domingo, 18 de março de 2007

Uma lástima!

Já cheguei das Aves há algum tempo, e só me ocorre este título, que foi repetido por todos os Académicos presentes no Campo das Aves. A Académica deve ter protagonizado a exibição mais medíocre da época. Valeu-nos o facto de a equipa adversária ser sem dúvida a mais fraca da Liga.
Testemunhei um treinador medroso, uma equipa tímida, e uma táctica que ainda não percebi.
Ora vejamos. Quando ligo ao Nuno para dizer-lhe a equipa faltava-me um jogador, como ele próprio poderá confirmar. Estavam dez a aquecer, mais o Douglas. Quando a equipa entrou, "trazia" Medeiros como central. Das duas uma; ou algum atleta não estava a 100%, ou em cima do jogo Manuel Machado ainda estava com dúvidas. Ainda ponho como hipótese outro facto. Cheguei ao estádio às 14,25h e já tinham aquecido antes e Medeiros já estava a equipar-se...
A equipa entrou, assim, com Medeiros e Litos como centrais, e Kaká a lateral esquerdo, estando na direita Paulo Sérgio, e Lino como ala.
Brum e Alexandre, como trincos, Miguel Pedro na direita, Filipe Teixeira na esquerda, e Dame flectia para o centro.
As confusões de Marcações começaram logo no início, A Académica não jogava com nenhum ponta de lança de raiz, mas o Aves também não. Ora assim, sobrava um central, já que a defender Lino recuava e Kaká ia para central. O Aves não produzia grande jogo ofensivo, mas a Académica não era capaz de fazer uma única transição defesa/ataque. Ora por perdas de bola incríveis no meio campo, ou porque os lançamentos de Litos e Medeiros, iam parar tranquilamente à defesa avense. No único remate à baliza, já no dealbar da 1ª parte a Briosa marca. Na hora H.
Naturalmente ninguém pensou que o jogo estava ganho, mas o que se ia seguir deu para perceber porque a Académica não sai desta intranquila posição. Lino "rebentou" aos 50'. Nem corria e mal andava. Alexandre (com um amarelo) e o Aves a atacar pelo lado direito, tremia, assim como Kaká. Que faz Manuel Machado? Põe Joeano e Pitbull e deixa Lino e Alexandre em campo. Esteve mal o treinador. A partir daí, foi um constante atacar do Aves e a Académica não segurava uma bola. Deu-se o empate, Alexandre é expulso e o Aves fica a ganhar a 5 minutos do fim. Sorte a nossa, ter jogadores como Filipe Teixeira, que num golpe de cabeça, conseguiu que não ficássemos numa posição desesperante. Quer-se mais e melhor. Ao fim de 22 jornadas, a Académica não pode jogar tão pouco, e o treinador não pode "inventar" tanto.

Pedro Roma-(2) Não ficou bem no lance do 1º golo.
Paulo Sérgio (2) Dá o que tem. Mas o que tem é muito pouco.
Litos (3) O melhorzinho da defesa
Medeiros (2) Fraco de cabeça, mau de pés. Uma contratação absolutamente falhada.
Kaká (2) Um suplício a 2ª parte, com a entrada de Hernâni.
Lino (2) Acabou aos 50 minutos.
Brum (3) Dos menos maus.
Alexandre (2) Não pode nem deve fazer faltas infantis quando já está "amarelado"
Dame (2) Valeu o golo. Aquela "cabecinha" deve andar muito confusa...
Miguel Pedro (2) Sem qualquer tipo de agressividade. Muito macio
Filipe Teixeira (4) Faz claramente a diferença. O melhor jogador em campo.

Joeano (2) A lesão deixou-o fisicamente em baixo.
Pitbull (2) Bom centro para o 2º golo.
Piloto (2) Ajudou a segurar o Aves.

Manuel Machado (2) Quem tem medo compra um cão...
Olegário Benquerença (1) Em caso de dúvida sempre contra a Académica