domingo, 15 de abril de 2007

Sem armas para contrariar o Porto

Depois de cerca de um mês de intervalo na escrita regular para o Denúncias, regresso num dia pouco feliz para a Académica. Água benta cada um toma a que quer, mas fico feliz por ter regressado. Embora os assuntos extra-relvado sejam importantes, hoje em dia, o desporto REI tem andado a ser esquecido na nossa cidade. É mais importante aquilo que este disse, que o outro respondeu, etc! Mas isso são contas de outros rosários...

Vamos à bola! Num jogo muito esperado para ambos os lados (a Académica vai paulatinamente perdendo terreno para os seus rivais; o FC Porto encontrava-se pressionado pelo Sporting), foi o FC Porto que desde o primeiro apito do árbitro Carlos Xistra procurou mais o golo.
A primeira meia hora de jogo foi azul e branca. Depois de Manuel Machado ter despovoado o meio campo defensivo da Académica (Lucho Gonzaléz e Jorginho nem foram dignos de marcação à zona), a nossa equipa demorou muito tempo a acertar as agulhas na marcação ao argentino e Quaresma, que começou com a corda toda, ia preocupando os adeptos da Briosa presentes no estádio.

No entanto, foi no período em que a Académica já tinha equilibrado o jogo que o FC Porto chegou ao golo, numa jogada em que a passividade e apatia dos elementos da Académica foi evidente.
Na segunda parte, e depois de ter rectificado a borrada inicial (a troca de Gyano por Brum foi mais que lógica), Manuel Machado viu a sua equipa a ameaçar entrar numa segunda parte com o gás todo, mas o Porto rapidamente acalmou os ânimos dos jogadores da Académica com a entrada de Raul Meiréles. A Briosa dominava o jogo, mas era um domínio consentido, e foi mais uma vez contra a corrente do jogo que o FC Porto chegou ao 2-0. Adriano, solto de marcação, não teve dificuldade em bater o desamparado Roma.

A Académica ainda chegou ao golo na conversão de um penalty, mas o pecado já estava irremediavelmente consumado, e o FC Porto não teve qualquer problema em segurar o resultado.

Conclusão... O FC Porto puxou dos galões para vencer em Coimbra, mas fê-lo justamente. Foi a melhor equipa.

Pedro Roma (3) - Nada podia fazer nos dois golos sofridos. A segurança habitual.
Sarmento (3) - Lateral adaptado, tentou fazer frente a Ricardo Quaresma. Provavelmente perdeu mais lances do que aqueles que ganhou, mas fazer mais era impossível.
Kaka (2) - Reparte com Litos a responsabilidade do segundo golo. Adriano sozinho na área? Bonito serviço...
Litos (2) - Idem idem aspas aspas
Vitor Vinha (2) - Sóbrio. Não comprometeu muito mas também não ajudou no ataque. Acabou naturalmente rendido.
Paulo Sérgio (3) - Esta nota deve-se ao facto de ter lutado até ao fim das suas forças, quando estava em total desvantagem. Teixeira e Dame não defendiam e Paulo Sérgio tinha de apagar os fogos ateados por Cech, Lucho, Jorginho...
Lino (3) - É bom jogador, disso ninguém pode duvidar. Não foi dos melhores jogos feitos pela AAC, mas o seu pé esquerdo é bastante bem calibrado. Não vacilou na hora da verdade.
Filipe Teixeira (3) - Bem marcado por Cech, foi mesmo assim o elemento mais perigoso da Briosa. Trata a bola por tu e sabe sempre o que fazer à redondinha.
Dame (2) - Uns furos abaixo do habitual. As coisas não lhe saíram bem, não chamou a si o protagonismo que, em conjunto com Teixeira, costuma ter na manobra ofensiva da Académica.
Gyano (1) - Nem ele sabe como figurou no 11 inicial! Ou se calhar sabe... Enfim, não vou bater mais nesta tecla.
Joeano (2) - Preso entre os dois centrais do Porto, nunca teve oportunidade de visar a baliza de Helton.

Brum (2) - Paulo Sérgio bem que precisava de ajuda...
MPedro/Alexandre (1) - Não acrescentaram nada à equipa.

Manuel Machado (1) - Fez tudo ao contrário. Começou o jogo provavelmente como deveria ter acabado. A não inclusão de Alexandre ou Brum frente ao campeão Nacional, não se pode interpretar como uma opção arrojada. Foi uma opção estúpida! E Gyano de início? Enfim...

Carlos Xistra (2) - Bem no capitulo disciplinar (foi coerente), fica uma grande penalidade clara por assinalar.

Nota: Infelizmente assistimos à vergonha do costume. A bancada de CATIVOS da Académica cheia de adeptos do Porto. Não tenho nada contra eles, mas deveriam ter ido para os topos do estádio. Por uma questão de respeito....