quarta-feira, 18 de abril de 2007

Ainda sobre o post sobre MST

O nosso sentido Académico é muitas vezes posto em causa. Principalmente por pessoas que não são da Académica, não vivem a Académica nem tão pouco são somente da Académica. Muitos há, que subrepticiamente se aproveitam do facto de viverem em Coimbra ou perto, para ver os seus clubes do coração. Sejam eles vermelhos, azuis ou verdes.
Não é o meu caso. Da Académica há 40 anos (desde que racionalmente tenho direito à preferência), sofro quando alguém se diz de dois clubes.
Porquê? Porque é do mais puro cinismo dizer-se da Briosa, quando o clube do coração é outro. E porque dizem ter dois clubes? Para, pura e simplesmente, terem direito a opinar quando se trata da nossa Briosa (que não deles).
E são eles, os que mais atacam ferozmente os Académicos que defendem a Instituição de ataques brutais, quando a Académica é insultada por alguns dos seus consócios. Sejam quem for. Ainda ontem, no programa na RTPN, vi por exemplo, o cineasta (que fez três ou quatro filmes... e maus em toda a vida e agora é comentador desportivo...) a defender a Académica, quando há bem pouco tempo - quando jogámos com o Benfica - nos chamou todos os feios nomes.
São assim os camaleões....
Quanto a Miguel Sousa Tavares, estou-me nas tintas que me mova um ou mais processos judiciais. Não retiro uma vírgula à minha indignação, por ler e ouvir permanentemente este senhor a dizer mal de Coimbra e da Académica. Desde provincianos a pseudo-doutores já lhe li e ouvi tudo. Que o diga o Prof. Doutor Vital Moreira.
Mas não me custa reconhecer que o texto que fiz, foi sob uma tensão enorme provocada pelos constantes devaneios escritos e de qualidade intelectual muito duvidosa. Essa pressão levou-me
a dizer coisas que não as diria com a cabeça fria.
Mas não será que MST faz o mesmo quando chama mentiroso a Manuel Machado, e diz horrores da Académica?
Acho até, que quem devia responder a este senhor, não era eu, mas sim a direcção da Académica, ou o próprio Manuel Machado. Não o fizeram, fi-lo eu. A quente, com pouco a ver com o espírito Académico, mas com muita paixão e defesa intrínseca e total da nossa Associação Académica de Coimbra.
Queiram-me desculpar.