segunda-feira, 30 de julho de 2007

Que táctica ou modelo de jogo a Académica deve utilizar?


Manuel Machado já deu a entender que este ano, vai preferencialmente utilizar o 4-4-2. No entanto a chegada de Peralta pode fazê-lo mudar de ideias, ou então "compatibilizar" este sistema com o 4-3-3.
Apesar de se saber que é fã do 3-5-2, parece que já deu para ver que as características dos jogadores que dispõe não são condizentes com três centrais, como já se viu no final do ano passao e em experiências este ano.
Berger tem sido utilizado como defesa direito, apesar da sua pouca velocidade, fechando o seu lado quando a bola roda para a "esquerda", ora Tiero, ora Lito, ora Miguel Pedro. Este sistema produz pouca eficácia defensiva pois as rotinas ficam longe de ser conseguidas. O mesmo acontece com Kaká, quando este joga a falso lateral esquerdo.
Com a vinda de outro lateral esquerdo, Manuel Machado pode resolver esse flanco, o mesmo não se pode dizer do contrário. Ou Pedro Costa não é opção por estar com alguma lesão, ou Berger não me parece ser a solução. Será que veremos novamente Paulo Sérgio a "desenrascar"? Ou Pedrinho virá antes do que se pensa?

O meio-campo com Peralta fica com um "número" 10, sem dúvida, mas aí poderá estar o segredo para o losângulo do 4-4-2.
À frente de Pedro Costa, Berger (Litos) Kaká(Orlando) e Vinha (?), parece que Cris (Paulo Sérgio) poderão fazer de trinco único, jogando com dois interiores rápidos como Hélder Barbosa e Lito ( Miguel Pedro). Peralta ( Ivanildo) como médio ofensivos, e na frente além de Joeano, pode haver algumas soluções. Ou joga com dois ponta de lança fixos, o que implicaria dar confiança a Gyano, ou além de um médio interior, jogar com um avançado à linha, que poderia ser qualquer das alternativas para médio interior ( lado esquerdo ou lado direito). Assim poderia fazer Miguel Pedro parte do losângulo e Lito "fugir" para um das alas. Quem diz Miguel Pedro, diz Hélder Barbosa (pela esquerda) e Ivanildo o fugitivo, ou vice-versa.

Num sistema de 4-3-3, a equipa dá ideia que perder alguma coesão defensiva (arma que tem levado a Académica a sofrer muito poucos golos nesta pré-época).
Seria levada a jogar com um trinco, dois interiores, com preocupações centrais redobradas, e dois alas bem abertos, de forma a solicitar o ponta de lança. Não me parece muito eficaz este sistema, mas opiniões são isso mesmo: opiniões...

Assim e segundo o meu ponto de vista, a Académica deveria jogar assim:

Pedro Roma ( Ricardo)
Pedro Costa (Sarmento)
Berger ( Litos)
Kaká (Orlando)
Vinha (?)
Paulo Sérgio ( Cris ou Pavlovic)
Miguel Pedro ( Piloto)
Peralta ( Tiero ou Lito)
Hélder Barbosa (Ivanildo )
Joeano ( Gyano)
Tiero ( Vohou)

É uma das muitas hipóteses. De salientar que não me esqueci naturalmente que jogadores como Tiero e Cris são bastante dinâmicos, tal como Piloto, pelo que conjuntamente com Paulo Sérgio, podem fazer mais do que uma posição. Piloto, por exemplo tem como lugar predilecto, médio esquerdo ( interior) e Cris, médio interior direito.
A jogar com 2 trincos a equipa perde-se um pouco com as características semelhantes de Pavlovic e Paulo Sérgio, pelo que acho melhor juntar ao Paulo, um jogador mais versátil como Cris.

Gostava de escutar (ler) as vossas opiniões.