segunda-feira, 30 de abril de 2007

Assaltos

Hoje fui assaltado.


Na zona da Solum, já havia anoitecido e três indivíduos vestidos de amarelo roubaram-me. Infelizmente sei que não fui o único a sofrer deste mal. Indiscretamente, estes gatunos repetiram o acto a dois amigos meus, a dezenas de conhecidos, a milhares de habitantes da minha cidade. Tudo numa só noite. Gozando com a nossa cara, literalmente cuspiram-nos em cima, considerando-nos e tratando-nos como acéfalos. Gritei "Socorro!", chamei-lhe nomes, debati-me mas não havia nada a fazer. E ninguém me ajudou. Ninguém nos pode ajudar.

Deixando as metáforas de parte, não pretendo com este post fazer a excelente crónica que o meu colega Nuno Costa costuma fazer, até porque não tenho a capacidade de armazenar toda a informação sobre os jogadores, as substituições, o desempenho de todos os elementos em campo e fora dele, tal como ele consegue e muito bem. Mas questiono-me: de que vale ter o Ronaldinho Gaúcho em campo para marcar um livre directo se este é estupidamente mal anulado?! De que vale ter o Thierry Henry a jogar se um remate deste é defendido com a mão de um defesa, dentro da área, e o árbitro faz-se de desentendido?! De que vale ter o John Terry à defesa se ele tem que ser expulso?!

Será conspiração? Sinceramente acho que não. Com o apito dourado arquivado e com toda a polémica que ronda o futebol português, já acredito em tudo. Já larguei a ingenuidade de acreditar que o resultado de um jogo depende apenas dos acontecimentos desenvolvidos dentro das quatro linhas. E assim, nem com esta direcção nem com outra, nem com estes jogadores nem com outros, as coisas resolvem-se. Depois de ver esta maldita exibição do shôr árbitro, depois de analisar as próximas partidas da nossa grande BRIOSA, começo a perceber porque é que só quando oferecem bilhetes ou vem cá um dos "grandes", o estádio tem mais de 10000 pessoas.

Porra, Briosa! VAMOS LUTAR CONTRA ISTO! CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!
Não é o Olegário, não é o Soares Dias, não é o Proença, não é o Paixão que nos vão parar! Vamos combatê-los com força, vontade e garra! Por Coimbra, pelos académicos, pela luta contra a corrupção! Vamos à Madeira ganhar! VIVA A BRIOSA!