terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

NOTAS E BALANÇOS

Decorridas as primeiras 4 jornadas da 2ª volta do Campeonato da Liga importa apontar, ainda que com brevidade, algumas notas respeitantes às recentes prestações da Briosa.
Desde logo ressalta à evidência que a Académica se apresenta bem mais consistente do que no início de época a que seguramente não serão alheias as seguintes circunstâncias:
- estabilização da equipa-tipo evidenciando-se a titularidade de KáKá, que se vem mostrando como o central de rendimento mais constante, e a adaptação conseguida de Paulo Sérgio ao lugar de defesa direito;
- as espectaculares exibições de Filipe Teixeira, sem dúvida o jogador mais categorizado da Briosa, que se assume como o verdadeiro artista no desenvolvimento do jogo ofensivo da equipa e é um regalo para a vista de quem aprecia o jogo;
- a prestação de Lino, em qualquer posição à esquerda, apresentando notórias melhorias nos aspectos defensivos;
- os reforços que são isso mesmo: reforços. Pittbul, a precisar de melhorar a sua condição física para se assumir como titular indiscutível e Joeano que,quando refeito da inoportuna lesão, será a maior referência na nossa frente de ataque.
Com a derrota caseira frente ao Boavista a AAC centrou-se naquela que será a sua principal preocupação: a manutenção.
Na minha opinião, a menos que se aproxime algum cataclismo, são 5 as equipas em perigo de descida:
o Aves(16º) com 11 pontos, o Beira Mar(15º) com 13 pontos, o Setúbal (14º) com 14 pontos, a Académica ( 13º) com 19 pontos e o Estrela ( 12º) com 21 pontos.
Comparativamente com o desempenho das 4 primeiras jornadas da 1ª volta constata-se que apenas o Beira-Mar não melhorou já que conquistou os mesmos 5 pontos. O Aves que tinha 2 pontos tem agora 3.O Setúbal que tinha 4 pontos tem agora 5. A Académica que tinha 3 pontos tem agora 6 e o Estrela que tinha 1 ponto tem agora 5.
Portanto, destes candidatos à descida ,a Académica é a equipa que mais pontos conquistou até ao momento nesta 2ª rodada. Antes tinha a sequência de E (1-1) D (1-2) E (1-1) E (2-2). Agora apresenta-se com D (0-1), V (0-1), V (1-2) e D (0-2) a traduzir alguma apetência para os jogos extra-muros e a evidenciar notáveis dificuldades nos jogos em Coimbra.
A Académica tem absoluta necessidade de amealhar o maior número de pontos nos desafios mais próximos até porque o calendário que se nos apresenta na parte final é terrível.Reparem no que nos espera. Recebemos, por esta ordem, Paços, Leiria, Porto, Braga e Sporting e visitamos Nacional, Aves, Estrela, Beira Mar, Marítimo e Benfica .
Na próxima jornada, a 20ª, o Aves recebe o Benfica ( 2º), o Setúbal vai a Paços (8º), o BMar recebe a Naval(10º), o Estrela recebe o Marítimo (6º) e a Académica vai ao Nacional ( 9º).
Se a lógica imperar Aves e Setúbal perdem. O Beira-Mar, em jogo de tudo ou nada, vai provavelmente ganhar e quanto ao Estrela prevejo que empate. E a Briosa? Creio bem que irá fazer um jogo muito parecido com o que realizou na Figueira e no Restelo, sem medo e à procura da vitória. Que além de possível é desejável.
PS - Paulo Bento colocou o seu lugar à disposição na sequência da eliminação do Sporting nos 1/4 de final da Taça de Portugal ao ser derrotado, em casa, pela Académica de Coimbra? Ou aguarda os resultados da próxima jornada do Campeonato?
ACADÉMICA,ACADÉMICA,ACADÉMICA,VAMOS AO GOLO MALTA!