terça-feira, 29 de maio de 2007

Lino é o primeiro reforço da época *

O FC Porto chegou ontem a acordo com Lino, defesa-esquerdo que cumpriu a época que agora terminou ao serviço da Académica. O jogador brasileiro, de 29 anos, já realizou os habituais testes médicos, estando previsto que hoje mesmo oficialize a sua ligação ao clube bicampeão nacional. Depois de ter sido campeão paulista e carioca, Lino volta a estar na rota dos títulos com esta mudança de Coimbra para o Porto, apenas um ano depois de ter chegado a Portugal. Ao serviço dos estudantes, foi o segundo jogador mais utilizado por Manuel Machado - apenas batido pelo guarda-redes Pedro Roma - acumulando 2585 minutos, fruto de 29 jogos a titular, 26 dos quais cumpridos de princípio a fim.

Autor de cinco golos, foi o marcador do penálti que permitiu à Académica uma derrota por margem mínima diante dos portistas. Nesse jogo da segunda volta, o lateral brasileiro jogou como médio-esquerdo, posição que ocupou por diversas vezes ao longo da temporada, sinal da sua polivalência, característica que terá contribuído para o interesse dos portistas. Vinculado ao clube de Coimbra até 2008, Lino havia despertado o interesse de outros clubes, para além do FC Porto. Belenenses e Hansa Rostock foram dois deles.

Com a contratação de Lino, e o mais do que provável regresso do guarda-redes Nuno Espírito Santo, o FC Porto parece ter traçado como rumo prioritário das contratações o recurso ao mercado português.


* in jogo