quinta-feira, 24 de maio de 2007

Dame voltou aos treinos e negou qualquer contacto com o Panathinaikos *

Dame NDoye quer negar o inegável. O jogador senegalês voltou esta tarde a treinar-se com o plantel da Académica e, no final, desmentiu qualquer ligação ou contacto com o Panathinaikos. Admitiu apenas ter estado em Atenas, para tratar de assuntos pessoais, e, muito solícito, tentou desmontar todas as questões que lhe foram colocadas.

«Confirmo que estive em Atenas. Tratou-se de uma deslocação a título particular», começou por dizer o (ainda) jogador da Académica, que, confrontado com as notícias postas a circular pela imprensa grega, algumas com fotografias suas, passou, ele próprio, a fazer perguntas: «Fui fotografado no aeroporto. Apenas isso. Alguém me viu com pessoas do Panathinaikos? Há alguma foto minha nas instalações deles? No estádio ou no pavilhão? Não houve absolutamente nada!»

Na mesma linha de pensamento, desmentiu ter feito exames médicos ou ter assinado qualquer contrato com o emblema ateniense. Apesar disso, Dame confessou ter-se ausentado «sem informar» a sua entidade patronal, pelo que poderá estar sujeito a um processo disciplinar e, no limite, a uma multa. «Isso fica entre mim e o clube», referiu, a propósito.

Quanto ao seu futuro, preferiu não responder se pretende deixar a Académica ou continuar em Coimbra, além de ter afirmado que nada está decidido em relação à opção, por mais duas épocas, que a Briosa alega ter exercido,

Uma questão de estratégia

Segundo o Maisfutebol conseguiu apurar, as declarações do jogador não passam de uma estratégia no sentido de tentar evitar que a Académica recorra à FIFA ou tente, de alguma forma, impedir a transferência do jovem avançado. Segundo informações recolhidas na Grécia, o Panathinaikos não irá assumir oficialmente a contratação enquanto a situação não estiver clarificada e isso deverá, até, passar por um pedido de esclarecimento junto do organismo que tutela o futebol a nível mundial.

Seja como for, o acordo com o atleta e o seu representante está feito e envolve um contrato de quatro temporadas que pode ainda não ter sido assinado, à espera, justamente, no momento oportuno para o fazer. Que poderá acontecer só depois de o contrato do senegalês terminar, no final deste mês. Certo também é que Dame nunca chegou a responder à carta enviada pela Académica, dando conta da intenção de exercer a referida opção, argumento que poderá ser evocado para declarar a nulidade da cláusula.

* "Mais Futebol"