terça-feira, 24 de abril de 2007

23/4/2007 - Um dia para a história

Caros amigos, hoje vou fazer uma crónica um bocadiiiiiiiinho diferente...

Tudo começa pelas 9 da manhã. Olhar para o céu e pensar, "que brasa que aí vem"!! Apanhar boleia para o ECC onde a fila, à sombra e ao FRIO aumentava a todo o santo minuto. "Estão cerca de 20 pessoas à minha frente... 20x2=40 600-40=560... deve dar!".
Depois de já ter o meu bilhete e os outros 5, de dois amigos meus que já lá estavam à espera, foi todo o dia a olhar para o relógio.
"Já só faltam 2 horas".... "1 hora..."
17h30, hora a que acabava a loooonga aula de estatística era a hora H para a missão "invasão a Aveiro" começar. Carro da mãe abastecido, era só ir buscar os colegas às respectivas faculdades e zarpar rumo à A1. Trânsito e mais trânsito depois, chegamos finalmente à auto-estrada onde já se reparava numa grande falange de carros que, coincidentemente (ou não!), faziam o percurso Coimbra Norte - Aveiro Sul.


Depois de avistada a grande tenda de circo e parado o carro (estrategicamente ao pé da saída), a aventura estava realmente prestes a começar. Bem animados e ansiosos, os 5 rapazes (que podem neste caso representar 1000 Academistas), caminhavam confiantes, seguídos da minha bandeira de 2.5m, picando aqui e ali os poucos adeptos Aveirenses presentes. Depois de alguma discussão com a polícia (o cabo PVC da minha bandeira foi estranhamente impedido de entrar) e alguma troca de bocas com um velhote dos cagaréus, que dizia que as assistências em Aveiro eram, geralmente, maiores que as de Coimbra (?!?!?), lá nos posicionamos no nosso lugar, em plena MANCHA NEGRA à espera do apito do árbitro soar.

Ora bem... A equipa inicial esperada, toca o apito. Com 5 minutos de jogo, o árbitro auxiliar (que teve uma conduta vergonhosa durante todo o jogo) já tinha marcado 3 livres perigosos para o Beira-Mar e já os adeptos da Académica tremiam sempre que a bola sobrevoava a área. Excepção feita de Edgar, eles são fraquiiiiiiiinhos.
Aos 7 minutos primeira explosão na Mancha Negra! Lino (Lino - melhor jogador da Académica em todo o jogo. Muito dinâmico pela esquerda, fez inúmeros cruzamentos para a área), com um belo remate e a bola quase que beijava a trave da baliza de Aveiro!!

Aos 20 minutos mais uns pontapés de frustração nas feias cadeiras do EMA. Dame (Dame - jogo apagado do Senegalês, esteve no entanto nas duas principais perdidas da AAC na primeira parte), consegue fugir a Alcaraz e rematar cruzado com a bola a sair ao lado! O jogo corria bem e as gargantas puxavam pela equipa o mais que podiam!
A-CA-DÉ-MI-CA, A-CA-DÉ-MI-CA, era o grito de ordem que deixava os homens de Aveiro completamente doidos, obviamente a estranhar a maneira eficaz de uma massa associativa puxar pela sua equipa.

Aos 40m, mãos na cabeça! O Filipe ia mesmo sair (Filipe Teixeira - estava a ser, como habitualmente, o melhor jogador em campo), depois de ter sido varrido por um jogador do Beira Mar.
Puuummm, a trave até tremeu!! Edgar, aproveitando alguma lentidão de Litos e Kaka (Litos/Kaka - nota positiva porque o Beira Mar não marcou. No entanto, houve sempre muito espaço na área da Académica), manda um balázio à trave.


Intervalo, hora de descansar as pernas e assistir a uma coisa curiosíssima! O speaker do Estádio fez soar então o hino do Beira Mar! AHAHAHAHAHA, gargalhada geral (ainda hoje me lembro daquela voz antiga "Beira Mar, Beira Maaaaaaaaaar"). E quando ele dizia: "BeeeEEEiiiIIIIraaaAA!"? Que risada!

O Beira-Mar entrou melhor na segunda parte, deixando a bancada Sul apreensiva! Mas depois de um livre superiormente batido por Sarmento (Sarmento/Vinha - Sarmento melhor a atacar do que a defender - ao contrário de Vinha), devolveu a garra aos adeptos Briosos!
Depois de uma abertura de Brum (R.Brum - Bom jogo!!! Inteligente a defender, nunca se coibiu de lançar o ataque!) para Joeano (Joeano - duas assistências para golo e muito trabalho) que rasgou a defesa, e permitiu a Gyano (Gyano - QUE SE LIXE! MARCOU E GANHAMOS, É O MAIOR!) levar à loucura os fieis Academistas presentes no EMA!
Até ao final, o pressing normal dos Aveirenses, que fizeram roer muitas unhas e consumir muito tabaco a quem sentia o PRETO, foi totalmente travado por Pedro Roma (Pedro Roma - Muita segurança, efectua uma mancha espectacular a Edgar, já na segunda parte), pela defesa e por Paulo Sérgio (P.Sérgio - muitas recuperações de bola, foi um jogador voluntarioso, muito útil à equipa).
Ao apito de final de jogo por Pedro Proença (Árbitro - Nota máxima! Não se deixou influenciar e registou uma boa exibição.), foi a normal explosão de alegria e aquele abraço de grupo (com asneiras e insultos à mistura), obviamente apenas permitido num estádio de futebol, depois de uma vitória da Briosa.

A-CA-DÉ-MI-CA, A-CA-DÉ-MI-CA!! Foram as palavras de ordem até á chegada a COIMBRA! Obrigado Ricardo, André, Bruno e JP pela maravilhosa companhia, obrigado BRIOSA por existires, obrigado Aveiro por ires beber àgua Vitális, obrigado a todos pelo maravilhoso dia que me fizeram passar!!


Muita mais coisa podia ser aqui transcrita. No entanto, não se preocupem, uma crónica como esta não se volta a repetir!
P.S. - A frequência foi um desastre.