quinta-feira, 26 de julho de 2007

Mail recebido *

Caros Académicos,

Tenho andado atarefado com outras actividades, que apesar de ligadas ao futebol, não dizem respeito à Académica.
Escrevi em dois dias dois mail's para este blogue, e espero não ter razões para o fazer mais.

Vem a propósito, este "arrascunhado" para responder a um presidente de um clube da 2ª circular, que equipa da cor da pantera, famosa pelo filme de Peter Seller.
Diz o vendedor de pneus:

"O presidente do Benfica disse esta quinta-feira que o «substituto de Simão» já está a caminho de Portugal. Vieira não disse o nome, admitindo apenas que vem do estrangeiro.

«Com certeza que não vem de Coimbra. Se eu dissesse de onde vem vocês sabiam», afirmou o dirigente.

Questionado sobre o jovem norte-americano Freddy Adu, Vieira foi evasivo. «Não vou dizer se é esse ou não», disse.

Vou lembrar a esse distinto dirigente nomes como Artur Jorge, Rui Rodrigues, Artur, Toni, Álvaro, João Tomás e mais recentemente Marcel, além da tentativa frustrada de Filipe Teixeira.
Outros haverá, que não me ocorrem de momento.
Esses foram de Coimbra. E todos eles singraram, ao ponto de chegarem à selecção nacional, exceptuando Marcel, que foi corrompido e portou-se vergonhosamente depois de aliciado na véspera de um jogo contra os encarnados, ainda jogava na Académica.

Porquê o mencionar o nome de Coimbra? Por ter inveja da cidade, ou da tradição de um clube até hoje, conhecido pela sua seriedade, comportamento cívico, social e desportivo inacusável?
Será que o Sr. Vieira se arrependeu alguma vez dos negócios feitos com a Académica, ou simplesmente esquece-se que o seu clube de bairro, armou uma cilada ao João Tomás, impedindo a Académica de receber o que merecia pelo jogador, e demorando uma eternidade a pagá-lo?
Será que o Sr. Vieira se esquece da protecção dada de forma escandalosa pelas arbitragens, durante a época Salarazista, e que apesar de tudo, mudaram as moscas mas o cheiro continua o mesmo?
Será que o Sr. Vieira, não bebeu chá em pequeno e por estar há tantos anos no futebol (Alverca e Benfica) trocou a bebida com teína, por doenças neurológicas, vulgo ché-ché?
Até quando os responsáveis da Académica e da cidade se impõe, e metem o "dedo no nariz" a estes para quedistas, que sabem tanto de ética, de futebol, ou de desportivismo como eu de engenharia ou de pneus?

Deixe a cidade de Coimbra e a Académica em paz. Quando falar em ambas, benza-se e tenha a certeza que pode sempre aprender connosco, ao contrário de nós.
Coimbra é inatacável. A Académica perdurará no coração dos Portugueses, ao contrário dos seus consócios, que até já tiveram a oportunidade de assassinar em pleno campo, um adepto adversário.
Tenha vergonha, e pense ( se for capaz) mil vezes antes de colocar o nome da nossa cidade e da nossa Instituição na sua "matraca" pouco edificante.

* Texto enviado por Mário Castro