segunda-feira, 19 de março de 2007

Santarino no "Prognósticos"

Acabou há momentos a entrevista a Luís Santarino ao programa "Prognósticos" da Rádio Universidade de Coimbra.
De uma forma breve, podemos dividir a entrevista em duas partes distintas. Na primeira , tivemos um Luís Santarino que, com o seu timbre de voz característico, e de forma apaixonada, nos trouxe, acima de tudo, uma forma de sentir e entender a Académica, completamente distinta da dos actuais dirigentes. Luís Santarino pretendeu mostrar-nos que a sustentabilidade da Académica tem, obrigatoriamente, que passar pela manutenção dos seus valores, numa comunhão com todos; com a cidade, com o país, com a Academia.
A segunda parte da entrevista, trouxe-nos um Luís Santarino mais virado para os aspectos pragmáticos, definindo o modo como deve funcionar a Académica. Antes, porém, salientou uma série de erros de gestão cometidos pela actual direcção, tendo apontado as "três faltas" graves: "falta de transparência", "falta de capacidade de gestão" e "falta de estratégia desportiva".
Santarino considerou ser fundamental ter uma direcção com uma colaboração estreita e permenente com o Conselho Fiscal e a Assembleia Geral. Salientou ser importantíssimo ter, para além dos corpos dirigentes, um grupo de pessoas que colaborem em diversas áreas (economistas, gestores, juristas, etc), bem como existirem, entre a direcção, jovens que façam a ponte com a Academia. Também, com Santarino, o Conselho Académico estará sempre próximo.
Como é evidente, ao longo desta interessante entrevista, muitos outros pontos foram abordados, mas, na minha opinião, o que sobressaiu foi o facto de Luís Santarino ter mostrado já ideias bem definidas sobre o modelo que pretende.
Esperemos que o debate sério e construtivo sobre a Académica, tão preciso, tenha começado esta noite.
Viva a Académica!