no terreno de jogo! O FCPorto, com excepção de uma perdida aos 47' (enorme defesa de Roma), desapareceu do campo e foi a Académica que, sempre sem grande clarividência, foi tentando atacar e mudar o resultado. Até ao final, nunca a baliza de Helton esteve verdadeiramente ameaçada, consequência também de alguma inoperância dos jogadores de Coimbra que deixaram, por duas vezes, Helton com a bola nos pés quase um minuto.

A Académica lutou, tentou, mas não teve capacidade para vergar o FC Porto, que só jogou o mínimo indispensável para sair de Coimbra com os 3 pontos.

OS JOGADORES:
Pedro Roma (3) - A segurança habitual. Negou o golo do FCP aos 6' e aos 47' com grandes intervenções.
Pedro Costa (3) - Um dos melhores, mesmo adaptado ao lado esquerdo. Nunca Lisandro, Quaresma ou Tarik encontraram neste lateral facilidades para ganhar a linha. Em bom plano a ajudar o ataque.
Litos/Kaka (3) - Exibições seguras. Não foi por eles que a Académica saiu derrotada.
Orlando (2) - Não me parece ser solução para lateral. Viveu grandes dificuldades com Quaresma na primeira parte.
Pavlovic (3) - Boa reaparição do Sérvio que rubricou uma exibição segura, tendo em conta o adversário e o tempo em que esteve parado.
Ivanildo (1) - Não chegou a entrar no jogo...
Miguel Pedro (2) - Muito esforçado, nem sempre inspirado. Tem bons pés, é voluntarioso e um dos bons jogadores do plantel. Mas hoje o jogo não lhe saiu de feição...
Lito (2) - Muito rápido, não foi consequente hoje. Tal como Miguel Pedro, vão ser mais valias neste campeonato...
Joeano (3) - Nota pelo suor, pelas sucessivas movimentações e pela entrega ao jogo. No entanto, falta-lhe aquela veia goleadora que todos nós conhecemos...
Hélder Barbosa (3) - Duas ou três boas arrancadas pelo lado esquerdo, deram a entender que teria sido melhor aposta que Ivanildo.
Tiero (2) - Num jogo sempre pautado por N'Doye, nunca se deu muito por Tiero nos minutos que jogou.
Vouho (-) - Nem deve ter tocado na bola.

A ESTRELA:
N'Doye (3) - Exibição boa do Senegalês, apenas manchada pelo lance do penalty em que foi um pouco anjinho. Parece estar a recuperar de um início de temporada para esquecer. Foi sempre ele que empurrou a equipa para o ataque, efectuando (a par de Joeano) os remates da equipa da Académica.

O TREINADOR:
Domingos Paciência (3) - Gosto da coragem deste treinador. Não se atemorizou com o adversário e lançou uma equipa ofensiva (sem grandes efeitos práticos). Falhou, no entanto, pela aposta em Ivanildo.

O ÁRBITRO:
Elmano Santos (3) - Gosta de penalidades contra a Académica. Já vão em 2 em 2 jogos. Só não gosta de marcar a nosso favor. Va lá, hoje ninguém da Académica foi abalroado como na primeira jornada em Alvalade.