domingo, 22 de julho de 2007

A realidade nua e crua *

Depois da renumeração, vivemos uma realidade dorida. A verdade é que a Académica tem muito menos sócios do que tínhamos gosto em apregoar. Menos de metade. Isso reflectia-se nas assistências ao jogos, e tentávamos justificar com o mau futebol apresentado e as classificações muito fracas nas últimas épocas. Sendo que isso contribuiu, e muito, para que muita gente se tivesse afastado, a verdade é que nestes últimos anos, a gestão da TBZ, quanto à angariação de novos sócios efectivos, tem sido um desastre. Não é, para ser verdadeiro, a direcção que tem que arranjar sócios, mas sim a empresa que gere e fica com o dinheiro dos sócios da Briosa. E isso é um complexo problema, tanto do ponto de vista comercial, como de identidade para com a Instituição.
Neste momento, a Académica tanto ganha se tiver 10, ou 10.000 sócios. No entanto refira-se que pode em breve, a "coisa" mudar de figura. E isso é preocupante. Se a TBZ não tiver uma percentagem "X", a Académica passa a receber menos, o que dramatiza ainda mais a saúde financeira da Instituição. É o que dá delegar a "alma" ao "diabo".
Consequentemente os bilhetes de época, caros como são, desmobilizam famílias inteiras, num momento em que os Portugueses vivem uma crise como há anos não viviam. O dinheiro está "caro", e sem uma grande motivação, prefere-se poupar para os bens essenciais.
Infelizmente a Briosa é como que um monarca falido, mas com título. Vive do passado cada vez menos recente, e é olhada cada vez mais, como uma Instituição jurássica, no pior sentido da metáfora.

A venda dos bilhetes de época tem sido um fiasco de todo o tamanho. Se se conseguir vender metade do ano passado a "coisa" já não está mal.
Preparemo-nos para, além da parte desportiva, ter cada vez mais, menos gente no ECC.

O jogo de apresentação é na quarta-feira. Com o Beira-Mar. Temos passado de "cavalo para burro". Lembro-me das épocas seguídas que, ou em Coimbra, ou na Figueira da Foz (no intuito de levar a equipa aos sócios...) de apresentações com o Sporting ou o Benfica.
Agora resta-nos uma equipa da 2ª liga? São estas coisas que têm que ser pensadas, avaliadas. Querem apostar como não irão mais do que 1000 pessoas ao ECC?
Porque não gastar, ou melhor, investir numa grande equipa, mesmo estrangeira, e pôr os bilhetes um pouco mais caros? Chamaria mais gente com certeza, e acima de tudo ver-se-ia a grandeza da Académica. "Mostra-nos com quem andas, dir-te-ei quem és..."

* Texto mandado por Joaquim Regaço, para o mail do "Denúncias"