quarta-feira, 25 de julho de 2007

Email recebido *

Caros Académicos,

Decidi escrever um email, para ter acesso a este blogue, e para esclarecer certas dúvidas que podem ter existido, ou no mínimo, para as poder desfazer.


1- Ao sair deste blogue, fi-lo conscientemente, de livre vontade, e com a consciência de dever cumprido. Nada de ressentimentos, tudo foi esclarecido, e por iniciativa própria pedi ao Zé Miguel, para, de algum modo, "tomar" conta do blogue.
Não tenham dúvidas, que ter um espaço destes permanentemente actualizado, dá muitas dores de cabeça, gasta-se muito dinheiro, arranjam-se uns "inimigos de estimação", as preocupações aumentam e a nossa imagem e mesmo a vida pessoal é afectada. Vivemos num País e numa cidade que ter opinião constitui cada vez mais um delito, e somos confrontados por momentos desagradáveis, por um e simples motivo: viver a Briosa de forma apaixonada.
Não deixarei de ser Académico NUNCA, mas o tempo de permanentemente idealizar, discutir e trocar ideias sobre a nossa/minha paixão - Académica - terminou. Não deixarei NUNCA, de a viver intensamente, de ter opinião própria, de em "su sitio" a discutir, mas publicamente e em blogues, já dei o que tinha a dar. É finito.

2- Ultimamente, e à revelia do bom senso, educação, e até a costumada revelia da coragem, continuam a dar-me como que um "fantasma" sob a capa do Zé Miguel. Muita gente o conhece. É um rapaz muito inteligente, humilde, estudante universitário na Faculdade de Economia, e ama a Académica como poucos. Que fique claro, que muitas vezes, ele pede-me informações sobre a Académica. Mas cada vez mais, tenho dificuldades em dar-lhas, já que o afastamento dos blogues em termos práticos - escrita-, me têm deixado um pouco " a leste" do que se passa. Os contactos que eu tinha, já lhos dei, e agora é tempo de ele se desenvencilhar, tal como eu fiz quando há dois anos fundei os "Pardalitos do Choupal".
Ninguém é insubstituível. E a renovação é um sinal de inteligência, para quem trabalha em grupo, ou tem um ideal, que neste caso é a Académica.

3- Falhei um único jogo da Académica este ano. Precisamente o jogo de ontem com o Beira-Mar.
O que tenho vindo a afirmar durante o defeso, é minha convicção, que a Académica tem todas as condições para estruturar uma equipa de grande qualidade, apesar de umas quantas entradas de novos jogadores, que naturalmente ainda não estão devidamente entrosados.
Quando a unidade existir, dentro e fora das quatro linhas, tenho a certeza que poderemos lutar para um lugar honroso. Os atletas que vieram e virão, têm qualidade, o treinador já conhece os cantos à casa, e os adeptos, sócios e simpatizantes, têm o dever de se deixarem de "merdas" (perdoem-me o termo) e devem apoiar toda a estrutura da Briosa. Prometi no principio do defeso, que iria apoiar tanto a equipa como a direcção até às próximas eleições.
Reafirmo redobradamente a minha promessa. Vamos dar o benefício da dúvida a quem gere os destinos da Briosa. A política desportiva, mudou este ano, radicalmente. Se não somos nós a dar uma ajuda, no sentido de puxar para o mesmo lado, não serão os adversários que o vão fazer.

4- Finalizo este mail, com o pedido de publicação do mesmo, e esclareço que a minha indignação por um comentário meu ter sido apagado, já foi devidamente esclarecido.
Espero e desejo, para bem de todos, que seja este blogue a ter a difícil tarefa de juntar todos os Académicos, e nas horas más (espero que poucas) dê o mote para que a auto-estima dos nossos Briosos jogadores, dos nossos sofredores sócios e adeptos, e dos nossos dirigentes, aumente de dia para dia, para que tenha maior e melhor credibilidade, para poder apontar um ou outro erro, que de forma construtiva se possa remediar.
A Académica, com muita ou pouca gente, será sempre a Académica.

Um grande abraço deste "maluco" pela Briosa,
Mário José de Castro

* Assinado por Mário Castro