terça-feira, 31 de julho de 2007

Uma renovada dimensão Académica *

O maior desafio que se nos vai colocar no futuro, é fazer ressurgir a Académica.oaf, como motor do desenvolvimento desportivo, social e cultural tanto da nossa cidade como no País.
A “bola do fundo da rede” vale o que vale; pontos…tão só! Quando valem!
A verdade é que a nossa Instituição tem o dever de cumprir outros desígnios que não só este!
A Académica.oaf, no futuro e do futuro, vai ter de intervir em áreas que lhe estão determinadas HISTORICAMENTE.
A formação académica, cultural e social dos seus atletas é um factor determinante da sua afirmação perante o País desportivo.
Tal cenário só será possível se os juntarmos numa mesma escola, exigente quanto baste.
Essa escola que funcionará com os vários graus de ensino, terá também por missão, desenvolver e aprofundar os valores académicos.
Será uma escola que deverá ter os melhores profissionais de educação, os alunos terão acompanhamento permanente com horários que lhes permita desenvolver harmoniosamente, a sua condição de estudantes e atletas.
É um apoio decisivo aos nossos jovens e às suas famílias que, solidariamente, confiarão o seu futuro a profissionais de grande dimensão científica e humana.
Esta escola deverá ser aberta, segundo critérios objectivos, a jovens que pratiquem outras modalidades na Académica.
O rigor, a disciplina e o trabalho farão parte do vocabulário de cada um que a frequentar.
Queremos ter os melhores estudantes e os melhores atletas.
Dentro de dias uma comissão iniciará o árduo trabalho de levar à prática este projecto, que deverá contar com múltiplas participações, desde Professores, Psicólogos, Pais e Encarregados de Educação.
Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que este projecto seja uma realidade no mais breve espaço de tempo se, claro, outros académicos estiverem a gerir os destinos da Académica.oaf a partir de Maio de 2008.


* Texto de Dr. Luís Santarino