quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Uma estratégia

Faz mais ou menos um ano, que na blogosfera se vieram a conhecer factos, certezas e suspeitas de uma direcção da Académica que está moribunda.
Centenas de post's foram escritos com factuais acusações a uma descaracterização imensa que a nossa Briosa sofreu desde que a direcção do Sr. Simões tomou conta da Académica.
Falo em blogosfera, mas para ser verdadeiro, outros Académicos, principalmente o Dr.Fernando Pompeu, Dr.Luís Santarino e EngºLucílio Carvalheiro, já o vinham fazendo em artigos de opinião na Comunicação Social.
Não é fácil fazer uma oposição a alguém que nunca dá a cara, que mente permanentemente, que promete inviabilidades como quem veste uma camisa, que se orgulha das mentiras proferidas, e ultimamente tem tido uma estratégia, que me cuido de não adjectivar, como tem sido a de culpar de todos os males a direcção liderada por Dr. Campos Coroa.
Repare-se que esta forma de "tapar o sol pela peneira" é recente, o que se compreende, visto as acusações fortíssimas que o MP fez nos últimos dias. Chamar-lhe-ia de fuga para a frente, se não tivesse consciência do mal que a Académica pode vir a sofrer.
Acho que a denominada oposição nunca teve uma estratégia clara. Dividiu-se até em alguns momentos. E a altura da união chegou. Não em nomes, não em lideres, mas em conjugação de esforços para que o Sr. Simões de uma vez por todas abandone o lugar que nunca devia ter ocupado. Aliás como o falecido Dr. João Moreno reconheceu nos últimos momentos de vida, é bom não esquecer.
E como pode a denominada "oposição" realizar esse desiderato?
Simples. Muitas "armas" tem sido dadas ao Sr. Simões. Armas que por vezes o "avisam" para se poder resguardar ou até mudar o rumo dos acontecimentos.
Não é nos blog's nem nas AG's que se pode fazer oposição. Porquê? Se nos blog's se pode desgastar a imagem de alguém, e isso nem era preciso fazer, pois a conduta de Simões tem encarregado de fazer esse trabalho de "sapa", já nas AG's é impossível enquanto quem as dirigir, não for isento e com condições de acompanhar a Académica dia a dia, de forma a poder avaliar em concreto o que se passa. Não basta ser uma figura de proa no microcosmos português, para se ser bom numa determinada função. E isso é o que tem vindo a suceder vezes de mais para o meu gosto na Académica.
A estratégia oposicionista deve passar, quanto a mim, por silenciar as formas e sobretudo as medidas a tomar, por Académicos de sempre. Sem dar armas ao "inimigo". Sem dar a entender o que se faz. Sem aparecer. Muitas vezes o silêncio incomoda, e é isso quanto a mim, que devemos fazer. Silêncio.
A luta está a começar. A luta vai continuar. A luta vai ser ganha. De certeza absoluta. Por vezes, ou por ingenuidade, ou até por vontade de mostrar "trabalho", damos trunfos aos inimigos (contra mim falo), e é isso que tem que acabar.
Dou um exemplo. A recente entrevista do Sr. Simões ao programa "prognósticos". Abram os olhos meus senhores. Não haverá lá nenhuma matéria em que se possa pegar?
Claro que há. Vamos trabalhar em silêncio. Vamos ganhar esta luta em prol da Académica, para que sejamos mais fortes, mais unidos e vencedores de uma batalha difícil, mas que será ganha para bem da Briosa.
O silêncio a que me refiro, não impedirá que se postem situações menos boas perpertradas pelo Sr. Simões contra a Académica. Jamais poderão impedir que se denuncie coisas menos boas. Não é isso que se trata.
Trata-se sim de não falar sobre os métodos nem as medidas a ser tomadas por um grupo que cada vez é maior, e que se identifica com a MAIORIA dos sócios da Académica.
Sempre por ti amada Briosa!!!