domingo, 25 de fevereiro de 2007

Porque há coisas que me incomodam...

... aqui vai:
O Denúncias (criado pelo Mário Castro, seu rosto principal) lançou, por iniciativa própria, um concurso cujo prémio eram dois bilhetes para o Académica-Boavista.
O adepto João Mesquita ganhou-os e doou-os à Comunidade Juvenil de S. Francisco de Assis. O Mário, em nome do Denúncias (um colectivo do qual faço parte) contactou o Tiago "Carraça" e este acrescentou os bilhetes possíveis para que mais miúdos pudessem ir à bola.
A Lusa noticiou o facto omitindo a origem de tudo isto - um concurso promovido por um blogue de fãs da Académica, o "Denúncias&Opiniões" - e o Mário Castro reclamou, e bem. Como diz o ditado "quem não se sente não é filho de boa gente"...
A Lusa errou na omissão e, quanto a mim, errou também no rigor. Não foi a primeira vez que miúdos da Comunidade foram ao ECC, pois a TBZ também já lhes ofereceu bilhetes e o facto foi noticiado (há sempre alguém que faz chegar as coisas aos jornais...)
Mais: se o Mário não tivesse feito eco da entrega dos bilhetes muito provavelmente um anónimo ou alguém escondido por detrás de um nickname qualquer (que vai dar no mesmo) perguntaria por eles, duvidaria da sua entrega...
Uma nota, muito pessoal, para finalizar. Os bilhetes poderiam muito bem ter sido entregues a miúdos que não os de uma instituição de solidariedade social. Quantos miúdos (e graúdos) não têm dinheiro para irem ao ECC ver um jogo de futebol? Muitos, e não estão institucionalizados. Quando era adolescente fiz parte deste grupo de pouco endinheirados e fui muitas vezes ao futebol graças ao espírito solidário de um vizinho.