segunda-feira, 16 de abril de 2007

Preocupado, mas com esperança

Ontem foi daqueles dias em que nada correu bem para as cores da nossa Briosa. As vitórias do Aves na Madeira, e do Beira-Mar em Setúbal, foram más demais para ser verdade. O hábito de sofrer até ao último minuto do campeonato, tornou-se de tal forma trivial, que já nada nem a ninguém admira a situação por que passamos.
O discurso de Manuel Machado ao longo destes últimos jogos, apesar de derrota sobre derrota, era de tal modo tranquilizador, que nos fazia crer que tinha "alguma na manga". Afinal era bluff. Nunca devemos contar com o "ovo no cú da galinha". E a prova disso foi este fim de semana absolutamente aziago para a Académica. No ano em que podíamos e devíamos fazer o Campeonato mais livre de sobressaltos, vêmo-nos numa situação aflitiva, que nenhum de nós poderia adivinhar no princípio da época. Por várias razões: Treinador novo, com provas dadas, orçamento milionário, e o facto de só descerem duas equipas.
O que se viu? Um Belenenses com uma equipa definida para a 2ª liga em 4º lugar, um Paços de Ferreira ainda a lutar para a Europa, e um balão de oxigénio nestas últimas jornadas para os que estiverem em último quase 90% do Campeonato.
Já descemos? Não. Mil vezes não!!!
Nem me parece que o jogo de Aveiro possa, independentemente de uma hipotética derrota, desde já atirar-nos para a 2ª divisão. Se todos sabem que é incomparavelmente mais fácil aguentar uma equipa na 1ª Liga, do que subir à mesma, o facto de termos que jogar na Madeira e receber o Braga, não nos dando qualquer margem de manobra para errar, podemos ir buscar o nosso orgulho e força onde durante um campeonato inteiro, estiveram mais do que escondidos.
Nisto do futebol há méritos, mas também há responsabilidades.
E a pergunta que neste momento todos fazem, é , parece-me lógica: Se por infelicidade a Académica descer para a 2ª liga, as eleições serão, como diz Almeida Santos em Abril de 2008?
Ninguém responsabilizará, o responsável máximo pela condução da nossa Instituição, pela absoluta incompetência demonstrada durante a época?
O treinador (que ainda não renovou - ficam a saber -) sujeitar-se-á a ir para a 2ª liga, ou o presidente querê-lo-á nessas circunstâncias?
Se com um milhão de contos descemos de divisão, quanto será preciso para subir?
São estas preocupações que nos tomam de assalto.
Pessoalmente, tenho esperança - forte esperança - na manutenção. Mas a acontecer, não deixará de se ter que responsabilizar quem tão mal tratou esta Instituição, e tão mal geriu o que tinha que gerir. Ao nível de contratações, dispensas, saídas a custo zero, problemas judiciais, vices auto-suspensos, outros com vontade manifestada de se demitir, e vá lá saber-se porque não o fazem, etc., etc., etc.
A Académica vive um momento em que a liderança, não existe. O passado permanentemente renegado. Os estatutos não são cumpridos. Que mais nos falta, para sermos uma mão cheia de nada?
Vamos a Aveiro para ganhar. Poderemos ganhar também ao Braga e na Madeira. Devemos fazê-lo e tenho fé em que tal aconteça. Mas por favor. Reveja-se toda a política desportiva da Instituição mais querida do mundo.
Todos a Aveiro.
Viva a Académica!!!

Nota: Ao que parece, Cláudio Pitbull teve mesmo uma contractura. Contractura essa que o põe em dúvida para o jogo de Aveiro.