segunda-feira, 26 de março de 2007

O senhor que se segue *

Ainda este ano, os sócios da Académica serão, novamente, chamados às urnas. José Eduardo Simões tem, para já, um lote bem identificado de possíveis concorrentes.

Após um passado recente, no mínimo, conturbado, a entrada para o novo ano – e a antevisão da nova época desportiva – da Académica traz consigo o anúncio de eleições. O presidente da assembleia geral, Almeida Santos, anunciou, recentemente, que nova ida às urnas dos associados academistas terá de acontecer, de acordo com os estatutos, antes do próximo mês de Janeiro. Portanto, será ainda antes do final de 2007 que o líder estudantil, para os próximos três anos, será escolhido.
As polémicas que invadiram, aos poucos, o quotidiano da actual direcção – somando a campanha desportiva (no campeonato e na taça) abaixo do expectável – levou a que, sem surpresas, antigos e novos candidatos se perfilassem para a sucessão a José Eduardo Simões. Além de Campos Coroa, existe uma lista de nomes que, em hora de decisões, se começa a vislumbrar (e reduzir). José Belo, presidente do Núcleo de Veterano, parece, afinal, não ser carta para o baralho, ao contrário de Coroa, ex-presidente, Maló de Abreu, ex-candidato à presidência (derrotado nas últimas eleições), e Luís Santarino, associado e conhecido opositor da actual direcção, cada vez mais perto de entrarem na corrida – e que, através da mesa do café ou da nova sala de discussão, via internet, parecem recolher alguns apoios.

Presidente recandidato
Mas qualquer que seja o candidato – entre Campos Coroa, Maló de Abreu ou Luís Santarino (e/ou outro) –, e caso não surjam alterações de última hora, terá sempre a concorrência do actual presidente José Eduardo Simões.
Mesmo com um processo judicial a decorrer – onde é acusado pelo Ministério Público de oito crimes de corrupção passiva –, ou com casos de insucesso desportivo – tanto nos resultados, como nos dossiês das renovações de Zé Castro ou, mais recentemente de Dame N’Doye (ainda por explicar) –, José Eduardo Simões prepara-se para se recandidatar, seguindo o projecto que, em 2002, abraçou ao lado de João Moreno. A seu favor, o dirigente tem, neste momento, o fortalecimento da equipa de futebol, onde o investimento e o retorno aumentaram consideravelmente, e a aposta nas camadas de formação, sobretudo depois da evolução do projecto da Academia Briosa XXI, nos campos do Bolão (com a colocação do tão ansiado sintético).

* In "Diário das Beiras"