quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Aguenta Coração...


Regressado muito recentemente de férias, mas acompanhando sempre que possível o dia a dia da nossa instituição, é com bastante desagrado que vejo a actual situação de indisciplina que se vive no seio da equipa profissional de futebol, a qual se reflete como é óbvio, nos sócios e simpatizantes da Académica. Apesar de este ser um assunto grave e que o nosso blogue irá acompanhar de perto, hoje proponho uma pequena reflexão aos nossos leitores sobre as recentes mortes súbitas no desporto, mais propriamente no futebol.

Esta terça-feira ficou marcada pela chocante morte do espanhol Antonio Puerta. O jogador do Sevilha teve problemas cardíacos durante o jogo de domingo, aos quais não conseguiu sobreviver.
Neste mesmo dia o jogo entre o Nottingham Forest e o Leicester City foi suspenso depois de Clive Clarke ter desmaiado ao intervalo.Tim Davies, director do Leicester adiantou que Clarke não está muito bem, mas pelo menos conseguimos ainda falar com ele.
«Clive Clarke caiu nos balneários durante o intervalo e agora os nosso pensamentos e orações estão com ele e a sua família», adiantou Davies.
Deixo de seguida uma lista das mais recentes mortes ocorridas em campo:
MIKLOS FEHER - Jogador húngaro, de 24 anos, actuava pelo Benfica (POR). Caiu no relvado no dia 25/01/2004, contra o Vitória de Guimarães e morreu vítima de paragem cardíaca.
MAX - Defesa do Botafogo de Ribeirão Preto. Morreu aos 21 anos, no dia 2 de julho de 2003, após passar mal num treino de equipa no estádio Santa Cruz.
MARC-VIVIEN FOE - Jogador da seleção de Camarões. Morreu, aos 28 anos, no dia 26/06/2003 após sofrer paragem cardíaca durante a partida contra a Colômbia, pela Taça das Confederações, no estádio Gerland, em Lyon (FRA).
JOSÉ ROBERTO RODÁS - Juiz de futebol, morreu em fevereiro de 2003 também de enfarte fulminante, quando apitava o amistoso entre Guarani e Olimpia, em Assunção, no Paraguai.
VÁGNER - O defesa, conhecido como Bacharel por seu bom nível intelectual, morreu dia 14/4/90, uma semana depois de bater com a coluna cervical no chão, durante partida entre Paraná Clube e Campo Mourão. Tinha 35 anos.
BARRY WELSH - De enfarte, aos 19 anos, no dia 1 de novembro de 1987, quando jogava pelo Ivybridge contra o Rangers, pela segunda divisão do Campeonato Inglês.
BETO - Central do Moto Clube, aos 26 anos, de enfarte, no meio do jogo contra o Tocantins, dia 14/9/85, no Castelão, em São Luís.
JOCK STEIN - No dia 10/9/85, em Glasgow, o então técnico da Escócia teve enfarte fulminante logo após empate em 1 a 1 da sua equipa contra o País de Gales, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 86.
TROSSERO - Aos 29 anos, o argentino morreu de enfarte no vestiário, após vitória de sua equipa, o River Plate, sobre o Rosário Central, em 83.
CARLOS ALBERTO BARBOSA - Lateral-direito, aos 26 anos, durante jogo Sport x XV de Jaú, em Recife, dia 4/3/82. Também teve enfarte fulminante no relvado.
OMAR SAHNOUN - Aos 25, em 1980, durante treino da sua equipa, o Bordeus. Ele tinha 25 anos e sofreu um enfarte.
VALTENCIR - Lateral-esquerdo, aos 32 anos, em 18/9/78, quando jogava pelo Colorado, o actual Paraná Clube. Teve lesões na coluna cervical e no cérebro, após choque com um adversário do Maringá.
MICHEL SOULIER - Central do Namur, da Bélgica, aos 27 anos. No dia 27/8/77 levou uma bolada no peito no jogo contra o Anderlecht e teve colapso cardíaco. Morreu no hospital.
ZEZINHO FIGUEROA - Aos 34 anos, o defesa da Inter de Limeira caiu no relvado, provavelmente vítima de aneurisma cerebral, quando disputava uma bola.
MOACIR BARCELOS DE SOUZA - De crise convulsiva durante partida entre o Atlético de Alagoinhas e Bahia, pelo Campeonato Baiano. Tinha apenas 23 anos.
GERALDO - Defesa do Jataí, caiu em campo ao cabecear uma bola, no jogo contra o Itumbiara. Morreu de enfarte aos 25 anos no hospital.

Perante estas tragédias urge fazer alguma coisa...Exames extremamente rigorosos a todos os jogadores no início de época, um desfibrilhador por cada equipa julgo ser o mínimo que se pode fazer para diminuir este flagelo. Uma nota também para o futebol distrital onde posso contar por experiência própria, que pude competir um ano sem qualquer exame feito. E tenho conhecimento que há vários casos como este por todo o país. É preciso mudar este deixa andar antes que notícias como as de ontem se tornem a repetir...