sábado, 24 de fevereiro de 2007

Irregularidade

Tenho poucas palavras para descrever o turbilhão de ideias contrárias que me passaram hoje pela cabeça. Hoje, e ao contrário de ultimamente, não vou fazer a habitual análise à táctica da equipa ou às incidências do jogo.

A este post chamei irregularidade... Irregularidade exibicional de uma equipa que, tanto nos consegue fazer sonhar com outros vôos, como nos deixa perplexos com a apatia dos seus elementos. A irregularidade do esquema táctico da equipa. Manuel Machado vinha de 3 bons resultados, mudou a táctica e (coincidência ou não) perdeu.
Irregularidades que aconteceram ao longo de todo o jogo, com a equipa da arbitragem a assistir ao "espectáculo".
E é mesmo por aí que vou começar as pontuações...

O ÁRBITRO:
João Ferreira (?) - Uma coisa podemos afirmar: Teve critério a maior parte das vezes. Mas deixou passar sucessivamente pauladas e pancadas, típicas de qualquer equipa treinada por um homem com um neurónio (e ainda por cima estragado), que podem ter deixado mazelas quando estamos à porta de um jogo histórico.
Nem falo em lances capitais do jogo, como o golo e uma mão na área do Boavista que só não viu quem não quis. Mas aquele lance em que a bola é atrasada intencionalmente para o William desde o meio campo e o árbitro deixa passar é... ridículo.

Durante a maior parte do jogo, tivemos 10 jogadores em campo. Gyano, firme aposta de MM e que se encontra numa baixa de forma terrível, conseguiu a proeza de ser titular (??) e de aguentar 90m em campo. Milagre...

O TREINADOR:
Manuel Machado (1) - Se não falarmos do azar que tivemos durante o jogo, e do facto do senhor João Ferreira parecer gostar de "chocolatinhos", é o grande culpado da derrota de hoje. Gyano 90minutos em campo... Depois da boa entrada de Pitbull na equipa e do golo de Nestor na última jornada, era mais que previsível que o Húngaro ficasse no banco. Mas já é o 4º jogo consecutivo com este erro... Burro não é quem erra!! É quem não aprende com os erros.

Numa boa tarde de Sábado, o apoio do público até foi bom, com óbvio destaque para a Mancha Negra que conseguiu um bom apoio, mesmo tendo em conta o resultado negativo! Ai se os resultados dependessem da massa associativa...

OS JOGADORES:
Pedro Roma (3) - Sem culpas no golo, tem uma grande defesa logo no início do jogo. A segurança habitual.
Paulo Sérgio (1) - Desastroso. Teve um jogo verdadeiramente para esquecer. Os dois golos surgiram pela sua ala, na produção ofensiva atrapalhou mais do que ajudou. Falhou recepções de bola e passes. Mas não é caso para queimar um jogador que tem sido voluntarioso, e que tem estado a adaptar-se a um lugar que não conhecia. Espero que esta exibição tenha sido um oásis no deserto.
Kaka/Litos (3) - Algo intranquilos com a bola nos pés, não foi por causa deles que a Académica perdeu hoje.
Lino (3) - Rende muito mais quando joga com alguém nas costas, como aconteceu na segunda parte. As coisas hoje também não lhe saíram perfeitas, mas é um bom jogador.
Alexandre/Pavlovic (2) - Um deles devia ter ficado no banco. Com Brum a jogar, não é necessário ter 2 trincos com características tão defensivas e com tão pouca aptidão para jogar para a frente. Para melhorar...
Brum (2) - Ele estava a fazer um bom jogo! Arriscava a dizer que era mesmo dos menos maus da Académica. No entanto, está à vista de todos que ele não é o menino dos olhos de Manuel Machado. Acabou (injustamente) rendido, e o público reconheceu o seu esforço com uma merecida ovação.
Dame N'Doye (3) - Menos interventivo que o normal, pega no jogo com bastante à-vontade. Hoje esteve mais uma vez esforçado, "quase" que conseguiu expulsar o R.Silva mas o árbitro assim não entendeu. Era bom renovar com esta "pérola Africana".
Gyano (*) - As últimas duas crónicas dão a nota a este jogador.
Vitor Vinha (1) - A única coisa que acrescentou ao jogo foi a possibilidade de Lino subir para extremo.
Claúdio Pitbull (3) - Reclama um lugar no onze. Entrou muito bem no jogo, teve a oportunidade de fazer um grande golo, dinamizou muito bem o lado direito do ataque. Tem mais qualidade que a média.
Nestor (1) - Só não marcou o golo da vida dele porque o William desviou a bola com o olhar. Não teve muitas mais oportunidades para visar a baliza.

Embora a segunda parte não tenha sido tão mal jogada quanto a primeira, não houve ninguém na equipa da Briosa que sobressaísse. No entanto Filipe Teixeira não consegue jogar mal.

A FIGURA:
Filipe Teixeira (3) - Deve ter as pernas todas partidas. Foi a principal vítima dos buldozers Tiago e Kazmierczack. Passeia classe pelo campo e esteve muito muito perto de fazer o golo.

Qualquer pessoa viu qual o desfecho da partida, quando num espaço de 5 minutos, o Boavista conquista o 2º golo no 3º remate à baliza e Pitbull (já na segunda parte), envia um balázio à trave.

O MOMENTO DO JOGO:
43' quando Alexandre perde a bola no meio campo da Académica e Kazmierczack fez o 2º golo da partida. Se um golo só por milagre, dois então...

Concluindo... jogo vencido por uma equipa de sarrafeiros, que não joga um boi de bola. Concluiu-se de vez que a equipa da Académica é uma formação talhada para jogar em contra-ataque, situação que acontece maioritariamente em jogos fora de Coimbra. Por tudo isso, a Académica tem todas as hipóteses de eliminar o Sporting na quarta feira, basta apenas jogar o futebol que sabe, em contra-ataque. A pressão não está do nosso lado...