sexta-feira, 30 de março de 2007

Que (estranha) Formação !?

O excelente trabalho que se está a desenvolver nas equipas de Formação e que se tem traduzido, nestas últimas épocas, no apuramento para fases seguintes e na convocatória para as selecções nacionais, enche-nos de contentamento e dá-nos grandes esperanças quanto ao futuro. É de louvar o grande trabalho que tem sido feito por todos (técnicos, dirigentes, roupeiros..), destacando o apoio incansável das familias dos jogadores. Não nos podemos, ainda, esquecer que estes jovens jogadores têm encontrado pela frente, para além dos adversários naturais, uma série de problemas estruturais, não tendo um espaço próprio para treinar e jogando, muitas vezes, longe de «casa». Felizmente que o Complexo Dr.Francisco Soares tem, finalmente, os campos sintéticos concluídos, estando já a serem usados, com alguma regularidade, pela Formação.
As campanhas das equipas de Iniciados, Juvenis e Juniores têm sido acompanhadas de perto pela blogosfera, com destaque para "Os Pardalitos", para o "Denúncias" e para o "Simplesmente Briosa". Aqui no "Denúncias", para além de acompanharmos em directo muitos dos jogos, todas as semanas temos tido as magníficas crónicas dos técnicos dos Juniores e Juvenis e, mais recentemente, também o jogador dos Iniciados, Rui Lourenço, nos tráz excelentes comentários às partidas realizadas. Este destaque é, na minha opinião, não só mais do que justo, mas também muito importante, funcionando como estímulo e motivação para os jovens jogadores da Académica, sendo certo que muitos deles são habituais leitores destes espaços.
O pior é quando os «veteranos» viajantes desta blogosfera Académica tomam conta dos "posts" dedicados ao futebol jovem e os transformam nas guerras do costune. Esta semana foi, a este propósito, particularmente penosa. De facto, é profundamente incompreensível como há gente que aproveita qualquer "post", mesmo que seja sobre a Formação, para alimentar intermináveis e insuportáveis guerras pessoais, onde se dedicam, apenas, a estranhos jogos, não só de ódio, mas também de vaidade. Não encontrarão, estas pessoas, outros lugares para satisfazerem estas suas necessidades? Que estranha forma de vida! Isto não é, definitivamente, Formação!
P.S. Força, Malta! Determinação, coragem e ... boa sorte nos jogos contra o Benfica (Iniciados) e V. Guimarães (Juniores)