terça-feira, 19 de dezembro de 2006

“Sofremos para vencer… mas vencemos."

Rui Silva, treinador dos Juniores em directo, sobre o jogo Académica-3 Penafiel-2


"Jogo de nervos em que, depois de três derrotas inesperadas mas com adversários de grande valia, o mais importante era vencer. Nos primeiros minutos, fruto talvez da nossa ansiedade de ganhar, o Penafiel entrou melhor. Mas depois fizemos, na minha opinião, uma excelente primeira parte, com um futebol dinâmico, apoiado, variado, objectivo e eficaz, coisa que nos faltou noutros jogos. Eficaz porque criámos situações de finalização e fizemos dois golos, mas outros tantos ficaram por marcar, o que, a acontecer, nos teria dado um conforto grande para a segunda parte.

Assim, e apesar dos avisos ao intervalo de que o jogo não estava ganho, de que um golo adversário poderia fazer mudar o rumo dos acontecimentos, e de que deveríamos ir à procura do terceiro golo, quisemos descansar sobre o excelente trabalho da primeira parte. Quando assim é, e porque um jogo de futebol só acaba quando o árbitro apita, podemos ter alguns dissabores. E foi o que aconteceu, com o Penafiel a reduzir aos 60 minutos e a chegar ao empate a sete minutos do final. Valeu-nos que a máxima anterior ainda entrou a tempo na cabeça dos nossos miúdos, que foram novamente atrás da vitória, que alcançámos já nos descontos. Mas também já perdemos pontos e sofremos golos nos descontos, pelo que temos que saber que um jogo se joga até ao fim…

Pela grande segunda parte do adversário – equipa com excelentes jogadores - reconheço que o empate teria sido justo para o Penafiel, mas globalmente penso que mostramos ser superiores, pelo que a vitória nos assenta bem.

Apesar de não termos gostado da segunda parte, parabéns aos jogadores pela excelente primeira parte e, depois, por terem acreditado que a vitória ainda era possível, e tudo terem feito para isso. Parabéns pela entrega, pela raça e pelo querer, parabéns por terem mostrado que podemos contar com eles. E obrigado aos sócios e simpatizantes que, apesar dos maus resultados mais recentes, continuaram a acreditar em nós e nos foram apoiar.”