terça-feira, 21 de agosto de 2007

Com a U. Leiria no horizonte *

Depois da dupla folga concedida aos que saíram derrotados de Alvalade, por 4-1, a Académica regressou ontem à tarde ao trabalho, já a pensar na recepção à U. Leiria.

Manuel Machado começou ontem a preparar a visita da U. Leiria a Coimbra, numa partida marcada para o próximo domingo, às 16H00. No Bolão, onde apenas falta concluir o edifício que se situa ao lado dos balneários, o grupo de trabalho voltou a juntar-se, depois da pesada derrota sofrida na casa do leão.
Pedro Costa, Vítor Vinha, Peralta e Nuno Piloto continuam a preocupar o corpo clínico da Briosa e estão todos em dúvida para o encontro da 2.ª jornada da Liga. Até lá, Machado terá de encontrar soluções para somar a primeira vitória da temporada, face a um adversário que empatou em casa (0-0 frente ao Boavista) na ronda inaugural e que, por isso, pretende, desde já, recuperar os pontos perdidos.
Ainda à procura de um padrão de jogo, é crível que Machado faça algumas alterações frente aos leirienses, face à pálida exibição em Alvalade. A começar pelo sector mais recuado, onde os defesas-centrais Berger e Orlando, adaptados às laterais, poderão ocupar outras posições no terreno. Tiero e Cris deverão manter a titularidade no "miolo", o que poderá não acontecer com Ivanildo, um dos que foram substituídos ao intervalo, numa altura em que os estudantes já perdiam em Alvalade por 2-0.
Quem luta, de forma legítima, por uma vaga no "onze", é o húngaro Gyano, autor do único golo da Briosa em Alvalade. A dupla Joeano/Gyano, algumas vezes testada ao longo da pré-época, poderá ser uma das surpresas diante dos leirienses, opção que cumpriria a tal postura ofensiva desde o apito inicial, uma das plausíveis estratégias a utilizar, sob pena da Académica ser surpreendida por um adversário que, tradicionalmente, cria enormes dificuldades quando visita o Estádio Cidade de Coimbra. Hoje, também para as 16H30, no Bolão, está marcado um novo apronto, enquanto amanhã há trabalho a dobrar: às 09H30, no Bolão, e às 16H30, no Estádio Cidade de Coimbra.

Certificados chegaram
Entretanto, chegaram ontem a Portugal os certificados dos jogadores costa-marfinenses Fofana e Vouho e do uruguaio Pablo Castro. Com estes documentos, os três atletas ficam à disposição do técnico Manuel Machado para assim fazerem a estreia oficial com a camisola da Académica. Fica, para já, a faltar desbloquear a situação do (também) uruguaio Peralta, ainda a aguardar o respectivo certificado, enquanto procura igualmente a recuperação física.

* In "As Beiras"