quinta-feira, 29 de março de 2007

José Viterbo e Luís Santarino

Ambos os nomes dizem muito a todos os que sentem a Académica. Têm em comum o facto de fazerem o favor de serem meus amigos. Têm sido absolutamente vilipendiados por asquerosos seres que fazem da sua vida, a mentira, o asco, o anonimato e a vontade de "assassinar" com boatos, o bom nome de pessoas sérias.
Não vou fazer currículos nenhuns destes dois grandes Académicos. Somente fazer-lhe, dentro da minha modesta força "bloguística" a justiça merecida.

Luís de Santarino Fernandes- Homem de 57 anos, pai de três filhos/as, licenciado em Comunicação Organizacional, é um personagem Académico ímpar. Desde sempre levou a vida como alguém impoluto. Ninguém, MAS NINGUÉM, pode atentar contra a sua seriedade e honestidade. Ao contrário de alguns, deu sempre a cara no sítio certo, e na presença de quem quis visar, não escondendo a tristeza e mágoa pela situação que a Académica está a passar. Foi vítima da prepotência do Presidente da Académica, quando este o ameaçou de lhe pôr um processo disciplinar, por dizer o que lhe ia na alma. Isto demonstra, a lei do silêncio que se quer ditatorialmente impôr na Associação mais livre do planeta!!!
Ao vir publicamente afirmar que estava disponível para servir a Académica, logo trataram de o tentar enxovalhar. É impressionante o que se diz e disse dele nesta altura. Mas demonstra também o "receio" e o "respeito" que o nome "Santarino" impõe. Quem é o que lhe chamam, não incomoda.
O Luís, devo dizer, tem dado cada vez mais provas de ser um Homem na acepção da palavra. Conto um simples episódio, que desde já lhe peço desculpa por tornar público.
Há bem pouco tempo, um amigo do Luís, confrontado por problemas pessoais, ouviu da boca dele o seguinte: " A solidariedade que os meus amigos têm, é eterna até ma traírem a amizade. Nem que vá lavar carros, não me venderei, nem deixarei cair os meus amigos." Acho que basta para revelar um, pouco da sua personalidade.
Quanto ao facto de se candidatar ou não a Presidente da Académica, apesar de legítimo, por ser sócio com cotas pagas, quero crer que a ser verdade, vai ter grandes dores de cabeça. Por ele faz as coisas com racionalidade, com o coração, e essencialmente pela Académica. O voto é secreto, mas para já deixo andar a "coisa" para lhe dar ou não o meu apoio. Agora amizade, Luís: SEMPRE!!!


José Eduardo Viterbo Correia- Tem um grande defeito: É bom demais. O que tentaram fazer-lhe, ao lançarem o boato que seria o próximo treinador adjunto de Gonçalves, nem os próprios crápulas conseguem fazer ideia do mal que lhe estavam a fazer. Até profissionalmente.
Dava tudo para que esses execráveis seres dissessem que eu andava a roubar (para depois terem que o provar) e lançassem AINDA mais boatos sobre a minha pessoa. Quem me conhece, sabe como reajo:" MY NAME IS GUEI, CA GUEI!!!".
O Zé não. O Zé trabalhou para a Académica bem mais do que uma década. Por onde passou profissionalmente deixou amigos e um grande trabalho. Todos os respeitam e gostam dele. Foi MISERAVELMENTE tratado na Académica tanto pelo Presidente actual, e por um nojo de gente chamado João Pedro Parreira.
Mesmo assim, teve a hombridade de se sentir obrigado a demonstrar a sua solidariedade a José Eduardo Simões, quando os problemas conhecidos que teve, por sua livre iniciativa.
Pôs na Académica gente que o traiu, que o denominou de tudo, menos do seu bom carácter, e profissionalismo conhecido.
O Zé é das melhores pessoas que alguma vez conheci.

Saiem-me do coração estas palavras. Mas é o menos que posso fazer por duas pessoas que contarão comigo para tudo.
Zé e Luís, força!!!