domingo, 25 de fevereiro de 2007

Quarta-Feira : Dia D

Tal como a tomada pelas tropas aliadas, o dia D, para nós Académica, é já na próxima quarta-feira.
Depois de um dia menos bom, essencialmente por culpa de um árbitro da laia da companhia "Loureiros&Costa, Ld." e porque não dizê-lo, algum erro de análise por parte de Manuel Machado, eis que se nos depara talvez o jogo mais importante da época. Não vou fazer a antevisão táctica do jogo (deixo isso para o Nuno Costa), mas sim um simples escrito sobre o papel decisivo que poderá ter sob todos os aspectos, quiçá, sobre o futuro da Académica.
Se eliminarmos o Sporting, além da moralização intrínseca da equipa, a história recente da Académica poderá ser modificada de forma indelével.
Ir a uma final da Taça (acredito que em caso de vitória nos quartos de final, ninguém nos parará) poderá ser uma alavanca incrível para o futuro da Instituição.
Pelo título em si, pelo dinheiro que entra nos depauperados e mal geridos cofres da Briosa, e sobretudo pela hipótese de podermos ser apetecíveis tanto para empresários, como para jogadores.
Quem como eu,se lembra do Jamor cheio como um ovo, por duas vezes, - Académica vs Benfica e Académica vs Setúbal - fazendo dessas finais autênticas lutas estudantis, que uniram o povo Português, e fez da nossa Académica o tal 2º clube da maioria dos Portugueses, não pode deixar de sentir saudades, e fazer tudo para criar condições para a sua repetição.
A Académica tem que entrar calma, fazendo do Sporting a vítima dos seus próprios adeptos. Jogando pela certa, e com o apoio possível para um dia da semana, a Briosa deve encarar o jogo como uma festa, em que ganhar não será impossível, bem pelo contrário.
Espera-se uma alegria, para combater o "stress" provocado pelo jogo do Boavista, e sobretudo uma prova em campo, do facto de a Académica ser bem mais do que uma equipa de futebol. É a maior Instituição do País.
Qualquer jogador que entre em campo, é sem dúvida, mais importante do que os que ficam de fora. É assim que se deve pensar. É assim que vai ser.
Viva a Académica!!!