segunda-feira, 28 de maio de 2007

Roberto Brum já não é jogador da Académica *

Roberto Brum já rescindiu com a Académica. O médio que chegou a Coimbra em Janeiro de 2005 tinha mais um ano de contrato, mas as duas partes chegaram a acordo para que a separação se consumasse mais cedo

Cerca de dois anos e meio depois de ter “aterrado” na cidade do Mondego, juntamente com Marcel, Roberto Brum vai deixar a Briosa e terá mesmo, na semana passada, rescindido o contrato que só tinha o epílogo previsto para 2008.
Há muito que se falava da vontade da Académica em vender o carismático brasileiro, de maneira a fazer algum encaixe financeiro antes do final do contrato. No entanto, os valores pedidos pela Briosa – falava-se em dois milhões de euros - nunca agradaram aos emblemas interessados em contar com o centrocampista e admitia-se até, nesta altura, que a Académica baixasse a fasquia para facilitar o negócio.
Mas o cenário, agora, é bem diferente. Uma vez que Roberto Brum seria o jogador do plantel com o vencimento mais elevado, José Eduardo Simões terá preferido chegar a acordo com o futebolista, libertando a Académica do encargo salarial em detrimento de uma eventual transacção.
Assim sendo, o jogador – que até já estará de férias no Brasil – prepara-se para continuar no futebol português. Isto porque o Sp. Braga já terá manifestado interesse no ex-médio do Curitiba e Fluminense que, desta forma, poderá ser adquirido a custo zero.

28 meses de sucesso

Por certo, que Roberto Brum guardará fortes recordações dos 28 meses que passou em Coimbra. Desde que chegou, o centrocampista foi sempre titular indiscutível com Nelo Vingada e, embora menos preponderante com Manuel Machado, foi dos jogadores mais utilizados.
Apesar de insistentemente ter admitido que estava habituado a conquistar títulos por onde passava, na Académica o melhor que Brum conseguiu foi ver a manutenção assegurada durante três anos consecutivos no escalão maior do futebol português.
Curiosamente, e se em matéria de jogos foi utilizado durante 74 ocasiões para o campeonato (12 em 2004/2005, 33 em 2005/2006 e 29 em 2006/2007), a nível de golos nunca teve o prazer de comemorar com a camisola negra.

Medeiros sem proposta

Outro futebolista que também se arrisca a não permanecer no plantel em 2007/2008 é Medeiros. O central que transitou do V. Guimarães no ano transacto está em final de contrato e partiu para férias sem proposta de renovação, o que poderá indiciar que não entra nos planos de Manuel Machado.


* In Diário de Coimbra