quinta-feira, 22 de março de 2007

Sonkaya critica Machado e direcção *

Da selecção turca à bancada em Coimbra. Assim se podem resumir os últimos anos da carreira de Sonkaya. Sem jogar e credor da renda de casa há mais de cinco meses, o turco assume o “pesadelo”.

Vestiu a camisola da selecção turca, passou pelos relvados da 1.ª liga holandesa e pelo Besiktas, feitos que o tornaram uma opção pessoal de Co Adriaanse, ex-técnico do FC Porto. Porém, Fatih Sonkaya não ganhou um lugar de destaque ao serviço dos dragões e acabou dispensado no final da temporada. A Académica garantiu- -o, por empréstimo, numa altura em que precisava de um lateral-direito para aperfeiçoar o plantel. A expectativa da maioria dos adeptos academistas, apesar de Sonkaya ter falhado na Invicta, era grande, até pelo passado do jogador. Contudo, depois de integrar o “onze” de Machado nas jornadas iniciais da Liga, Sonkaya “desapareceu” da equipa, a partir da 6.ª jornada. Depois, só voltou a ser convocado em mais quatro jogos oficiais, mas não saiu do banco de suplentes. Nem a lesão de Nuno Luís, titular no lado direito da defesa em vários jogos consecutivos na 1.ª volta, abriu uma “vaga” a Sonkaya, que, desde há muito tempo, não reúne as condições necessárias para competir – Machado sempre o deu a entender publicamente. Sem corresponder nas quatro linhas, com um rendimento modesto quando foi chamado ao “onze”, o factor motivação tem também condicionado a temporada do turco. Por exemplo, ao contrário do que tinha ficado definido no início da época, há mais de cinco meses, o turco não recebe o valor mensal correspondente à sua renda de habitação em Coimbra. “Se não gostam de mim, digam-me logo, cara a cara, e nesse caso, vou-me embora. Agora, nunca falam comigo, nem sequer pagam a renda da minha casa, ao contrário do que tinha ficado combinado”, lamenta o jogador que alarga as críticas a Manuel Machado: “se estivéssemos a vencer, percebia que ele não fizesse mudanças na equipa, agora perdemos quase sempre e, mesmo assim, continuo sem jogar. Se soubesse que ia ser assim, tinha ficado no Porto, porque para treinar e não jogar, mais valia ter lá ficado”. Sonkaya, na sua “pior época de sempre”, assume-se, ao DIÁRIO AS BEIRAS, “muito desapontado”, pela “falta de respeito que este clube tem demonstrado”.

Academia em discussão
Tal como foi avançado ontem, a próxima assembleia geral do clube terá lugar dia 11, ainda sem ordem de trabalhos oficializada. Ao que apurámos, para além da apreciação e votação do relatório e contas, também a Academia Briosa XXI, será um dos pontos da próxima reunião de associados. Entretanto, em jogo particular, a Académica empatou ontem, sem golos, em Tábua, frente ao “satélite” Tourizense.

* In "Diário das Beiras"