quinta-feira, 22 de março de 2007

Tese de Almeida Santos: Académica com eleições este ano *

O presidente da Mesa da Assembleia Geral da Académica/OAF defendeu ontem, em declarações ao “Campeão”, que a próxima eleição dos órgãos sociais do clube deverá ocorrer perto do final deste ano.

A partir de Maputo (Moçambique), António Almeida Santos negou rumores de que o sufrágio seja convocado para o primeiro semestre de 2007 e também se inclinou contra a sua realização em 2008.

O plenário de sócios reunir-se-á a 11 de Abril para votar as contas inerentes ao segundo semestre de 2006 e apreciar aspectos relacionados com a construção da Academia Briosa XXI.

Perante o falecimento do anterior presidente da Direcção, João Moreno, em Outubro de 2004, os actuais corpos sociais foram eleitos em Dezembro desse ano. Neste contexto, há quem sustente que a eleição dos próximos órgãos devia ocorrer em Abril de 2007 e quem entenda que a mesma só tem lugar dentro de um ano.

Há um mês, José Eduardo Ferraz, em carta aberta dirigida a Almeida Santos e inserida no blogue “Pardalitos do Choupal” (de que é editor), pedia ao presidente da AG para fazer a sua própria interpretação dos Estatutos relativamente à data das eleições e assim esclarecer os sócios.

“Sei que o tema não é pacífico e sei-o também que para muitos não será oportuno. No entanto, vendo que os nossos Estatutos são interpretados ao belo prazer de interesses não académicos, solicito que Vª. Exª. perca algum tempo na sua interpretação no quanto às eleições diz respeito”, pediu o associado.

De acordo com a interpretação de José Eduardo Ferraz, as eleições deviam realizar-se em Abril próximo. Partindo do princípio de que em 2007 termina o mandato da Direcção, o referido sócio invoca o artigo 46.º dos Estatutos, cujo teor estipula que o sufrágio para os órgãos sociais decorra no período de 01 a 15 de Abril do ano em que deviam ter lugar.


* In "Campeão das Províncias"