quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Filipe Teixeira derrete gelo no Estádio Cidade de Coimbra

Brum, Dame N'Doye e Philipe N'Doye(foto inédita do Senegalês)

Foi com alguma expectativa que as cerca de 600 pessoas que estavam no Estádio Cidade de Coimbra esperavam pelas 20h30 para o início do jogo entre a Académica e o Dínamo de Bucareste.

O jogo começou triste e a entrega dos jogadores nem sempre foi a melhor. Jogava-se com pouca agressividade e eram poucos os jogadores que conseguiam emprestar alguma velocidade à partida. Não foi com grande admiração que o primeiro remate digno de registo fosse efectuado por volta dos 20' por Vitor Vinha.
Foi o acordar para a vida das duas formações. Passou-se a jogar mais ao primeiro toque e com mais objectividade na procura dos elementos mais avançados. Na primeira parte, Manuel Machado voltou ao esquema antigo de jogar apenas com 2 centrais. Perante a inoperância ofensiva por parte dos Romenos, não houve grandes sobressaltos para a baliza Academista com excepção de 2 livres directos que Douglas correspondeu com defesas atentas. A acabar a primeira parte, uma bonita jogada de contra-ataque entre Alexandre e Lino ofereceu de bandeja o golo ao ponta de lança Nestor, que conseguiu desfeitear o guarda-redes embora estivesse em alegado fora de jogo.

O resultado ao intervalo era justo. Nenhuma equipa tinha justificado a obtenção de um golo.

Na segunda parte, MM trocou toda a equipa com excepção do Senegalês N'doye e até aos 65m não houve nenhum lance digno de registo. Era um típico jogo de treino. Foi então que por volta dos 15m da segunda parte, o treinador da Académica decide lançar Filipe Teixeira. Não, o jogo não acelerou nem as oportunidades apareceram, no entanto, a posse de bola da equipa Academista era mais racional e o jogo ganhava o cérebro que nunca teve. Foi numa jogada individual do próprio Teixeira, que depois de fintar um jogador adversário, atirou forte e colocado derretendo um pouco do gelo que se fazia sentir num despido Estádio Cidade de Coimbra.
Até ao final do jogo, realce apenas a uma bola enviada a trave da baliza da Académica pela equipa do Dinamo e a uma escandalosa perdida de Gyano depois de um passe que rasgou toda a defensiva romena efectuado por....... Filipe Teixeira.

No final, apenas a sensação que o jogo valeu pelo golo. Se ao menos tivesse valido 3 pontos...


P.S. - Optei por não dar pontuações aos jogadores. Cada jogador apenas participou em 45m de um futebol mastigado e sem chama. Realço apenas as alas da Académica na primeira parte (dinamizadas por Lino e Miguel Pedro) e pela magia do Filipe Teixeira na segunda. Sílvio, Lira e Pavlovic (novidades na equipa da Briosa) estiveram apagados.