domingo, 28 de janeiro de 2007

Um

Um Ponto é o que nos separa do antepenúltimo lugar.Um golo foi o suficiente para perdermos o jogo. Um é a nota da equipa.

Com exibições destas não admira que o público queira fugir do futebol. Depois de um excelente resultado em Matosinhos e uma boa exibição frente ao Benfica, era grande a expectativa para ver como se portava a Briosa frente a um adversário directo.

O jogo começou com ambas as equipas a estudarem-se mutuamente. A Académica regressava ao trio de centrais com que habitualmente tem jogado e a dupla Varela/Amuneke eram presas fáceis para os nossos defesas. No plano mais ofensivo, ainda Filipe Teixeira (com o apoio de Lino na maioria das vezes) tentava criar desequilíbrios, mas revelou-se quase sempre inconsequente. O jogo atacante da Académica passava quase sempre por cruzamentos longos para a área ou em lances de bola parada onde o estreante guarda-redes do Setúbal ia demonstrando alguma insegurança. O jogo foi muito insípido até ao intervalo. Ambas as equipas pareciam acomodadas ao resultado!

Na segunda parte, o jogo ficou ainda mais atabalhoado por parte da equipa da Académica e a maioria da posse de bola da nossa Briosa era conquistada no próprio meio campo e num "meiinho" protagonizado pelos centrais e por Alexandre. Não havia qualquer tentativa de jogadas estruturadas e foi a partir dessa altura que o Setúbal começou a subir no terreno e a recuperar muitas bolas ainda no seu meio campo ofensivo. Avisou num livre que esbarrou no travessão da baliza de Roma e foi na ressaca a um canto que Binho fez o único golo da partida (posição duvidosa...)
A partir daí, Manuel Machado colocou a "carne toda no assador", fazendo entrar os atacantes Gelson&Nestor e ainda o extremo Sarmento. Das três substituições, ainda foi o jovem formado nas escolas da Académica o único com alguma capacidade de transportar o jogo para a frente, pelas alas e a tentar criar algum perigo. Nos 20 minutos finais a Académica usou e abusou do "chutão" para as imediações da defesa Setubalense que sempre foi respondendo com alguma tenacidade. A única oportunidade criada na segunda parte foi escandalosamente desperdiçada pelo ponta de lança Colombiano Nestor, que apenas com Mijatovic pela frente, tentou enfiar a bola dentro dos cinemas do Dolce Vita. Até ao final ficou a sensação que mais depressa o Setúbal ampliava o resultado que os nossos jogadores empatavam a partida!

Conclusão.. Foi mau... Muito mau!

Pedro Roma(3) - Sem culpas no golo, não teve necessidade de fazer muitas defesas. Se a bola não entrava, ia à barra da baliza!
Litos(2) - Esforçado. Mas com a bola nos pés é terrível! Ainda tentou fazer estragos num canto mas a bola passou ao lado.
Danilo(2) - Ainda assim, o melhor dos centrais. Foi o responsável por fazer a cobertura a Varela e tentou não facilitar. Tal como os seus colegas, não sabe sair a jogar.
Medeiros(1) - Fraco. Quando tinha um atacante Setubalense pela frente, deixava-se invariavelmente ultrapassar. E quando não era ultrapassado, fazia falta. Kaka ganhou adeptos hoje...
Lino(3) - Não foi por ele que a Académica jogou mal. Tentou quase sempre apoiar Teixeira nas jogadas ofensivas mas foi perdendo fulgor com o passar dos minutos. Ainda assim, não conseguiu ganhar a linha nenhuma vez.
Paulo Sérgio (2) - Tal como Alexandre dão músculo ao meio campo defensivo da Académica. No entanto, com a bola nos pés, foi sempre lento a entrega-la e saiu a perder no duelo com André Barreto.
Alexandre(1) - Para mim, o pior jogo que fez pela Académica. Muito trapalhão com a bola nos pés em zonas proibidas, perdeu invariavelmente os lances com o atacante que se deparava à sua frente.
Brum(1) - O que se passa com este jogador? Passa totalmente ao lado dos jogos, a defender é lento e parece que tem medo de ter a bola nos pés! Será que precisa que lhe renovem o contrato?
Miguel Pedro(2) - Não se pode dizer que não é esforçado! Mas hoje esteve muito desinspirado e passou por ele um dos motivos pelo qual a Académica teve uma produção ofensiva quase nula.
Filipe Teixeira(3) - O menos mau da equipa. Principalmente na primeira parte, tentou levar a formação de Coimbra para a frente mas os seus colegas pareciam não estar sintonizados na mesma frequência que o Filipe. Foi sempre muito castigado pelos adversários e, parece-me, tem uma produção muito maior quando tem Dame para o acompanhar!
Gyano(1) - Quem não sabe, a mais não é obrigado. Os centrais do Sado secaram-no completamente.
Nestor(-) - Zero. Teve uma oportunidade e tentou colocar a bola em órbita.
Gelson(-) - Este, nem oportunidades teve. Cláudio Pitbull não pode ser pior que isto!
Sarmento(2) - Entrou bem o miúdo que ainda efectuou 2 remates a baliza. Merece uma oportunidade de entrar no 11.

Manuel Machado(2) - A verdade é que o plantel não dá para muito mais. Nota-se a falta que Dame faz nesta equipa! Preferiu lançar Medeiros do que voltar ao sistema antigo de 2 centrais. Na verdade, não foi pela produção defensiva que a Académica falhou. Foi pela (falta de) produção ofensiva! Sílvio teria sido boa opção para esta partida caro MM!

Vasco Santos(2) - Também só nos mandam meninos! Quantos jogos apitou este senhor na 1ª divisão? 2? 3? Os jogadores do Setúbal abusaram das entradas por trás e cartões vermelhos... Nem vê-los! Perguntem ao Miguel Pedro e ao Filipe Teixeira. E depois: 4 minutos de desconto?? 4 minutos ficou o ponta de lança do Setúbal no chão!