domingo, 16 de setembro de 2007

Finalmente Briosa!!

Custou, mas foi! Ao fim de 10 meses a Académica venceu no seu quartel general, para gáudio dos 5000 adeptos presentes no Cidade de Coimbra.
Na estreia de um novo treinador, foi com algumas surpresas que a equipa se apresentou hoje: Tiero a jogar um pouco mais recuado, Fofana a fazer o corredor direito, Miguel Pedro com as funções de 10 e Vouho em cunha entre os centrais pacenses.

O jogo começou algo repartido, sem grandes momentos de inspiração, mas com uma atitude substancialmente diferente por parte dos nossos jogadores. No entanto, apenas nos remates de longa distância é que a baliza do Paços era ameaçada.
A Académica controlava as operações, no entanto, e sempre de bola parada, assistiu-se a momentos de algum pânico no extremo reduto da Briosa. 0-0 ao intervalo aceitava-se...

A Briosa entrou na segunda parte a intensificar ainda mais os seus processos ofensivos, mas, no entanto, a bem organizada defesa do Paços não se deixava vencer. Pedro Roma foi sempre um espectador atento ao longo da segunda parte.
Precisava-se de alguma "patada" no jogo e Domingos percebeu isso: quase de seguida lançou Joeano e Hélder Barbosa para o lugar dos apagados Ivanildo e Vouho.
E foi numa jogada de insistência do extremo emprestado pelo Porto que a Académica deu um chuto na "malapata"... GOLO da Briosa! O mais difícil estava feito... Agora era só esperar pelo apito final e festejar a primeira vitória no campeonato. Que se sigam muitas mais!!

OS JOGADORES:
Pedro Roma (4) - Sem grande trabalho, ainda segurou o 0-0 com um punhado de defesas atentas.
Pedro Costa (4) - Gostei da exibição deste defesa. Não deu um palmo de terreno ao extremo pacense, e nunca deixou de apoiar o ataque.
Kaka (3) - Uma das melhores exibições do central Académico. Sóbrio, limpou a grande área sem grandes precauções.
Orlando (3) - Bom entendimento com Kaka, só pecou na saída para o ataque, com algumas precipitações e passes mal medidos.
Vitor Vinha (2) - Menos interventivo que o homólogo do lado direito, pecou um pouco pelas faltas cometidas ao longo da linha.
Tiero (3) - Um pouco mais recuado do que o normal, teve pormenores de craque. Tacticamente um pouco indisciplinado, é um jogador útil e talentoso.
Miguel Pedro (2) - Muita respiração, poucas inspiração. Rende muito mais encostado ao flanco direito.
Fofana (3) - Trapalhão em algumas subidas ao ataque, compensou pela frescura física e por ser o primeiro defesa da equipa.
Ivanildo (2) - Ainda um pouco pesado, foi aposta do treinador devido ao seu conhecimento prévio da U. Leiria. Um pouco pesado, arrancou ainda assim 2 cruzamentos perigosos.
Vouho (2) - Ingénuo e sem manha para desmanchar a dupla de centrais pacenses, não me parece ser a melhor opção do plantel para jogar de início.
Joeano (3) - Opção óbvia para tentar agitar as águas no ataque da Académica. Correu bastante e quase marcou um grande golo num remate cruzado.
Hélder Barbosa (4) - Se foi pensado com antecedência o facto de ser lançado numa altura em que a defesa já se encontrava fatigada, só a equipa técnica sabe. Entrou cheio de gás, criou perigo em arrancadas pela esquerda, e marcou o golo da vitória numa jogada de génio! Este menino vai dar muito que falar esta época.
Cris (2) - Surpresa no banco, entrou para equilibrar a luta no meio campo, numa altura em que Paulo Sérgio ia acusando algum (natural) desgaste.

A ESTRELA:
Paulo Sérgio (5) - Carregou com a equipa as costas. Um muro de trabalho a destruir as iniciativas pacenses. Com a bola nos pés, entregou sempre jogável, criando alguns desequilíbrios no ataque. Faltou acertar nos remates de longe, para coroar uma exibição imaculada.

O TREINADOR:
Domingos Paciência (4) - Com 3 dias de trabalho, fez aquilo que o seu antecessor levava 10 meses a conseguir. Não é um mérito só seu, teve em seu benefício o facto de contar com a vontade dos jogadores em se mostrar ao novo técnico. Não montou a melhor equipa possível (talvez tenha testado alguns jogadores para um melhor conhecimento), mas estruturou uma equipa ofensiva e, ao ver o 0-0 como o resultado mais provável, meteu a carne toda no assador. Era impossível pedir mais... Boa sorte mister!


O ÁRBITRO:
Pedro Proença (4) - Bom julgamento dos lances, os jogadores também não lhe complicaram muito o trabalho. Que todos os árbitros nos apitassem assim...

Etiquetas: