segunda-feira, 26 de março de 2007

Haverá lugar para a tolerância?

Apesar de na próxima A.G, marcada para o próximo dia 11 de Abril, não constar sequer a palavra eleições; apesar de nada ainda estar definido, o desejo de mudança está por aí em força e mesmo, segundo se lê, o próprio presidente da Académica também foi contagiado pela «onda», o que parece traduzir, de facto, que há alguma coisa.
Nestes últimos dias, aqui pela blogosfera, e mesmo encontrando-nos numa fase ainda «embrionária», essa «onda» começa a ser imparável e, como seria de esperar, neste mundo meio-virtual que é a internet, onde a grande maioria das pessoas se manifesta escondida no anonimato, o nível da discussão, salvo raros momentos, vai decaindo. E a tendência, infelizmente, será para o «turbilhão» de palavras ofensivas e doentias ir aumentando gradualmente. Imagino o que será, quando estivermos em plena campanha para eleger uma nova direcção?!
Neste mundo da blogosfera Académica , para mim e para muitos, algo ainda relativamente recente, têm , como é óbvio, surgido «posts» muito interessantes e alguns grandes comentários que geram, por pouco tempo, uma discussão interessante, mas o que prevalece é pobre e decepcionante. É evidente que já deu para perceber que, pelo menos nesta nossa blogosfera, muitas posições extremadas que se tomam, muitos comentários, não têm, felizmente, transposição para a realidade. O pior é que, no meio disto, também existe, afinal, essa correspondência. Que estranho mundo este em que só se consegue comunicar com o outro pela violência!
Pelo facto de nos aproximarem, quebrando as barreiras geográficas, os blogues poderiam ser importantíssimos para o debate construtivo em torno do (novo) futuro da Académica.E Ela merecia muito mais!
Naturalmente que cada um de nós já sonha com uma Académica muito melhor. Provavelmente haverá já muitos que, perante os caminhos que se vislumbram, já optou por algum. Será possível haver , nesse seu caminho, nessa sua Académica, um lugarzinho, pelo menos, para a tolerância?