quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Exibição para recordar

Nem sempre quando são boas as "estórias", se devem preservar na memória. As más, as realmente más, são mais do que as outras, importantes lembrar, para que se evitem as suas repetições. Hoje a Académica surpreendeu tudo e todos, inclusive ela própria. A ordem de Manuel Machado de fazer entrar três centrais (depois de várias vezes ter visto que não resultava), ter um Lino que não consegue defender, um Paulo Sérgio adaptado e um Brum completamente amorfo - para não falar da nulidade Alvarez- deu numa primeira parte, talvez das piores desta época. Os corredores eram autênticas avenidas. O meio campo era do Sporting a 90%, e a Briosa limitava-se a sofrer golos, e a tentar atenuar outras investidas cheias de perigo. Nada funcionava. Havia uma quebra absoluta entra a defesa e o meio campo, assim como entre este e o ataque. Filipe Teixeira não podia criar e destruir ao mesmo tempo, e Dame está visto que não é jogador de alas.
Quando deu conta do disparate idealizado, Manuel Machado mexeu na equipa. Ao pôr Vinha em jogo, descansou as costas de Lino e deu-lhe mais liberdade. As arrancadas do lado direito dos Leões, acabaram. Alexandre veio compensar o meio campo, tapando as entradas dos médios criativos e até defensivos do Sporting.
Já a saída de Pitbull, não me pareceu correcta. Gyano veio mais uma vez provar, a sua inabilidade.
Quando a Académica entrou na 2ª parte, fê-lo a olhar o Sporting de frente. Sem nada a perder foi para cima deles. Uma bola ao post, e várias jogadas de perigo. Parecia que a "coisa" iria mudar, quando havia de aparecer o homem (?) do jogo. Depois de Tonel merecer ver o vermelho, depois de Gyano, isolado, ser agarrado, Jorge Sousa decide dar a estocada final na Académica. Ao expulsar Vinha, acabou sentenciando o encontro. A motivação foi por ali abaixo, o físico respondeu mal, e mesmo assim ainda se marcou um golo.
Espero sinceramente que esta direcção tenha uma reunião imediata com a Liga para de uma vez por todos ver impedido este pseudo-árbitro de apitar jogos onde a Académica jogue. Não é a primeira nem segunda vez, que nos sentimos traídos pela justiça.
Resumindo, muito mal os jogadores, treinador e árbitro, que com esta conjugação nos atirou para fora das meias finais. Se se aprender com os erros, talvez venhamos da Madeira com um sorriso estampado. A ver vamos...

Pedro Roma (3)- Sem culpa nos golos...
Paulo Sérgio (2)- Não é um defesa direito. A jogar como médio ala, não rende, nem pouco mais ou menos.
Danilo (2)- Não sentíamos saudades deste central. Mesmo depois de um amarelo, MM decidiu deixar em campo o mais lento dos três centrais...
Kaká (2)- Mais rápido, menos eficaz.
Litos (1)- Já contra o Boavista não tinha ficado bem na fotografia. Hoje voltou a falhar no jogo aéreo.
Lino (3)- Transforma-se um péssimo jogador para um belíssimo atleta quando joga na sua posição. Para quê insistir?
Brum (2)- Alguém que me explique o que se passa com este jogador. Birra? Má vontade? Displicência? Assim não. Não ajuda e só atrapalha. Aquele 1º golo tem a sua marca.
Filipe Teixeira (3)- Não pode criar e ao mesmo tempo destruir. Bem com a bola nos pés, mas desgastado fisicamente pela selvajaria leonina.
Dame (3)- Mais do que visto, não pode jogar nas alas. Quando flecte para o meio, é outro jogador.
Nestor (2)- Os Franceses diriam "rien de rien"
Pitbull (3)- Duas surpresas: a sua entrada de início, e a sua saída, quando era dos melhores. Problemas físicos?
Alexandre (3)- Melhorou e de que maneira aquele perdido meio campo.
Gyano (1)- Ainda pior que Nestor.
Vinha (2)- Entrou bem. Vitima de um ladrão.
Manuel Machado (1)- Quem muito inventa pouco acerta.
Jorge Sousa (0)- E o Xanito é que esteve preso...