sábado, 24 de fevereiro de 2007

O senhor do neurónio estragado

Esta semana Pacheco, o "labrego", veio afirmar que o Boavista não era o Chelsea. Que jogava sempre para ganhar, e nunca metia um autocarro - como se diz na gíria futebolística - para defender um resultado, como o clube Inglês fez contra o Porto. Claro que obteve a resposta merecida. José Mourinho disse alto e em bom som, que não respondia a "gente" com um único neurónio e ainda por cima estragado.
Conheço os ilimites deste Pacheco há longos anos. Desde que pela 1ª vez treinou(?) uma equipa, no caso o Paços de Ferreira.
Depois disso ainda jogou no Setúbal, e treinou sem sucesso, diga-se, mais umas poucas, como por exemplo o União de Lamas.
Dizem-me que foi campeão nacional. Pois... com um "lindo" futebol e com uma direcção que aos poucos se vai sabendo do que era capaz de fazer.
Depois disso, Pacheco foi para Espanha, e nem dois meses lá esteve. Meteu-se com Eto, e foi corrido por indecente e má figura. Miguel Sousa Tavares (que nem de perto nem de longe eu simpatizo) já escreveu várias vezes sobre esta figura.
Na memória ficou-me frases como " É uma faca de dois legumes", e a descida de divisão pelo Guimarães. (Bendita, ressalve-se!)
O que me incomoda nesta personagem é o anti-futebol primário que pratica. Mal jogado, cheio de faltas, com violência até, e permanentes jogadas baixas. Quem não se lembra da célebre cafeína?
Esta indignação acabou por se tornar ainda mais notória, com a gesticulação permanente que faz do banco. O Pacheco salta, entra no campo, faz figura de palhaço, berra com os árbitros e toda a gente acha naturalíssimo, pelo facto, talvez, de o tratarem com alguma pena...
Hoje, depois das suas declarações(?) durante a semana referindo-se com mesquinhez e falta de ética para com um colega de profissão, fez rigorosamente o que acusou José Mourinho de praticar: Mau futebol, "trincalhada", anti-jogo, e violência.
Há que acabar com isto de uma vez, para que o futebol se torne numa paixão mais saudável. Para isso era bom que acontecesse uma greve geral à pessoa do neurónio estragado.


Nota: este post era para ser escrito ontem. No entanto, ainda dei o benefício da dúvida ao Pacheco. Hoje dissiparam-se as minhas dúvidas.
Mais tarde, a análise ao jogo e a pontuação aos jogadores, treinador e árbitro, por Nuno Costa.